Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brejo, Janayna Alves, 1975-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618000
Resumo: Orientador: Luis Enrique Aguilar
id UNICAMP-30_fa8a42d53a5c4d142eeeab9d2897c27a
oai_identifier_str oai::864986
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)Comparative study of national policies for early childhood teachers in Brazil and Argentina (1990-2010)Educação de criançasEducação e EstadoFormação de professoresFormação inicial do professorEducação - BrasilEducação - ArgentinaEarly childhood educationEducational policyTraining of teachersInitial training of teachersEducation - BrazilEducation - ArgentinaOrientador: Luis Enrique AguilarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese apresenta um Estudo Comparativo das Políticas Nacionais de Formação de Professores da Educação Infantil no Brasil e na Argentina, no período de 1990 a 2010. Considerando que a educação infantil vem sendo reconhecida como um nível de ensino de importância fundamental, não somente por sua responsabilidade em proporcionar o desenvolvimento integral da criança, mas também, por contribuir para o bom desempenho do aluno nas séries subsequentes, a formação dos professores dessa etapa educativa torna-se então, alvo de diversas políticas educacionais, uma vez que incide diretamente na qualidade do ensino. Tendo como objeto de estudo as políticas nacionais de formação inicial e continuada de professores para a educação infantil implementadas no Brasil e na Argentina, analisamos comparativamente o discurso oficial presente nestas políticas, na tentativa de compreender como foram elaboradas e aplicadas. Para isso, buscamos investigar os requisitos de titulação legal exigida para lecionar no nível inicial; as tipologias de instituições formadoras, sua estrutura e organização; o currículo para os cursos de formação; as iniciativas do poder público par melhorar a qualidade da educação; e as influências dos organismos internacionais quanto à fixação de parâmetros exigidos em avaliações de desempenho como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes coordenado pela OCDE. Dentro desse contexto, o estudo comparativo configurou-se como o principal procedimento metodológico que orientou a pesquisa, possibilitando assim, a realização de uma análise de cunho qualitativo e explicativo. O referencial teórico utilizado pautou-se nos estudos de autores como Aguilar (2000, 2002, 2005, 2009), Campos, M. (2006, 2010), Campos, R. (2009), Didonet (2006, 2010), Dávila e Naya (2010), Feldfeber (2006, 2009), Kramer (2006), Oliveira, D. (2006, 2009), Rosemberg (2010), entre outros, a fim de localizar e aprofundar as questões trazidas pelas políticas educacionais de formação de professores, indo além da simples construção de uma pesquisa descritiva. A partir da reconstrução dos cenários nacionais, da observação, da interpretação e da descrição longitudinal do sentido que adquiriu o discurso oficial na agenda dos governos brasileiro e argentino e suas políticas e leis, que tratam da formação dos professores para a primeira infância, foi possível identificar, por meio da análise simultânea, as proximidades, as semelhanças e as diferenças existentes entre os dois países pesquisados. Desse modo, os resultados deste trabalho demonstram que os caminhos trilhados por Brasil e Argentina na formulação e implementação de políticas de formação espelham trajetórias diferentes em termos de seus determinantes, bem como dos desdobramentos que elas geraram. Assim, vislumbramos que esta pesquisa se configure como um termômetro de discussão sobre o acesso à educação infantil, para que esta seja repensada e entendida como essencial sob o ponto de vista educacional, tanto pelo poder público como pela sociedade em geral, orientando e (re)orientando o rumo e curso de ações políticas que valorizem e se pautem na qualidade da formação dos professores desse nível de ensino.Abstract: This thesis presents a Comparative Study of National Policies for Early Childhood Teachers in Brazil and Argentina, from 1990 to 2010. Considering that early childhood education has been recognized as a very important educational stage, not only for its accountability on providing a complete development for a child, but also by improving student's performance at next steps, teacher formation in this educational stage has become a target for several educational policies, as it impacts directly on teaching quality. With national policies for initial and continuing teacher's formation on early childhood education as the study objective, we do a comparative analysis of government discourses about these policies in Brazil and Argentina, trying to understand how they were formulated and implemented. In this way, we have investigated the requirements to get a qualified teaching degree for the initial stage; typologies of teacher's formation institutions, their structure and organization; courses programs; government initiatives in order to improve education quality; and international bodies influence on establishing parameters required at performance evaluations such as Programme for International Student Assessment, managed by OECD. In this context, the comparative study has become the main methodological procedure to guide the research and, therefore, enable qualitative and explicative analysis. Theoretical references were based on studies made by Aguilar (2000, 2002, 2005, 2009), Campos, M. (2006, 2010), Campos, R. (2009), Didonet (2006, 2010), Dávila e Naya (2010), Feldfeber (2006, 2009), Kramer (2006), Oliveira, D. (2006, 2009), Rosemberg (2010), among others, in order to find and deepen some questions from teacher's formation policies, going further than just doing a simple descriptive research. Some techniques such as national scenarios review, observation, interpretation and a longitudinal description of the meaning given to public discourses on government plans, as well as policies and laws related to early childhood teacher's formation, were used to identify similarities and differences between Brazil and Argentina, through simultaneous analysis. Thus, the results of this study show that strategies taken by these two countries during planning and Execution phases of its teacher's formation policies were different, considering decision matters and its consequences. Therefore, we consider this research as a guidance for discussions about early childhood education admission, in order to recognize its great value on the whole educational process, not only by government but also all society, and manage official actions to ensure quality for teacher's formation at this educational stage.DoutoradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisDoutor em Educação[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Martins, Angela MariaAlves, Maria LeilaBorges, Zacarias PereiraJeffrey, Debora CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrejo, Janayna Alves, 1975-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf277 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618000BREJO, Janayna Alves. Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010). 2012. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618000. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/864986porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:39:37Zoai::864986Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:39:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)
Comparative study of national policies for early childhood teachers in Brazil and Argentina (1990-2010)
title Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)
spellingShingle Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)
Brejo, Janayna Alves, 1975-
Educação de crianças
Educação e Estado
Formação de professores
Formação inicial do professor
Educação - Brasil
Educação - Argentina
Early childhood education
Educational policy
Training of teachers
Initial training of teachers
Education - Brazil
Education - Argentina
title_short Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)
title_full Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)
title_fullStr Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)
title_full_unstemmed Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)
title_sort Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010)
author Brejo, Janayna Alves, 1975-
author_facet Brejo, Janayna Alves, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Martins, Angela Maria
Alves, Maria Leila
Borges, Zacarias Pereira
Jeffrey, Debora Cristina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brejo, Janayna Alves, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Educação e Estado
Formação de professores
Formação inicial do professor
Educação - Brasil
Educação - Argentina
Early childhood education
Educational policy
Training of teachers
Initial training of teachers
Education - Brazil
Education - Argentina
topic Educação de crianças
Educação e Estado
Formação de professores
Formação inicial do professor
Educação - Brasil
Educação - Argentina
Early childhood education
Educational policy
Training of teachers
Initial training of teachers
Education - Brazil
Education - Argentina
description Orientador: Luis Enrique Aguilar
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618000
BREJO, Janayna Alves. Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010). 2012. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618000. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618000
identifier_str_mv BREJO, Janayna Alves. Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010). 2012. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618000. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/864986
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
277 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189078747316224