A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Roberta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MARTINS, Talita Busulini, VILELA, Vera Lúcia Delmônico
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4866
Resumo: Com as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizada
id UNICESU -1_24e06453e5ddbd534262a71f2ad47904
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4866
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALEnsino fundamentalEducaçãoJogos lúdicosCom as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizadaUniCesumar2020-02-04T18:06:36Z2020-02-04T18:06:36Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4866otherFERNANDES, RobertaMARTINS, Talita BusuliniVILELA, Vera Lúcia Delmônicoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:19.913Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
FERNANDES, Roberta
Ensino fundamental
Educação
Jogos lúdicos
title_short A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author FERNANDES, Roberta
author_facet FERNANDES, Roberta
MARTINS, Talita Busulini
VILELA, Vera Lúcia Delmônico
author_role author
author2 MARTINS, Talita Busulini
VILELA, Vera Lúcia Delmônico
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Roberta
MARTINS, Talita Busulini
VILELA, Vera Lúcia Delmônico
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Educação
Jogos lúdicos
topic Ensino fundamental
Educação
Jogos lúdicos
dc.description.none.fl_txt_mv Com as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizada
description Com as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizada
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-04T18:06:36Z
2020-02-04T18:06:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4866
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4866
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605289463808