Na travessia da profissão docente – aproximações e limites do ofício docente em Minas Gerais (1960 – 1970)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645761 |
Resumo: | A profissão docente comporta diversos tipos de relações e sentidos. Povoada de muitas relações, chama a atenção dos historiadores pelos seus diversos aspectos – social, político, cultural e religioso. Profissão e vocação ressoam diferentemente, embora se entrecruzem. O magistério é um fenômeno social, historicamente situado num quadro de relações mais amplas. Os diversos temas sobre o magistério demarcam projetos políticos em disputa. Traçam um desenho para as ações e se relacionam com outros discursos e outros atores, particularmente, o Estado. Este artigo destaca questões sobre a história da profissão docente em Minas Gerais, onde, na década de 1960, o atraso no pagamento das professoras públicas gerou uma movimentação da categoria. Aqui é considerada a experiência de uma professora, cujo depoimento aponta uma dessas visões diferentes da docência. |
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Na travessia da profissão docente – aproximações e limites do ofício docente em Minas Gerais (1960 – 1970)Profissão docente. História da educação. Salário.A profissão docente comporta diversos tipos de relações e sentidos. Povoada de muitas relações, chama a atenção dos historiadores pelos seus diversos aspectos – social, político, cultural e religioso. Profissão e vocação ressoam diferentemente, embora se entrecruzem. O magistério é um fenômeno social, historicamente situado num quadro de relações mais amplas. Os diversos temas sobre o magistério demarcam projetos políticos em disputa. Traçam um desenho para as ações e se relacionam com outros discursos e outros atores, particularmente, o Estado. Este artigo destaca questões sobre a história da profissão docente em Minas Gerais, onde, na década de 1960, o atraso no pagamento das professoras públicas gerou uma movimentação da categoria. Aqui é considerada a experiência de uma professora, cujo depoimento aponta uma dessas visões diferentes da docência.Universidade Estadual de Campinas2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa analíticaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864576110.20396/resgate.v21i25/26.8645761Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 No. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 123-131Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 21 Núm. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 123-131Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 21 n. 1 (2013): jan./dez. [25/26]: Dossiê História Oral; 123-1312178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645761/pdfCopyright (c) 2016 Mauro Passosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Mauro2017-09-21T08:35:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645761Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-21T08:35:46Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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