Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1431 |
Resumo: | O presente texto pretende mostrar o potencial dos estudos de caso para revelar mudanças em contextos escolares e em concepções e práticas de professores que participaram do PROFORMAÇÃO - Programa de Formação de Professores em Exercício. A primeira parte do texto descreve brevemente o Programa de Formação que se destina a certificar professores leigos em exercício nas escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Na segunda parte são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados na realização de seis estudos de caso, que incluíram visitas às salas de aula dos cursistas, entrevistas, análises de memoriais e aplicação de testes de desempenho. A terceira parte do texto discute os principais resultados do estudo avaliativo: mudanças em concepções e práticas pedagógicas dos professores, melhoria em suas habilidades de escrita e em sua auto estima, valorização da cultura local e das experiências dos alunos e efeitos positivos nas políticas locais e nos contextos escolares. |
id |
RCAP_1ef47a926365eaaa852f42d8f2078bee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1431 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professoresEDUCAÇÃOPEDAGOGIAFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCATIONPEDAGOGYTEACHERS EDUCATIONO presente texto pretende mostrar o potencial dos estudos de caso para revelar mudanças em contextos escolares e em concepções e práticas de professores que participaram do PROFORMAÇÃO - Programa de Formação de Professores em Exercício. A primeira parte do texto descreve brevemente o Programa de Formação que se destina a certificar professores leigos em exercício nas escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Na segunda parte são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados na realização de seis estudos de caso, que incluíram visitas às salas de aula dos cursistas, entrevistas, análises de memoriais e aplicação de testes de desempenho. A terceira parte do texto discute os principais resultados do estudo avaliativo: mudanças em concepções e práticas pedagógicas dos professores, melhoria em suas habilidades de escrita e em sua auto estima, valorização da cultura local e das experiências dos alunos e efeitos positivos nas políticas locais e nos contextos escolares.Edições Universárias Lusófonas2011-11-04T17:07:11Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1431por1646-401XAndré, Marli Eliza Dalmazo Afonso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T01:33:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:18.160253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores |
title |
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores |
spellingShingle |
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de EDUCAÇÃO PEDAGOGIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCATION PEDAGOGY TEACHERS EDUCATION |
title_short |
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores |
title_full |
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores |
title_fullStr |
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores |
title_sort |
Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores |
author |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_facet |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCATION PEDAGOGY TEACHERS EDUCATION |
topic |
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCATION PEDAGOGY TEACHERS EDUCATION |
description |
O presente texto pretende mostrar o potencial dos estudos de caso para revelar mudanças em contextos escolares e em concepções e práticas de professores que participaram do PROFORMAÇÃO - Programa de Formação de Professores em Exercício. A primeira parte do texto descreve brevemente o Programa de Formação que se destina a certificar professores leigos em exercício nas escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Na segunda parte são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados na realização de seis estudos de caso, que incluíram visitas às salas de aula dos cursistas, entrevistas, análises de memoriais e aplicação de testes de desempenho. A terceira parte do texto discute os principais resultados do estudo avaliativo: mudanças em concepções e práticas pedagógicas dos professores, melhoria em suas habilidades de escrita e em sua auto estima, valorização da cultura local e das experiências dos alunos e efeitos positivos nas políticas locais e nos contextos escolares. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005 2011-11-04T17:07:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1431 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133625666502656 |