Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rua (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653500 |
Resumo: | A experiência do deslocamento (espacial e cultural) em sua relação com a fotografia é o tema deste ensaio. O papel que a fotografia desempenha na relação entre o viajante e o lugar visitado é compreendida como mediação e como potência narrativa. Para explorar esses dois papéis, foram escolhidos dois arquétipos de viajantes fotógrafos: o correspondente de guerra e o turista. No papel de mediadora, a fotografia pode funcionar como escudo que mantém a experiência fora dos indivíduos com o sentido de proteção e distanciamento, como no caso do efeito de choque das fotografias do fotojornalista Raymond Depardon. Pode também manter a experiência fora da subjetividade no arranjo de práticas de turismo roteirizadas em escala industrial, como explorado parodicamente no ensaio Small World do fotógrafo Martin Parr. Como potência narrativa, é ressaltado o papel da fotografia de viagem nas delineações memorialísticas, em registros verbo-visuais, por práticas de compartilhamento de fotografias em âmbito pessoal e familiar e na internet e, ainda, na composição de biografias imaginárias de viajantes anônimos, por meio de jogos indiciários, no trabalho L’Hôtel, da artista Sophie Calle. |
id |
UNICAMP-31_e16915f75607c4fa8abe88e492024984 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653500 |
network_acronym_str |
UNICAMP-31 |
network_name_str |
Rua (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memóriaMemória. Experiência. Espaço. Imagem. Narrativa.A experiência do deslocamento (espacial e cultural) em sua relação com a fotografia é o tema deste ensaio. O papel que a fotografia desempenha na relação entre o viajante e o lugar visitado é compreendida como mediação e como potência narrativa. Para explorar esses dois papéis, foram escolhidos dois arquétipos de viajantes fotógrafos: o correspondente de guerra e o turista. No papel de mediadora, a fotografia pode funcionar como escudo que mantém a experiência fora dos indivíduos com o sentido de proteção e distanciamento, como no caso do efeito de choque das fotografias do fotojornalista Raymond Depardon. Pode também manter a experiência fora da subjetividade no arranjo de práticas de turismo roteirizadas em escala industrial, como explorado parodicamente no ensaio Small World do fotógrafo Martin Parr. Como potência narrativa, é ressaltado o papel da fotografia de viagem nas delineações memorialísticas, em registros verbo-visuais, por práticas de compartilhamento de fotografias em âmbito pessoal e familiar e na internet e, ainda, na composição de biografias imaginárias de viajantes anônimos, por meio de jogos indiciários, no trabalho L’Hôtel, da artista Sophie Calle.Universidade Estadual de Campinas2018-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/865350010.20396/rua.v24i2.8653500RUA; Vol. 24 No. 2 (2018): nov.RUA; v. 24 n. 2 (2018): nov.2179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653500/18555Copyright (c) 2018 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalma, Daniela2019-01-17T10:28:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653500Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2019-01-17T10:28:43Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória |
title |
Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória |
spellingShingle |
Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória Palma, Daniela Memória. Experiência. Espaço. Imagem. Narrativa. |
title_short |
Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória |
title_full |
Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória |
title_fullStr |
Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória |
title_full_unstemmed |
Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória |
title_sort |
Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória |
author |
Palma, Daniela |
author_facet |
Palma, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palma, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória. Experiência. Espaço. Imagem. Narrativa. |
topic |
Memória. Experiência. Espaço. Imagem. Narrativa. |
description |
A experiência do deslocamento (espacial e cultural) em sua relação com a fotografia é o tema deste ensaio. O papel que a fotografia desempenha na relação entre o viajante e o lugar visitado é compreendida como mediação e como potência narrativa. Para explorar esses dois papéis, foram escolhidos dois arquétipos de viajantes fotógrafos: o correspondente de guerra e o turista. No papel de mediadora, a fotografia pode funcionar como escudo que mantém a experiência fora dos indivíduos com o sentido de proteção e distanciamento, como no caso do efeito de choque das fotografias do fotojornalista Raymond Depardon. Pode também manter a experiência fora da subjetividade no arranjo de práticas de turismo roteirizadas em escala industrial, como explorado parodicamente no ensaio Small World do fotógrafo Martin Parr. Como potência narrativa, é ressaltado o papel da fotografia de viagem nas delineações memorialísticas, em registros verbo-visuais, por práticas de compartilhamento de fotografias em âmbito pessoal e familiar e na internet e, ainda, na composição de biografias imaginárias de viajantes anônimos, por meio de jogos indiciários, no trabalho L’Hôtel, da artista Sophie Calle. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653500 10.20396/rua.v24i2.8653500 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653500 |
identifier_str_mv |
10.20396/rua.v24i2.8653500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653500/18555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 RUA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 RUA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RUA; Vol. 24 No. 2 (2018): nov. RUA; v. 24 n. 2 (2018): nov. 2179-9911 1413-2109 reponame:Rua (Campinas. Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Rua (Campinas. Online) |
collection |
Rua (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
repository.mail.fl_str_mv |
publabe@unicamp.br |
_version_ |
1799308038471942144 |