ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESTUDO NO CURSO DE DIREITO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6671 |
Resumo: | Abundam na mídia informações sobre o péssimo desempenho brasileiro nos testes internacionais de leitura. Também não faltam comentários sobre a proliferação de cursos de Direito com baixa qualidade. Nesta conjuntura, ressalta a questão da leitura, sempre muito preocupante. Os alunos pouco ou nada lêem e que, quando o fazem, restringem-se a um baixo nível de compreensão. Assim, o problema é o do resgate da leitura nos bancos universitários, a partir da vivência coletiva e da cosmovisão artística e interdisciplinar, posto que a leitura dialoga com diversas outras áreas do conhecimento. Para tanto, este projeto, posto em prática na disciplina de Comunicação e Investigação Científica, tem por escopo explorar questões relacionadas à leitura aliando-a à expressão oral, visando expansão e aprimoramento do conhecimento acadêmico. Os métodos utilizados são os mais comuns em pesquisa jurídica: o indutivo, o dialético e o sistêmico. Tal opção se deve à coleta dos dados resultante do teste de nivelamento aplicado pela instituição e na disciplina, Comunicação e Investigação Científica, ministrada aos acadêmicos do 1º ano de Direito. A parrtir da constatação dos problemas, partiu-se para a tentativa de saneamento com solicitações de leituras interessantes, produções escritas, proposição de pesquisas, debates e dramatizações, acompanhadas de aulas de teatro em período contrário. Um dos focos da disciplina é a formação mais completa do acadêmico,a formação em humanidades. Pretende-se dinamizar o processo de leitura com a conseqüente transformação do aluno em cidadão, em falante e em leitor da sua própria língua e da ciência jurídica. |
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