PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANCIAN, Queli Ghilardi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MARQUES, Renan, MALACARNE, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3303
Resumo: A Educação Física escolar possui a importante missão de colaborar com o desenvolvimento cognitivo da criança, proporcionando atividades psicomotoras que estimulem o aparecimento e aperfeiçoamento das habilidades e das capacidades motoras que irão influenciam de forma positiva na capacidade de aprendizagem dos diversos conteúdo da própria Educação Física e das demais disciplinas. A psicomotricidade por sua vez, é um dos instrumentos utilizados pela educação física no desenvolvimento da criança em seus variados aspectos motores, cognitivos e sociais. Envolto nesta questão, o objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem da psicomotricidade e do desenvolvimento motor voltado para a compreensão e a contribuição das capacidades cognitivas, enfatizando a importância das práticas das atividades motoras no desenvolvimento da criança. Para realização da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos estudos de Gallahue & Ozmun, e em artigos relacionados ao tema. Os resultados apontam que a Educação Física no contexto escolar tem um papel de amplo aspecto, além de promover a socialização e integração entre os alunos, colabora com o desenvolvimento cognitivo, promovendo melhora no desempenho da criança frente ao aprendizado de outros conteúdos.
id UNICESU -1_20e7acefca432f1f94f51fb903de42a0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3303
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEMDesenvolvimento cognitivoEducação física escolarPrática da educação motoraA Educação Física escolar possui a importante missão de colaborar com o desenvolvimento cognitivo da criança, proporcionando atividades psicomotoras que estimulem o aparecimento e aperfeiçoamento das habilidades e das capacidades motoras que irão influenciam de forma positiva na capacidade de aprendizagem dos diversos conteúdo da própria Educação Física e das demais disciplinas. A psicomotricidade por sua vez, é um dos instrumentos utilizados pela educação física no desenvolvimento da criança em seus variados aspectos motores, cognitivos e sociais. Envolto nesta questão, o objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem da psicomotricidade e do desenvolvimento motor voltado para a compreensão e a contribuição das capacidades cognitivas, enfatizando a importância das práticas das atividades motoras no desenvolvimento da criança. Para realização da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos estudos de Gallahue & Ozmun, e em artigos relacionados ao tema. Os resultados apontam que a Educação Física no contexto escolar tem um papel de amplo aspecto, além de promover a socialização e integração entre os alunos, colabora com o desenvolvimento cognitivo, promovendo melhora no desempenho da criança frente ao aprendizado de outros conteúdos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-04T20:59:07Z2019-12-04T20:59:07Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3303porCANCIAN, Queli GhilardiMARQUES, RenanMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:09:00ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
title PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
spellingShingle PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
CANCIAN, Queli Ghilardi
Desenvolvimento cognitivo
Educação física escolar
Prática da educação motora
title_short PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
title_full PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
title_fullStr PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
title_sort PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
author CANCIAN, Queli Ghilardi
author_facet CANCIAN, Queli Ghilardi
MARQUES, Renan
MALACARNE, Vilmar
author_role author
author2 MARQUES, Renan
MALACARNE, Vilmar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CANCIAN, Queli Ghilardi
MARQUES, Renan
MALACARNE, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Educação física escolar
Prática da educação motora
topic Desenvolvimento cognitivo
Educação física escolar
Prática da educação motora
description A Educação Física escolar possui a importante missão de colaborar com o desenvolvimento cognitivo da criança, proporcionando atividades psicomotoras que estimulem o aparecimento e aperfeiçoamento das habilidades e das capacidades motoras que irão influenciam de forma positiva na capacidade de aprendizagem dos diversos conteúdo da própria Educação Física e das demais disciplinas. A psicomotricidade por sua vez, é um dos instrumentos utilizados pela educação física no desenvolvimento da criança em seus variados aspectos motores, cognitivos e sociais. Envolto nesta questão, o objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem da psicomotricidade e do desenvolvimento motor voltado para a compreensão e a contribuição das capacidades cognitivas, enfatizando a importância das práticas das atividades motoras no desenvolvimento da criança. Para realização da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos estudos de Gallahue & Ozmun, e em artigos relacionados ao tema. Os resultados apontam que a Educação Física no contexto escolar tem um papel de amplo aspecto, além de promover a socialização e integração entre os alunos, colabora com o desenvolvimento cognitivo, promovendo melhora no desempenho da criança frente ao aprendizado de outros conteúdos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T20:59:07Z
2019-12-04T20:59:07Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3303
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771936173195264