GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUGLI, Viviane Cristina Poletto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856
Resumo: Alguns autores concebem os gêneros textuais como instrumentos mediadores do ensino e de aprendizagem de uma língua. São ao mesmo tempo mediadores das atividades dos seres humanos no mundo social podendo ser considerados “modelos padrões” da construção de um todo verbal, neles se refletindo o processo de evolução das relações sociais. Diante disso, entendemos que o ensino de língua espanhola, tal como o de língua materna, pode ser repensado a partir do uso deste instrumento mediador. Partindo dessa concepção de ensino e aprendizagem, desenvolvemos uma pesquisa que observa e descreve o modo como os gêneros textuais em língua espanhola são apresentados nos suportes de ensino que veiculam o material textual nas aulas de língua espanhola, para a partir daí repensarmos o nosso trabalho com esse instrumento mediador das ações de linguagem. Portanto, nosso objetivo é apresentar resultados de análise de um suporte de gêneros, demonstrando assim a necessidade de investigar esse instrumento nos materiais propostos para o ensino/aprendizagem de língua espanhola. Trata-se de uma pesquisa que segue o viés da teoria da enunciação bakhtiniana e a abordagem de linguagem do interacionismo sócio-discursivo. Caracterizamos a pesquisa de tipo diagnóstico, pois se propõe a identificar os gêneros presentes no suporte de ensino e as atividades que os acompanham.É ao mesmo tempo uma pesquisa que sitúa o professor em um processo reflexivo, visto que a partir da análise do suporte que este usa em sala de aula, ele poderá repensar sobre seu trabalho e assim avançar ou retroceder. Como resultados obtidos até o momento, destacamos a necessidade dos suportes trabalharem com a linguagem a partir dos gêneros, em vez de tomarem a forma da língua como instrumento de ensino e aprendizagem.
id UNICESU -1_2cb9661f010b4701af8ad3a72c00e900
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7856
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAMGênerosEnsinoAprendizagemAlguns autores concebem os gêneros textuais como instrumentos mediadores do ensino e de aprendizagem de uma língua. São ao mesmo tempo mediadores das atividades dos seres humanos no mundo social podendo ser considerados “modelos padrões” da construção de um todo verbal, neles se refletindo o processo de evolução das relações sociais. Diante disso, entendemos que o ensino de língua espanhola, tal como o de língua materna, pode ser repensado a partir do uso deste instrumento mediador. Partindo dessa concepção de ensino e aprendizagem, desenvolvemos uma pesquisa que observa e descreve o modo como os gêneros textuais em língua espanhola são apresentados nos suportes de ensino que veiculam o material textual nas aulas de língua espanhola, para a partir daí repensarmos o nosso trabalho com esse instrumento mediador das ações de linguagem. Portanto, nosso objetivo é apresentar resultados de análise de um suporte de gêneros, demonstrando assim a necessidade de investigar esse instrumento nos materiais propostos para o ensino/aprendizagem de língua espanhola. Trata-se de uma pesquisa que segue o viés da teoria da enunciação bakhtiniana e a abordagem de linguagem do interacionismo sócio-discursivo. Caracterizamos a pesquisa de tipo diagnóstico, pois se propõe a identificar os gêneros presentes no suporte de ensino e as atividades que os acompanham.É ao mesmo tempo uma pesquisa que sitúa o professor em um processo reflexivo, visto que a partir da análise do suporte que este usa em sala de aula, ele poderá repensar sobre seu trabalho e assim avançar ou retroceder. Como resultados obtidos até o momento, destacamos a necessidade dos suportes trabalharem com a linguagem a partir dos gêneros, em vez de tomarem a forma da língua como instrumento de ensino e aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T17:11:22Z2005-10-192021-02-18T17:11:22Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856porLUGLI, Viviane Cristina Polettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:20ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
title GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
spellingShingle GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
LUGLI, Viviane Cristina Poletto
Gêneros
Ensino
Aprendizagem
title_short GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
title_full GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
title_fullStr GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
title_full_unstemmed GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
title_sort GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
author LUGLI, Viviane Cristina Poletto
author_facet LUGLI, Viviane Cristina Poletto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUGLI, Viviane Cristina Poletto
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros
Ensino
Aprendizagem
topic Gêneros
Ensino
Aprendizagem
description Alguns autores concebem os gêneros textuais como instrumentos mediadores do ensino e de aprendizagem de uma língua. São ao mesmo tempo mediadores das atividades dos seres humanos no mundo social podendo ser considerados “modelos padrões” da construção de um todo verbal, neles se refletindo o processo de evolução das relações sociais. Diante disso, entendemos que o ensino de língua espanhola, tal como o de língua materna, pode ser repensado a partir do uso deste instrumento mediador. Partindo dessa concepção de ensino e aprendizagem, desenvolvemos uma pesquisa que observa e descreve o modo como os gêneros textuais em língua espanhola são apresentados nos suportes de ensino que veiculam o material textual nas aulas de língua espanhola, para a partir daí repensarmos o nosso trabalho com esse instrumento mediador das ações de linguagem. Portanto, nosso objetivo é apresentar resultados de análise de um suporte de gêneros, demonstrando assim a necessidade de investigar esse instrumento nos materiais propostos para o ensino/aprendizagem de língua espanhola. Trata-se de uma pesquisa que segue o viés da teoria da enunciação bakhtiniana e a abordagem de linguagem do interacionismo sócio-discursivo. Caracterizamos a pesquisa de tipo diagnóstico, pois se propõe a identificar os gêneros presentes no suporte de ensino e as atividades que os acompanham.É ao mesmo tempo uma pesquisa que sitúa o professor em um processo reflexivo, visto que a partir da análise do suporte que este usa em sala de aula, ele poderá repensar sobre seu trabalho e assim avançar ou retroceder. Como resultados obtidos até o momento, destacamos a necessidade dos suportes trabalharem com a linguagem a partir dos gêneros, em vez de tomarem a forma da língua como instrumento de ensino e aprendizagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-18T17:11:22Z
2021-02-18T17:11:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771948450971648