ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: KOEHNLEIN, Eloá Angélica, CARVALHO, Isabelle Zanquetta
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5557
Resumo: O estado nutricional exerce influência direta na evolução clínica do paciente hospitalizado. A freqüente perda de peso ocorrida durante a hospitalização, muitas vezes está relacionada à baixa aceitação da dieta servida no hospital. Além disso, por diversos fatores, os pacientes hospitalizados costumeiramente apresentam alterações do hábito intestinal. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a aceitação da dieta, bem como, o hábito intestinal de alguns pacientes internados no Hospital Universitário de Maringá (HUM) em setembro de 2007. Avaliou-se, através de uma entrevista, a aceitação da dieta e o hábito intestinal de 56 pacientes da clínica de ginecologia e obstetrícia e 42 pacientes da clínica cirúrgica do HUM. Analisando-se os pacientes da clínica de ginecologia e obstetrícia juntamente com os pacientes da clínica cirúrgica, totalizando 98 pacientes, verificou-se que 78% dos entrevistados tiveram uma boa aceitação da dieta servida no hospital, 16% não puderam avaliar, pois 12% estavam em jejum e 4% ainda não havia se alimentado no hospital, 4% relataram que a dieta servida no hospital é ruim e 2% não responderam. Ao analisar o hábito intestinal dos 96 pacientes, foi possível observar que 79,6% dos pacientes apresentavam hábito intestinal normal, 6,12% dos pacientes apresentavam constipação e o mesmo percentual diarréia. O restante, 8,16% estava em uso de sonda, laxante ou havia feito lavagem gastrintestinal.
id UNICESU -1_29f089e436bdc5485d51399927f0ea59
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5557
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PRAceitação da dietaAlimentação hospitalarHábito intestinalO estado nutricional exerce influência direta na evolução clínica do paciente hospitalizado. A freqüente perda de peso ocorrida durante a hospitalização, muitas vezes está relacionada à baixa aceitação da dieta servida no hospital. Além disso, por diversos fatores, os pacientes hospitalizados costumeiramente apresentam alterações do hábito intestinal. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a aceitação da dieta, bem como, o hábito intestinal de alguns pacientes internados no Hospital Universitário de Maringá (HUM) em setembro de 2007. Avaliou-se, através de uma entrevista, a aceitação da dieta e o hábito intestinal de 56 pacientes da clínica de ginecologia e obstetrícia e 42 pacientes da clínica cirúrgica do HUM. Analisando-se os pacientes da clínica de ginecologia e obstetrícia juntamente com os pacientes da clínica cirúrgica, totalizando 98 pacientes, verificou-se que 78% dos entrevistados tiveram uma boa aceitação da dieta servida no hospital, 16% não puderam avaliar, pois 12% estavam em jejum e 4% ainda não havia se alimentado no hospital, 4% relataram que a dieta servida no hospital é ruim e 2% não responderam. Ao analisar o hábito intestinal dos 96 pacientes, foi possível observar que 79,6% dos pacientes apresentavam hábito intestinal normal, 6,12% dos pacientes apresentavam constipação e o mesmo percentual diarréia. O restante, 8,16% estava em uso de sonda, laxante ou havia feito lavagem gastrintestinal.UniCesumar2020-04-08T22:33:36Z2020-04-08T22:33:36Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5557otherCARVAJAL, Anne Elise Saara SantosKOEHNLEIN, Eloá AngélicaCARVALHO, Isabelle Zanquettareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:04.617Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PR
title ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PR
spellingShingle ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PR
CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
Aceitação da dieta
Alimentação hospitalar
Hábito intestinal
title_short ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PR
title_full ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PR
title_fullStr ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PR
title_full_unstemmed ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PR
title_sort ACEITAÇÃO DA DIETA E HÁBITO INTESTINAL DE PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – PR
author CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
author_facet CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
KOEHNLEIN, Eloá Angélica
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
author_role author
author2 KOEHNLEIN, Eloá Angélica
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
KOEHNLEIN, Eloá Angélica
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
dc.subject.por.fl_str_mv Aceitação da dieta
Alimentação hospitalar
Hábito intestinal
topic Aceitação da dieta
Alimentação hospitalar
Hábito intestinal
dc.description.none.fl_txt_mv O estado nutricional exerce influência direta na evolução clínica do paciente hospitalizado. A freqüente perda de peso ocorrida durante a hospitalização, muitas vezes está relacionada à baixa aceitação da dieta servida no hospital. Além disso, por diversos fatores, os pacientes hospitalizados costumeiramente apresentam alterações do hábito intestinal. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a aceitação da dieta, bem como, o hábito intestinal de alguns pacientes internados no Hospital Universitário de Maringá (HUM) em setembro de 2007. Avaliou-se, através de uma entrevista, a aceitação da dieta e o hábito intestinal de 56 pacientes da clínica de ginecologia e obstetrícia e 42 pacientes da clínica cirúrgica do HUM. Analisando-se os pacientes da clínica de ginecologia e obstetrícia juntamente com os pacientes da clínica cirúrgica, totalizando 98 pacientes, verificou-se que 78% dos entrevistados tiveram uma boa aceitação da dieta servida no hospital, 16% não puderam avaliar, pois 12% estavam em jejum e 4% ainda não havia se alimentado no hospital, 4% relataram que a dieta servida no hospital é ruim e 2% não responderam. Ao analisar o hábito intestinal dos 96 pacientes, foi possível observar que 79,6% dos pacientes apresentavam hábito intestinal normal, 6,12% dos pacientes apresentavam constipação e o mesmo percentual diarréia. O restante, 8,16% estava em uso de sonda, laxante ou havia feito lavagem gastrintestinal.
description O estado nutricional exerce influência direta na evolução clínica do paciente hospitalizado. A freqüente perda de peso ocorrida durante a hospitalização, muitas vezes está relacionada à baixa aceitação da dieta servida no hospital. Além disso, por diversos fatores, os pacientes hospitalizados costumeiramente apresentam alterações do hábito intestinal. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a aceitação da dieta, bem como, o hábito intestinal de alguns pacientes internados no Hospital Universitário de Maringá (HUM) em setembro de 2007. Avaliou-se, através de uma entrevista, a aceitação da dieta e o hábito intestinal de 56 pacientes da clínica de ginecologia e obstetrícia e 42 pacientes da clínica cirúrgica do HUM. Analisando-se os pacientes da clínica de ginecologia e obstetrícia juntamente com os pacientes da clínica cirúrgica, totalizando 98 pacientes, verificou-se que 78% dos entrevistados tiveram uma boa aceitação da dieta servida no hospital, 16% não puderam avaliar, pois 12% estavam em jejum e 4% ainda não havia se alimentado no hospital, 4% relataram que a dieta servida no hospital é ruim e 2% não responderam. Ao analisar o hábito intestinal dos 96 pacientes, foi possível observar que 79,6% dos pacientes apresentavam hábito intestinal normal, 6,12% dos pacientes apresentavam constipação e o mesmo percentual diarréia. O restante, 8,16% estava em uso de sonda, laxante ou havia feito lavagem gastrintestinal.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-08T22:33:36Z
2020-04-08T22:33:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5557
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5557
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948585581477888