Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamamoto, Priscila Akemi de Azevedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619965
Resumo: Orientadores: Ricardo Goldemberg, José Roberto Zan
id UNICAMP-30_ff269bf667ec6a8da1a6dcb52be1b336
oai_identifier_str oai::905161
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileiraHilton Jorge Valente's pedagogical procedures : piano teaching method for Brazilian popular musicPiano - Instrução e estudoMúsica popularEducação musicalPiano - Study and teachingPopular musicMusic educationOrientadores: Ricardo Goldemberg, José Roberto ZanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A atuação do professor Hilton Jorge "Gogô" Valente é destacada por sua participação ativa no processo de formalização do ensino de música popular no país. O presente trabalho compreende, então, a descrição e análise musicais do programa desenvolvido pelo professor ao longo de seus vinte anos docentes na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Para isso, foi realizado um estudo de sua trajetória de vida a fim de obter índices orientadores de seus procedimentos didáticos e escolhas estéticas. O estudo foi dimensionado a partir de duas perspectivas: a biográfica e a sócio-cultural. Assim, foi possível constatar que Gogô fez parte de uma geração marcada pelo aprendizado informal e que sistematizou seu conhecimento a partir dos métodos norte-americanos. No entanto, foi um dos poucos dessa geração que desenvolveu uma carreira docente na Universidade. É nesse trânsito entre os ambientes de produção de música popular e a Universidade que se processa a síntese do aprendizado informal e do ensino formal nos procedimentos didáticos de Gogô. Por um lado, o professor reproduz em sala de aula elementos do ensino formal, como a padronização e sistematização dos conteúdos presentes nos métodos norte-americanos. Por outro lado, há uma constante inserção de elementos da aprendizagem informal em sua metodologia, como a abordagem individual dos alunos e a promoção do conceito professor-facilitador. Verifica-se, pois, um processo de construção e desconstrução em suas aulas, subjugando os aspectos formais e padronizadores à informalidade. Dessa maneira, é possível identificar a trajetória percorrida por Gogô em suas aulas: da prática e da vivência musical ao estudo dirigido; da atuação profissional à formação acadêmica; do aprendizado informal ao ensino sistematizadoAbstract: It is under the context of formalization of popular music in higher education, that Hilton Jorge "Gogô" is featured for actively participating in this process of formalization. The present work comprises, therefore, the description and musical analysis of Gogô?s pedagogical procedures, developed during his twenty-year tenure as a professor of popular piano at UNICAMP. A study of his life trajectory was also realized in order to understand the base reference of his pedagogical procedures and aesthetic choices. This study has been designed from the stand point of two perspectives: the biographic and the socio-cultural. It was then possible to find that Gogô was part of a generation characterized by an informal process of learning which systematized its knowledge according to North-American methods. He was, however, one of the few in his generation to develop an academic career at the University. It is in this transit between the environments of popular music production and the University that the synthesis of the informal and formal learning processes found in Gogô?s pedagogical procedures is processed. On one hand, the professor reproduces in the class room elements of formal learning present in the North-American methods, such as the standardization and systematization of contents. On the other hand, there is a constant insertion of elements of informal learning in his methodology, such as the individual approach to each student and the promotion of the concept of the professor-facilitator. Therefore, it is possible to verify a process of construction and deconstruction in his classes, submitting the formal and standard aspects of the teaching to the informality, and indentify the trajectory followed by Gogô in his classes: from the practice and musical experiences to the directed study; from the professional practice to the academic training; from the informal learning to the systematized teachingMestradoFundamentos TeóricosMestra em Música[s.n.]Goldemberg, Ricardo, 1956-Zan, José Roberto, 1948-Santos, Antônio Rafael Carvalho dosGrossi, Cristina de SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHamamoto, Priscila Akemi de Azevedo2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619965HAMAMOTO, Priscila Akemi de Azevedo. Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente: o ensino de piano no campo da música popular brasileira. 2012. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619965. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905161porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:56:26Zoai::905161Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:56:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileira
Hilton Jorge Valente's pedagogical procedures : piano teaching method for Brazilian popular music
title Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileira
spellingShingle Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileira
Hamamoto, Priscila Akemi de Azevedo
Piano - Instrução e estudo
Música popular
Educação musical
Piano - Study and teaching
Popular music
Music education
title_short Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileira
title_full Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileira
title_fullStr Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileira
title_full_unstemmed Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileira
title_sort Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente : o ensino de piano no campo da música popular brasileira
author Hamamoto, Priscila Akemi de Azevedo
author_facet Hamamoto, Priscila Akemi de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldemberg, Ricardo, 1956-
Zan, José Roberto, 1948-
Santos, Antônio Rafael Carvalho dos
Grossi, Cristina de Souza
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamamoto, Priscila Akemi de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Piano - Instrução e estudo
Música popular
Educação musical
Piano - Study and teaching
Popular music
Music education
topic Piano - Instrução e estudo
Música popular
Educação musical
Piano - Study and teaching
Popular music
Music education
description Orientadores: Ricardo Goldemberg, José Roberto Zan
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619965
HAMAMOTO, Priscila Akemi de Azevedo. Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente: o ensino de piano no campo da música popular brasileira. 2012. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619965. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619965
identifier_str_mv HAMAMOTO, Priscila Akemi de Azevedo. Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente: o ensino de piano no campo da música popular brasileira. 2012. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619965. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
201 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189095548649472