Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059 |
Resumo: | Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva |
id |
UNICAMP-30_ec99bdbc32af3d626889d156ce894c45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1246163 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagemReading and writing of narrative texts in a rural school : a teaching learning experienceEducação no campoSequência didáticaLeituraGêneros textuaisNarrativasInfânciaRural educationTeaching sequenceTextual genresReadingChildhoodNarrativesOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa - Linguagem e Arte em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas e ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA). O desenvolvimento da leitura e da escrita é um objetivo primordial nos diversos níveis de ensino formal. Diferentes estratégias pedagógicas têm sido planejadas com as configurações textuais para promover um processo de ensino e de aprendizagem da língua de forma dinâmica e contextualizada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o desenvolvimento de uma Sequência Didática favorece o uso da narrativa e a apropriação da sua estrutura textual por alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Família Agrícola, localizada no interior da Bahia. Foram definidos como fundamentos teóricos os princípios e concepções da Educação do Campo (ARROYO, 2006; CALDART, 2006, 2008; FERNANDES, 1999; FREIRE, 1987; MOLINA; ANTUNES-ROCHA, 2014); os estudos bakhtinianos acerca da natureza social da linguagem (BAKHTIN, 1997; 2009; GERALDI, 2004); e as discussões sobre o desenvolvimento de propostas didáticas para trabalho com textos em sala de aula (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2011; SILVA, 1984, 2003; TRAVAGLIA, 2007, 2018). O percurso metodológico foi desenvolvido com base em uma concepção de pesquisa dialógica, contextualizada historicamente e vinculada ao lócus de produção dos dados por meio da interação pesquisador, campo e participantes da pesquisa (FREIRE, 1981) e organizado nas seguintes fases: conhecimento do lócus de investigação; submissão do projeto para análise do Comitê de Ética em Pesquisa; coleta, transcrição e retextualização de narrativas de infância da comunidade camponesa pesquisada; planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática organizada por meio de unidades de leitura com textos narrativos; e, por fim, a análise e avaliação dos efeitos da estratégia de ensino no desempenho da produção textual dos 23 alunos participantes, no que se refere à estrutura textual e aos objetivos sociocomunicativos. A partir da apresentação das atividades de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula, assim como da análise das produções textuais de cada educando de forma comparativa, foram observados indícios de um processo de reflexão sobre o ato de escrever e do uso da narrativa, mediante a identificação de acréscimos e revisões no que se refere aos elementos estruturais do texto narrativo trabalhados durante a intervenção pedagógica. Por outro lado, afirma-se o potencial dos enunciados narrativos na manifestação e socialização de experiências que demarcam a historicidade e a cultura do campoAbstract: The following research is linked to the Line of Research "Language and Art in Education" of the Education Graduation Program at the State University of Campinas and to the Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA) Research Group. The development of reading and writing is a primary objective at different levels of formal education. Different pedagogical strategies have been planned with textual configurations to promote a dynamic and contextualized process of teaching and learning the language. This research aimed to analyze how the development of a Didactic Sequence favors the use of narrative and the appropriation of its textual structure by students of a 9th grade elementary school class at an Agricultural Family School, located in the countryside of Bahia. The principles and conceptions of Rural Education were defined as theoretical foundations (ARROYO, 2006; CALDART, 2006, 2008; FERNANDES, 1999; FREIRE, 1987; MOLINA; ANTUNES-ROCHA, 2014); Bakhtinian studies about the social nature of language (BAKHTIN, 1997; 2009; GERALDI, 2004); and discussions on the development of didactic proposals for working with texts in the classroom (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2011; SILVA, 1984, 2003; TRAVAGLIA, 2007, 2018). The methodological course was developed based on a dialogic research conception, historically contextualized and linked to the locus of the production of data through the interaction of researcher, field and research participants (FREIRE, 1981) and organized in the following phases: knowledge of the locus of investigation; project submission for analysis by the Research Ethics Committee; collection, transcription and retextualization of childhood narratives from the researched rural community; planning and development of a didactic sequence organized through reading units with narrative texts; and, finally, the analysis and evaluation of the effects of the teaching strategy on the performance of textual production of the 23 participating students, in terms of textual structure and socio-communicative objectives. From the presentation of reading and writing activities developed in the classroom, as well as the analysis of the textual productions of each student in a comparative way, evidence of a process of reflection on the act of writing and the use of narrative was observed, through the identification of additions and revisions regarding the structural elements of the narrative text worked during the pedagogical intervention. On the other hand, the potential of narrative statements in the manifestation and socialization of experiences that demarcate the historicity and culture of the field is affirmedDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES88882.434805/2019-01[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Amaral, Nair Ferreira Gurgel doNascimento, Priscila Brasileiro Silva doOmetto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoFerreira, Norma Sandra de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993-20222022-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (266 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059XAVIER, Gabriela Barbosa Souza. Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo: uma experiência de ensino-aprendizagem. 2022. 1 recurso online (266 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246163Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-01T09:55:49Zoai::1246163Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-01T09:55:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem Reading and writing of narrative texts in a rural school : a teaching learning experience |
title |
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993- Educação no campo Sequência didática Leitura Gêneros textuais Narrativas Infância Rural education Teaching sequence Textual genres Reading Childhood Narratives |
title_short |
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem |
title_full |
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo : uma experiência de ensino-aprendizagem |
author |
Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993- |
author_facet |
Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948- Amaral, Nair Ferreira Gurgel do Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ferreira, Norma Sandra de Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Gabriela Barbosa Souza, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação no campo Sequência didática Leitura Gêneros textuais Narrativas Infância Rural education Teaching sequence Textual genres Reading Childhood Narratives |
topic |
Educação no campo Sequência didática Leitura Gêneros textuais Narrativas Infância Rural education Teaching sequence Textual genres Reading Childhood Narratives |
description |
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-03-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059 XAVIER, Gabriela Barbosa Souza. Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo: uma experiência de ensino-aprendizagem. 2022. 1 recurso online (266 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Gabriela Barbosa Souza. Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo: uma experiência de ensino-aprendizagem. 2022. 1 recurso online (266 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5059. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246163 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (266 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189183299780608 |