SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, David Gadelha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: OLIVEIRA, Hudson do Vale de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3796
Resumo: O setor pedagógico, em uma instituição de ensino, possui papel bastante significativo, configurando-se como um aspecto essencial para a garantia do êxito e da permanência dos alunos. Tais elementos (êxito e permanência) são possíveis especialmente pela realização de uma adequada intervenção pedagógica que denote, aos alunos, uma preocupação da instituição com eles. Nesse sentido, surgiu o seguinte questionamento: as escolas estaduais da capital do Estado de Roraima, Boa Vista, possuem supervisor/gestor pedagógico? Assim, para responder a esse questionamento, buscou-se desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo geral “analisar a supervisão pedagógica na atuação da prática docente em escolas estaduais de Boa Vista-RR”. A pesquisa é considerada descritiva, de campo, aplicada e de natureza qualitativa e quantitativa. Foram elaboradas entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas e fechadas, para aplicar aos docentes das escolas estaduais. Perguntas como: “Para você, quanto à relação da supervisão pedagógica e do docente, qual é a intrínseca função deste profissional?” foram realizadas. Ao todo foram realizadas entrevistas em cinco escolas estaduais, considerando, neste caso, as escolas estaduais mais próximas ao Campus Boa Vista Zona Oeste. Os dados coletados forneceram um panorama acerca da atuação do pedagogo ou supervisor pedagógico nas escolas estaduais participantes do estudo. Foi possível, especificamente, a) identificar se as escolas estaduais, participantes da pesquisa, possuem supervisor pedagógico; b) nos casos em que há supervisor pedagógico, analisar como se dá a atuação deste frente às demandas apresentadas pelos docentes; e c) identificar e analisar o que os docentes esperam da atuação do supervisor pedagógico.
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