Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Raquel Lazzari Leite
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Boldarine, Rosaria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717
Resumo: Textos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola.
id UNICAMP-6_f5563977e89f60e61a670513a6fb2685
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645717
network_acronym_str UNICAMP-6
network_name_str Resgate (Online)
repository_id_str
spelling Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticosLivros didáticos. Mídias. Leitura. Escola.Textos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola.Universidade Estadual de Campinas2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864571710.20396/resgate.v19i22.8645717Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 No. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 Núm. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 19 n. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-512178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717/13017Copyright (c) 2016 Raquel Lazzari Leite Barbosa, Rosaria de Fátima Boldarineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Raquel Lazzari LeiteBoldarine, Rosaria de Fátima2017-09-19T13:01:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645717Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-19T13:01:46Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
title Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
spellingShingle Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
Barbosa, Raquel Lazzari Leite
Livros didáticos. Mídias. Leitura. Escola.
title_short Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
title_full Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
title_fullStr Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
title_full_unstemmed Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
title_sort Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
author Barbosa, Raquel Lazzari Leite
author_facet Barbosa, Raquel Lazzari Leite
Boldarine, Rosaria de Fátima
author_role author
author2 Boldarine, Rosaria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite
Boldarine, Rosaria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos. Mídias. Leitura. Escola.
topic Livros didáticos. Mídias. Leitura. Escola.
description Textos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717
10.20396/resgate.v19i22.8645717
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717
identifier_str_mv 10.20396/resgate.v19i22.8645717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717/13017
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Raquel Lazzari Leite Barbosa, Rosaria de Fátima Boldarine
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Raquel Lazzari Leite Barbosa, Rosaria de Fátima Boldarine
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 No. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 Núm. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 19 n. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51
2178-3284
reponame:Resgate (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Resgate (Online)
collection Resgate (Online)
repository.name.fl_str_mv Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||resgate@unicamp.br
_version_ 1800216870067896320