Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Alan Henrique de Melo, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460
Resumo: Orientador: Ana de Medeiros Arnt
id UNICAMP-30_fe1a376d3d68d21713016214911eed00
oai_identifier_str oai::1094633
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologiaSocial-environmental perceptions through the photographic image in the teaching of biologySequência didáticaEducação ambientalFotografiaNarrativasAmbiente escolarDidactic sequenceEnvironmental educationPhotographyNarrativesSchool environmentOrientador: Ana de Medeiros ArntDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Esse trabalho teve como objetivo elaborar uma Sequência Didática para o Ensino Médio, voltada à percepção de questões socioambientais, presentes na escola e seu entorno. Para tanto, foi levado em conta a necessidade de discussões sobre a Educação Ambiental, mais especificamente ao que tange às questões socioambientais. Como uma forma disparadora de sentidos, buscou-se certa apropriação no campo de estudo das Imagens, no que diz respeito à produção de Imagens Fotográficas e sua análise. Como dispositivo metodológico, realizou-se a construção de uma Sequência Didática, dividida em cinco atividades, sendo: Atividade 1 ¿ Pensar o ambiente: uma introdução; Atividade 2 ¿ Sentir o ambiente: a saída a campo; Atividade 3 ¿ Captar o ambiente por meio da lente fotográfica; Atividade 4 ¿ Problematizar as questões socioambientais; Atividade 5 ¿ Compartilhar os saberes da experiência. Buscou-se destacar nas atividades apresentadas, a relevância do trabalho com questões que permeiam a escola e seu entorno, e que, por vezes, são pouco exploradas no ensino de Biologia. A produção de imagens fotográficas, e um olhar através destas, poderá despertar o interesse dos educandos, levando-os à percepções outras, para além do conteúdo biológico, à exemplo de se enxergar enquanto parte do ambiente que ocupa, problematizando sua relação com este. O trabalho em grupo proposto nas atividades poderá ser propício à explicitação das subjetividades, criando certa intersubjetividade, ampliando as interações entre os membros do grupo, visando um entendimento mais profundo sobre as percepções socioambientais. Reverberar essa produção por meio de um painel narrativo-fotográfico na escola visa uma forma de aproximar a comunidade escolar para a reflexão sobre o temaAbstract: This work had the objective of elaborating a Didactic Sequence for High School, focused on the perception of socioenvironmental issues, present in the school and its surroundings. In order to do so, the need for discussions on Environmental Education was taken into account, more specifically regarding socio-environmental issues. As a triggering form of senses, a certain appropriation was sought in the field of study of Images, with respect to the production of Photographic Images and their analysis. As a methodological device, the construction of a Didactic Sequence was carried out, divided in five activities, being: Activity 1 - Thinking the environment: an introduction; Activity 2 - Feel the environment: the field output; Activity 3 - Capture the environment through the photographic lens; Activity 4 - Problem-solving socio-environmental issues; Activity 5 - Share the knowledge of the experience. It was sought to highlight in the activities presented the relevance of the work with questions that permeate the school and its surroundings, and that, sometimes, are little explored in the teaching of Biology. The production of photographic images, and a look through them, may arouse the students' interest, leading them to other perceptions, beyond the biological content, such as seeing themselves as part of the environment they occupy, problematizing their relationship with it. The group work proposed in the activities may be conducive to the explication of subjectivities, creating a certain intersubjectivity, broadening the interactions among the group members, aiming at a deeper understanding of the socio-environmental perceptions. Reverberating this production through a narrative-photographic panel at the school aims at a way of bringing the school community closer to reflection on the themeMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de Biologia[s.n.]Arnt, Ana de Medeiros, 1977-Koch, IngridSilva, Fernanda Keila Marinho daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMatos, Alan Henrique de Melo, 1990-20192019-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460MATOS, Alan Henrique de Melo. Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094633Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-07T11:09:42Zoai::1094633Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-07T11:09:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia
Social-environmental perceptions through the photographic image in the teaching of biology
title Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia
spellingShingle Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia
Matos, Alan Henrique de Melo, 1990-
Sequência didática
Educação ambiental
Fotografia
Narrativas
Ambiente escolar
Didactic sequence
Environmental education
Photography
Narratives
School environment
title_short Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia
title_full Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia
title_fullStr Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia
title_full_unstemmed Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia
title_sort Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia
author Matos, Alan Henrique de Melo, 1990-
author_facet Matos, Alan Henrique de Melo, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arnt, Ana de Medeiros, 1977-
Koch, Ingrid
Silva, Fernanda Keila Marinho da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Alan Henrique de Melo, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Educação ambiental
Fotografia
Narrativas
Ambiente escolar
Didactic sequence
Environmental education
Photography
Narratives
School environment
topic Sequência didática
Educação ambiental
Fotografia
Narrativas
Ambiente escolar
Didactic sequence
Environmental education
Photography
Narratives
School environment
description Orientador: Ana de Medeiros Arnt
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460
MATOS, Alan Henrique de Melo. Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460
identifier_str_mv MATOS, Alan Henrique de Melo. Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094633
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189151617056768