Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059
Resumo: Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
id UNICAMP-30_ec99bdbc32af3d626889d156ce894c45
oai_identifier_str oai::1246163
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagemReading and writing of narrative texts in a rural school : a teaching learning experienceEducação no campoSequência didáticaLeituraGêneros textuaisNarrativasInfânciaRural educationTeaching sequenceTextual genresReadingChildhoodNarrativesOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa - Linguagem e Arte em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas e ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA). O desenvolvimento da leitura e da escrita é um objetivo primordial nos diversos níveis de ensino formal. Diferentes estratégias pedagógicas têm sido planejadas com as configurações textuais para promover um processo de ensino e de aprendizagem da língua de forma dinâmica e contextualizada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o desenvolvimento de uma Sequência Didática favorece o uso da narrativa e a apropriação da sua estrutura textual por alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Família Agrícola, localizada no interior da Bahia. Foram definidos como fundamentos teóricos os princípios e concepções da Educação do Campo (ARROYO, 2006; CALDART, 2006, 2008; FERNANDES, 1999; FREIRE, 1987; MOLINA; ANTUNES-ROCHA, 2014); os estudos bakhtinianos acerca da natureza social da linguagem (BAKHTIN, 1997; 2009; GERALDI, 2004); e as discussões sobre o desenvolvimento de propostas didáticas para trabalho com textos em sala de aula (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2011; SILVA, 1984, 2003; TRAVAGLIA, 2007, 2018). O percurso metodológico foi desenvolvido com base em uma concepção de pesquisa dialógica, contextualizada historicamente e vinculada ao lócus de produção dos dados por meio da interação pesquisador, campo e participantes da pesquisa (FREIRE, 1981) e organizado nas seguintes fases: conhecimento do lócus de investigação; submissão do projeto para análise do Comitê de Ética em Pesquisa; coleta, transcrição e retextualização de narrativas de infância da comunidade camponesa pesquisada; planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática organizada por meio de unidades de leitura com textos narrativos; e, por fim, a análise e avaliação dos efeitos da estratégia de ensino no desempenho da produção textual dos 23 alunos participantes, no que se refere à estrutura textual e aos objetivos sociocomunicativos. A partir da apresentação das atividades de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula, assim como da análise das produções textuais de cada educando de forma comparativa, foram observados indícios de um processo de reflexão sobre o ato de escrever e do uso da narrativa, mediante a identificação de acréscimos e revisões no que se refere aos elementos estruturais do texto narrativo trabalhados durante a intervenção pedagógica. Por outro lado, afirma-se o potencial dos enunciados narrativos na manifestação e socialização de experiências que demarcam a historicidade e a cultura do campoAbstract: The following research is linked to the Line of Research "Language and Art in Education" of the Education Graduation Program at the State University of Campinas and to the Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA) Research Group. The development of reading and writing is a primary objective at different levels of formal education. Different pedagogical strategies have been planned with textual configurations to promote a dynamic and contextualized process of teaching and learning the language. This research aimed to analyze how the development of a Didactic Sequence favors the use of narrative and the appropriation of its textual structure by students of a 9th grade elementary school class at an Agricultural Family School, located in the countryside of Bahia. The principles and conceptions of Rural Education were defined as theoretical foundations (ARROYO, 2006; CALDART, 2006, 2008; FERNANDES, 1999; FREIRE, 1987; MOLINA; ANTUNES-ROCHA, 2014); Bakhtinian studies about the social nature of language (BAKHTIN, 1997; 2009; GERALDI, 2004); and discussions on the development of didactic proposals for working with texts in the classroom (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2011; SILVA, 1984, 2003; TRAVAGLIA, 2007, 2018). The methodological course was developed based on a dialogic research conception, historically contextualized and linked to the locus of the production of data through the interaction of researcher, field and research participants (FREIRE, 1981) and organized in the following phases: knowledge of the locus of investigation; project submission for analysis by the Research Ethics Committee; collection, transcription and retextualization of childhood narratives from the researched rural community; planning and development of a didactic sequence organized through reading units with narrative texts; and, finally, the analysis and evaluation of the effects of the teaching strategy on the performance of textual production of the 23 participating students, in terms of textual structure and socio-communicative objectives. From the presentation of reading and writing activities developed in the classroom, as well as the analysis of the textual productions of each student in a comparative way, evidence of a process of reflection on the act of writing and the use of narrative was observed, through the identification of additions and revisions regarding the structural elements of the narrative text worked during the pedagogical intervention. On the other hand, the potential of narrative statements in the manifestation and socialization of experiences that demarcate the historicity and culture of the field is affirmedDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES88882.434805/2019-01[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Amaral, Nair Ferreira Gurgel doNascimento, Priscila Brasileiro Silva doOmetto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoFerreira, Norma Sandra de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-20222022-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (266 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059XAVIER, Gabriela Barbosa Souza. Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo: uma experiência de ensino-aprendizagem. 2022. 1 recurso online (266 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246163Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-01T09:55:49Zoai::1246163Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-01T09:55:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem
Reading and writing of narrative texts in a rural school : a teaching learning experience
title Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem
spellingShingle Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem
Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
Educação no campo
Sequência didática
Leitura
Gêneros textuais
Narrativas
Infância
Rural education
Teaching sequence
Textual genres
Reading
Childhood
Narratives
title_short Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem
title_full Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem
title_fullStr Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem
title_sort Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem
author Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
author_facet Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Amaral, Nair Ferreira Gurgel do
Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação no campo
Sequência didática
Leitura
Gêneros textuais
Narrativas
Infância
Rural education
Teaching sequence
Textual genres
Reading
Childhood
Narratives
topic Educação no campo
Sequência didática
Leitura
Gêneros textuais
Narrativas
Infância
Rural education
Teaching sequence
Textual genres
Reading
Childhood
Narratives
description Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-03-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059
XAVIER, Gabriela Barbosa Souza. Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo: uma experiência de ensino-aprendizagem. 2022. 1 recurso online (266 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059
identifier_str_mv XAVIER, Gabriela Barbosa Souza. Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo: uma experiência de ensino-aprendizagem. 2022. 1 recurso online (266 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246163
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (266 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189183299780608