Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460 |
Resumo: | Orientador: Ana de Medeiros Arnt |
id |
UNICAMP-30_fe1a376d3d68d21713016214911eed00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1094633 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologiaSocial-environmental perceptions through the photographic image in the teaching of biologySequência didáticaEducação ambientalFotografiaNarrativasAmbiente escolarDidactic sequenceEnvironmental educationPhotographyNarrativesSchool environmentOrientador: Ana de Medeiros ArntDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Esse trabalho teve como objetivo elaborar uma Sequência Didática para o Ensino Médio, voltada à percepção de questões socioambientais, presentes na escola e seu entorno. Para tanto, foi levado em conta a necessidade de discussões sobre a Educação Ambiental, mais especificamente ao que tange às questões socioambientais. Como uma forma disparadora de sentidos, buscou-se certa apropriação no campo de estudo das Imagens, no que diz respeito à produção de Imagens Fotográficas e sua análise. Como dispositivo metodológico, realizou-se a construção de uma Sequência Didática, dividida em cinco atividades, sendo: Atividade 1 ¿ Pensar o ambiente: uma introdução; Atividade 2 ¿ Sentir o ambiente: a saída a campo; Atividade 3 ¿ Captar o ambiente por meio da lente fotográfica; Atividade 4 ¿ Problematizar as questões socioambientais; Atividade 5 ¿ Compartilhar os saberes da experiência. Buscou-se destacar nas atividades apresentadas, a relevância do trabalho com questões que permeiam a escola e seu entorno, e que, por vezes, são pouco exploradas no ensino de Biologia. A produção de imagens fotográficas, e um olhar através destas, poderá despertar o interesse dos educandos, levando-os à percepções outras, para além do conteúdo biológico, à exemplo de se enxergar enquanto parte do ambiente que ocupa, problematizando sua relação com este. O trabalho em grupo proposto nas atividades poderá ser propício à explicitação das subjetividades, criando certa intersubjetividade, ampliando as interações entre os membros do grupo, visando um entendimento mais profundo sobre as percepções socioambientais. Reverberar essa produção por meio de um painel narrativo-fotográfico na escola visa uma forma de aproximar a comunidade escolar para a reflexão sobre o temaAbstract: This work had the objective of elaborating a Didactic Sequence for High School, focused on the perception of socioenvironmental issues, present in the school and its surroundings. In order to do so, the need for discussions on Environmental Education was taken into account, more specifically regarding socio-environmental issues. As a triggering form of senses, a certain appropriation was sought in the field of study of Images, with respect to the production of Photographic Images and their analysis. As a methodological device, the construction of a Didactic Sequence was carried out, divided in five activities, being: Activity 1 - Thinking the environment: an introduction; Activity 2 - Feel the environment: the field output; Activity 3 - Capture the environment through the photographic lens; Activity 4 - Problem-solving socio-environmental issues; Activity 5 - Share the knowledge of the experience. It was sought to highlight in the activities presented the relevance of the work with questions that permeate the school and its surroundings, and that, sometimes, are little explored in the teaching of Biology. The production of photographic images, and a look through them, may arouse the students' interest, leading them to other perceptions, beyond the biological content, such as seeing themselves as part of the environment they occupy, problematizing their relationship with it. The group work proposed in the activities may be conducive to the explication of subjectivities, creating a certain intersubjectivity, broadening the interactions among the group members, aiming at a deeper understanding of the socio-environmental perceptions. Reverberating this production through a narrative-photographic panel at the school aims at a way of bringing the school community closer to reflection on the themeMestradoEnsino de BiologiaMestre em Ensino de Biologia[s.n.]Arnt, Ana de Medeiros, 1977-Koch, IngridSilva, Fernanda Keila Marinho daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMatos, Alan Henrique de Melo, 1990-20192019-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460MATOS, Alan Henrique de Melo. Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094633Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-07T11:09:42Zoai::1094633Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-07T11:09:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia Social-environmental perceptions through the photographic image in the teaching of biology |
title |
Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia |
spellingShingle |
Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia Matos, Alan Henrique de Melo, 1990- Sequência didática Educação ambiental Fotografia Narrativas Ambiente escolar Didactic sequence Environmental education Photography Narratives School environment |
title_short |
Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia |
title_full |
Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia |
title_fullStr |
Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia |
title_sort |
Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia |
author |
Matos, Alan Henrique de Melo, 1990- |
author_facet |
Matos, Alan Henrique de Melo, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arnt, Ana de Medeiros, 1977- Koch, Ingrid Silva, Fernanda Keila Marinho da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Alan Henrique de Melo, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Educação ambiental Fotografia Narrativas Ambiente escolar Didactic sequence Environmental education Photography Narratives School environment |
topic |
Sequência didática Educação ambiental Fotografia Narrativas Ambiente escolar Didactic sequence Environmental education Photography Narratives School environment |
description |
Orientador: Ana de Medeiros Arnt |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-07-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460 MATOS, Alan Henrique de Melo. Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460 |
identifier_str_mv |
MATOS, Alan Henrique de Melo. Percepções socioambientais através da imagem fotográfica no ensino de biologia. 2019. 1 recurso online (97 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637460. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094633 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189151617056768 |