PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3303 |
Resumo: | A Educação Física escolar possui a importante missão de colaborar com o desenvolvimento cognitivo da criança, proporcionando atividades psicomotoras que estimulem o aparecimento e aperfeiçoamento das habilidades e das capacidades motoras que irão influenciam de forma positiva na capacidade de aprendizagem dos diversos conteúdo da própria Educação Física e das demais disciplinas. A psicomotricidade por sua vez, é um dos instrumentos utilizados pela educação física no desenvolvimento da criança em seus variados aspectos motores, cognitivos e sociais. Envolto nesta questão, o objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem da psicomotricidade e do desenvolvimento motor voltado para a compreensão e a contribuição das capacidades cognitivas, enfatizando a importância das práticas das atividades motoras no desenvolvimento da criança. Para realização da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos estudos de Gallahue & Ozmun, e em artigos relacionados ao tema. Os resultados apontam que a Educação Física no contexto escolar tem um papel de amplo aspecto, além de promover a socialização e integração entre os alunos, colabora com o desenvolvimento cognitivo, promovendo melhora no desempenho da criança frente ao aprendizado de outros conteúdos. |
id |
UNICESU -1_75ff0def9818c20cb4141ff22a001a8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3303 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEMDesenvolvimento cognitivoEducação física escolarPrática da educação motoraA Educação Física escolar possui a importante missão de colaborar com o desenvolvimento cognitivo da criança, proporcionando atividades psicomotoras que estimulem o aparecimento e aperfeiçoamento das habilidades e das capacidades motoras que irão influenciam de forma positiva na capacidade de aprendizagem dos diversos conteúdo da própria Educação Física e das demais disciplinas. A psicomotricidade por sua vez, é um dos instrumentos utilizados pela educação física no desenvolvimento da criança em seus variados aspectos motores, cognitivos e sociais. Envolto nesta questão, o objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem da psicomotricidade e do desenvolvimento motor voltado para a compreensão e a contribuição das capacidades cognitivas, enfatizando a importância das práticas das atividades motoras no desenvolvimento da criança. Para realização da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos estudos de Gallahue & Ozmun, e em artigos relacionados ao tema. Os resultados apontam que a Educação Física no contexto escolar tem um papel de amplo aspecto, além de promover a socialização e integração entre os alunos, colabora com o desenvolvimento cognitivo, promovendo melhora no desempenho da criança frente ao aprendizado de outros conteúdos.UniCesumar2019-12-04T20:59:07Z2019-12-04T20:59:07Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3303otherCANCIAN, Queli GhilardiMARQUES, RenanMALACARNE, Vilmarreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:19.293Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM |
title |
PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM CANCIAN, Queli Ghilardi Desenvolvimento cognitivo Educação física escolar Prática da educação motora |
title_short |
PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM |
title_full |
PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
PSICOMOTRICIDADE: CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA AS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM |
author |
CANCIAN, Queli Ghilardi |
author_facet |
CANCIAN, Queli Ghilardi MARQUES, Renan MALACARNE, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
MARQUES, Renan MALACARNE, Vilmar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CANCIAN, Queli Ghilardi MARQUES, Renan MALACARNE, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Educação física escolar Prática da educação motora |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Educação física escolar Prática da educação motora |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Educação Física escolar possui a importante missão de colaborar com o desenvolvimento cognitivo da criança, proporcionando atividades psicomotoras que estimulem o aparecimento e aperfeiçoamento das habilidades e das capacidades motoras que irão influenciam de forma positiva na capacidade de aprendizagem dos diversos conteúdo da própria Educação Física e das demais disciplinas. A psicomotricidade por sua vez, é um dos instrumentos utilizados pela educação física no desenvolvimento da criança em seus variados aspectos motores, cognitivos e sociais. Envolto nesta questão, o objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem da psicomotricidade e do desenvolvimento motor voltado para a compreensão e a contribuição das capacidades cognitivas, enfatizando a importância das práticas das atividades motoras no desenvolvimento da criança. Para realização da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos estudos de Gallahue & Ozmun, e em artigos relacionados ao tema. Os resultados apontam que a Educação Física no contexto escolar tem um papel de amplo aspecto, além de promover a socialização e integração entre os alunos, colabora com o desenvolvimento cognitivo, promovendo melhora no desempenho da criança frente ao aprendizado de outros conteúdos. |
description |
A Educação Física escolar possui a importante missão de colaborar com o desenvolvimento cognitivo da criança, proporcionando atividades psicomotoras que estimulem o aparecimento e aperfeiçoamento das habilidades e das capacidades motoras que irão influenciam de forma positiva na capacidade de aprendizagem dos diversos conteúdo da própria Educação Física e das demais disciplinas. A psicomotricidade por sua vez, é um dos instrumentos utilizados pela educação física no desenvolvimento da criança em seus variados aspectos motores, cognitivos e sociais. Envolto nesta questão, o objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem da psicomotricidade e do desenvolvimento motor voltado para a compreensão e a contribuição das capacidades cognitivas, enfatizando a importância das práticas das atividades motoras no desenvolvimento da criança. Para realização da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos estudos de Gallahue & Ozmun, e em artigos relacionados ao tema. Os resultados apontam que a Educação Física no contexto escolar tem um papel de amplo aspecto, além de promover a socialização e integração entre os alunos, colabora com o desenvolvimento cognitivo, promovendo melhora no desempenho da criança frente ao aprendizado de outros conteúdos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04T20:59:07Z 2019-12-04T20:59:07Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3303 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948591797436416 |