Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990 |
Resumo: | Orientador: Marco Antonio Garcia de Carvalho |
id |
UNICAMP-30_f9a3a46c21563fbdf6169de2a76aa7dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1157402 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learningAn assentement of de use of the digital videos in Brazil : effects on student motivation in teaching and learningVídeo digitalMotivaçãoAprendizagemEstudantesTecnologia da informação e comunicaçãoDigital videoMotivationLearningStudentsInformation and communication technologyOrientador: Marco Antonio Garcia de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: Na maior parte das salas de aulas, os alunos anseiam por serem seduzidos e motivados pelos professores com relação à forma como o conhecimento possa ser transferido. Através de inovações ou incorporações de práticas didáticas mais eficientes e eficazes, considerando-se as tecnologias disponíveis, a relação ensino aprendizagem poderia ser beneficiada, o que tornaria o professor mais próximo de seus objetivos como educador e motivador de reflexões, bem como as aulas mais dinâmicas e produtivas. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar como a utilização de vídeos digitais na educação pode contribuir para a motivação, interesse e desenvolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem, bem como discutir o papel das tecnologias da informação e comunicação na educação. Investiga-se também as metodologias de uso de vídeos como instrumento educativo de um modo geral, além de analisar de que maneira a produção destes recursos pedagógicos contribui para a emancipação do aluno em busca do conhecimento nas disciplinas que cursa. Nesta pesquisa, apresentou-se o estado da arte acerca da utilização de vídeos na educação no Brasil, em que se percebeu que os vídeos digitais proporcionam aos alunos e professores brasileiros maiores oportunidades, no intuito de ajustar o processo de aprendizagem às necessidades individuais e sociais, impondo à escola o fornecimento de uma resposta adequada a esta inovação tecnológicaAbstract: In most classrooms, students yearn to be seduced and motivated by teachers about how knowledge can be transferred. Through innovations or incorporation of more efficient and effective teaching practices, considering the available technologies, the teaching-learning relationship could be benefited, which would make the teacher closer to his goals as an educator and motivator of reflections, as well as more dynamic and productive. Thus, this research aims to investigate how the use of digital videos in education can contribute to the motivation, interest and development of students and teachers in the teaching and learning process, as well as to discuss the role of information and communication technologies in education. It also investigates the methodologies of using videos as an educational tool in general, in addition to analyzing how the production of these pedagogical resources contributes to the emancipation of the student in search of knowledge in the subjects he is studying. In this research, the state of the art about the use of videos in education in Brazil was presented, in which it was realized that digital videos provide Brazilian students and teachers with greater opportunities, in order to adjust the learning process to individual and social needs, requiring the school to provide an adequate response to this technological innovatioMestradoSistemas de Informação e ComunicaçãoMestra em TecnologiaCAPES001[s.n.]Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-Carneiro, Everardo MagalhãesBorges, Marcos Augusto FranciscoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-20202020-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 73 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos. Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning . 2020. 1 recurso online ( 73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157402Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T09:12:30Zoai::1157402Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-18T09:12:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning An assentement of de use of the digital videos in Brazil : effects on student motivation in teaching and learning |
title |
Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning |
spellingShingle |
Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977- Vídeo digital Motivação Aprendizagem Estudantes Tecnologia da informação e comunicação Digital video Motivation Learning Students Information and communication technology |
title_short |
Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning |
title_full |
Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning |
title_fullStr |
Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning |
title_full_unstemmed |
Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning |
title_sort |
Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning |
author |
Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977- |
author_facet |
Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- Carneiro, Everardo Magalhães Borges, Marcos Augusto Francisco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Tecnologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vídeo digital Motivação Aprendizagem Estudantes Tecnologia da informação e comunicação Digital video Motivation Learning Students Information and communication technology |
topic |
Vídeo digital Motivação Aprendizagem Estudantes Tecnologia da informação e comunicação Digital video Motivation Learning Students Information and communication technology |
description |
Orientador: Marco Antonio Garcia de Carvalho |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-09-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990 SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos. Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning . 2020. 1 recurso online ( 73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos. Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning . 2020. 1 recurso online ( 73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157402 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 73 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189166983938048 |