Education maker: much more than paper and glue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gavassa, Regina Célia Fortuna Broti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14851
Resumo: Enthusiasts in transforming the educational scene are currently glimpse the possibility of "Maker Education" enabling experiences and apprenticeship of student's interest favoring protagonism. Learning by making have always been present in education, however understanding how Maker Education configures and how this relation between the Maker Movement and education in a modern digital context is essential in the induction of a Maker Education that does not involve building things with your own hand using material such as paper and glue, but made of people and their attitudes, their social and contextual experiences in communities. Confira a participação da autora em live no YouTube, por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ
id UNICAMP-33_d92ee208dacd63fbe3c3216c2027f8e2
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14851
network_acronym_str UNICAMP-33
network_name_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository_id_str
spelling Education maker: much more than paper and glueEducação maker: muito mais que papel e colaAtitude makerExperiênciaCompartilhamentoConstrucionismoEducação makerMaker attitudeExperienceSharingConstructionismMaker educationEnthusiasts in transforming the educational scene are currently glimpse the possibility of "Maker Education" enabling experiences and apprenticeship of student's interest favoring protagonism. Learning by making have always been present in education, however understanding how Maker Education configures and how this relation between the Maker Movement and education in a modern digital context is essential in the induction of a Maker Education that does not involve building things with your own hand using material such as paper and glue, but made of people and their attitudes, their social and contextual experiences in communities. Confira a participação da autora em live no YouTube, por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQEntusiastas em transformar a paisagem educacional e as aprendizagens atualmente vislumbram na Educação Maker a possibilidade de experiências e aprendizagens de interesse dos estudantes favorecendo o protagonismo.  O aprender fazendo sempre esteve presente na educação, mas, entender como se configura o fazer maker e como se deu essa relação entre o Movimento Maker e a educação em um contexto digital contemporâneo se faz essencial para a implantação de uma Educação Maker que não se trata de construir coisas com as próprias mãos usando materiais como papel e cola e sim de pessoas e suas atitudes, suas experiências contextuais e sociais em comunidades.   Confira a participação da autora em live no YouTube, por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQUniversidade Estadual de Campinas2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresArtigo avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1485110.20396/tsc.v7i2.14851Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 33 - 48Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 33 - 48Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 33 - 48Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 33 - 482318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14851/9883Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2020 Regina Célia Fortuna Broti Gavassahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGavassa, Regina Célia Fortuna Broti2021-04-07T19:55:21Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14851Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2021-04-07T19:55:21Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Education maker: much more than paper and glue
Educação maker: muito mais que papel e cola
title Education maker: much more than paper and glue
spellingShingle Education maker: much more than paper and glue
Gavassa, Regina Célia Fortuna Broti
Atitude maker
Experiência
Compartilhamento
Construcionismo
Educação maker
Maker attitude
Experience
Sharing
Constructionism
Maker education
title_short Education maker: much more than paper and glue
title_full Education maker: much more than paper and glue
title_fullStr Education maker: much more than paper and glue
title_full_unstemmed Education maker: much more than paper and glue
title_sort Education maker: much more than paper and glue
author Gavassa, Regina Célia Fortuna Broti
author_facet Gavassa, Regina Célia Fortuna Broti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gavassa, Regina Célia Fortuna Broti
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude maker
Experiência
Compartilhamento
Construcionismo
Educação maker
Maker attitude
Experience
Sharing
Constructionism
Maker education
topic Atitude maker
Experiência
Compartilhamento
Construcionismo
Educação maker
Maker attitude
Experience
Sharing
Constructionism
Maker education
description Enthusiasts in transforming the educational scene are currently glimpse the possibility of "Maker Education" enabling experiences and apprenticeship of student's interest favoring protagonism. Learning by making have always been present in education, however understanding how Maker Education configures and how this relation between the Maker Movement and education in a modern digital context is essential in the induction of a Maker Education that does not involve building things with your own hand using material such as paper and glue, but made of people and their attitudes, their social and contextual experiences in communities. Confira a participação da autora em live no YouTube, por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Artigo avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14851
10.20396/tsc.v7i2.14851
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14851
identifier_str_mv 10.20396/tsc.v7i2.14851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14851/9883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Regina Célia Fortuna Broti Gavassa
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Regina Célia Fortuna Broti Gavassa
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 33 - 48
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 33 - 48
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 33 - 48
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 33 - 48
2318-8839
reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
collection Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv tscnied@unicamp.br
_version_ 1801207166989762560