A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4866 |
Resumo: | Com as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizada |
id |
UNICESU -1_24e06453e5ddbd534262a71f2ad47904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4866 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALEnsino fundamentalEducaçãoJogos lúdicosCom as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizadaUniCesumar2020-02-04T18:06:36Z2020-02-04T18:06:36Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4866otherFERNANDES, RobertaMARTINS, Talita BusuliniVILELA, Vera Lúcia Delmônicoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:19.913Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL FERNANDES, Roberta Ensino fundamental Educação Jogos lúdicos |
title_short |
A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A PRESENÇA DO LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
FERNANDES, Roberta |
author_facet |
FERNANDES, Roberta MARTINS, Talita Busulini VILELA, Vera Lúcia Delmônico |
author_role |
author |
author2 |
MARTINS, Talita Busulini VILELA, Vera Lúcia Delmônico |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Roberta MARTINS, Talita Busulini VILELA, Vera Lúcia Delmônico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Educação Jogos lúdicos |
topic |
Ensino fundamental Educação Jogos lúdicos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Com as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizada |
description |
Com as mudanças aceleradas da sociedade em que vivemos, somos levados a adquirir novos desafios em nossas rotinas, uma forma é a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico que faz despertar o gosto pela vida e levar as crianças a enfrentarem os desafios que aparecer com mais estimulo. O lúdico possibilita o estudo das relações das crianças com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade, do bem estar, assim, em consequência uma educação mais produtiva. Percebendo a necessidade de mudanças no âmbito educacional, entende-se por jogos lúdicos, toda e qualquer atividade que impõe desafios, seja, um jogo com as palavras, através de uma conversa, de uma pergunta, de um olhar, desde que o outro esteja estimulado. Assim o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem de um aluno.Estão sendo realizadas pesquisas mostrando o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, e favorável na evolução das crianças. A pesquisa será desenvolvida através do método qualitativo, que permite o investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema, e uma revisão bibliográfica por ter a necessidade de fazer uma análise crítica, através de publicações nessa determinada área de conhecimento. Será correlacionado a analise de dois livros didáticos de 6º ano com o intuito de verificar se os jogos fazem um papel importante no ensino da aprendizagem. Através desta analises serão averiguados aspectos sobre o aproveitamento do livro didático, os conteúdo aplicado e de que forma são aplicados, com o objetivo de analisar se há presença de atividades lúdicas perante aos temas desenvolvidos em sala de aula, sobre a receptividade da metodologia utilizada |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-04T18:06:36Z 2020-02-04T18:06:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4866 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948605289463808 |