Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717 |
Resumo: | Textos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola. |
id |
UNICAMP-6_f5563977e89f60e61a670513a6fb2685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645717 |
network_acronym_str |
UNICAMP-6 |
network_name_str |
Resgate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticosLivros didáticos. Mídias. Leitura. Escola.Textos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola.Universidade Estadual de Campinas2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864571710.20396/resgate.v19i22.8645717Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 No. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 Núm. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 19 n. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-512178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717/13017Copyright (c) 2016 Raquel Lazzari Leite Barbosa, Rosaria de Fátima Boldarineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Raquel Lazzari LeiteBoldarine, Rosaria de Fátima2017-09-19T13:01:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645717Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-19T13:01:46Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
title |
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
spellingShingle |
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos Barbosa, Raquel Lazzari Leite Livros didáticos. Mídias. Leitura. Escola. |
title_short |
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
title_full |
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
title_fullStr |
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
title_sort |
Livros didáticos de Língua Portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
author |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite |
author_facet |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite Boldarine, Rosaria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Boldarine, Rosaria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite Boldarine, Rosaria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos. Mídias. Leitura. Escola. |
topic |
Livros didáticos. Mídias. Leitura. Escola. |
description |
Textos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717 10.20396/resgate.v19i22.8645717 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717 |
identifier_str_mv |
10.20396/resgate.v19i22.8645717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645717/13017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Raquel Lazzari Leite Barbosa, Rosaria de Fátima Boldarine info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Raquel Lazzari Leite Barbosa, Rosaria de Fátima Boldarine |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 No. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 Núm. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 19 n. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 44-51 2178-3284 reponame:Resgate (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Resgate (Online) |
collection |
Resgate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||resgate@unicamp.br |
_version_ |
1800216870067896320 |