GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856 |
Resumo: | Alguns autores concebem os gêneros textuais como instrumentos mediadores do ensino e de aprendizagem de uma língua. São ao mesmo tempo mediadores das atividades dos seres humanos no mundo social podendo ser considerados “modelos padrões” da construção de um todo verbal, neles se refletindo o processo de evolução das relações sociais. Diante disso, entendemos que o ensino de língua espanhola, tal como o de língua materna, pode ser repensado a partir do uso deste instrumento mediador. Partindo dessa concepção de ensino e aprendizagem, desenvolvemos uma pesquisa que observa e descreve o modo como os gêneros textuais em língua espanhola são apresentados nos suportes de ensino que veiculam o material textual nas aulas de língua espanhola, para a partir daí repensarmos o nosso trabalho com esse instrumento mediador das ações de linguagem. Portanto, nosso objetivo é apresentar resultados de análise de um suporte de gêneros, demonstrando assim a necessidade de investigar esse instrumento nos materiais propostos para o ensino/aprendizagem de língua espanhola. Trata-se de uma pesquisa que segue o viés da teoria da enunciação bakhtiniana e a abordagem de linguagem do interacionismo sócio-discursivo. Caracterizamos a pesquisa de tipo diagnóstico, pois se propõe a identificar os gêneros presentes no suporte de ensino e as atividades que os acompanham.É ao mesmo tempo uma pesquisa que sitúa o professor em um processo reflexivo, visto que a partir da análise do suporte que este usa em sala de aula, ele poderá repensar sobre seu trabalho e assim avançar ou retroceder. Como resultados obtidos até o momento, destacamos a necessidade dos suportes trabalharem com a linguagem a partir dos gêneros, em vez de tomarem a forma da língua como instrumento de ensino e aprendizagem. |
id |
UNICESU-1_2cb9661f010b4701af8ad3a72c00e900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7856 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAMGênerosEnsinoAprendizagemAlguns autores concebem os gêneros textuais como instrumentos mediadores do ensino e de aprendizagem de uma língua. São ao mesmo tempo mediadores das atividades dos seres humanos no mundo social podendo ser considerados “modelos padrões” da construção de um todo verbal, neles se refletindo o processo de evolução das relações sociais. Diante disso, entendemos que o ensino de língua espanhola, tal como o de língua materna, pode ser repensado a partir do uso deste instrumento mediador. Partindo dessa concepção de ensino e aprendizagem, desenvolvemos uma pesquisa que observa e descreve o modo como os gêneros textuais em língua espanhola são apresentados nos suportes de ensino que veiculam o material textual nas aulas de língua espanhola, para a partir daí repensarmos o nosso trabalho com esse instrumento mediador das ações de linguagem. Portanto, nosso objetivo é apresentar resultados de análise de um suporte de gêneros, demonstrando assim a necessidade de investigar esse instrumento nos materiais propostos para o ensino/aprendizagem de língua espanhola. Trata-se de uma pesquisa que segue o viés da teoria da enunciação bakhtiniana e a abordagem de linguagem do interacionismo sócio-discursivo. Caracterizamos a pesquisa de tipo diagnóstico, pois se propõe a identificar os gêneros presentes no suporte de ensino e as atividades que os acompanham.É ao mesmo tempo uma pesquisa que sitúa o professor em um processo reflexivo, visto que a partir da análise do suporte que este usa em sala de aula, ele poderá repensar sobre seu trabalho e assim avançar ou retroceder. Como resultados obtidos até o momento, destacamos a necessidade dos suportes trabalharem com a linguagem a partir dos gêneros, em vez de tomarem a forma da língua como instrumento de ensino e aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T17:11:22Z2005-10-192021-02-18T17:11:22Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856porLUGLI, Viviane Cristina Polettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:20Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7856Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-19T06:02:20Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM |
title |
GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM |
spellingShingle |
GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM LUGLI, Viviane Cristina Poletto Gêneros Ensino Aprendizagem |
title_short |
GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM |
title_full |
GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM |
title_fullStr |
GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM |
title_full_unstemmed |
GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM |
title_sort |
GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA- UM INSTRUMENTO A SER INVESTIGADO NOS SUPORTES EM QUE CIRCULAM |
author |
LUGLI, Viviane Cristina Poletto |
author_facet |
LUGLI, Viviane Cristina Poletto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUGLI, Viviane Cristina Poletto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros Ensino Aprendizagem |
topic |
Gêneros Ensino Aprendizagem |
description |
Alguns autores concebem os gêneros textuais como instrumentos mediadores do ensino e de aprendizagem de uma língua. São ao mesmo tempo mediadores das atividades dos seres humanos no mundo social podendo ser considerados “modelos padrões” da construção de um todo verbal, neles se refletindo o processo de evolução das relações sociais. Diante disso, entendemos que o ensino de língua espanhola, tal como o de língua materna, pode ser repensado a partir do uso deste instrumento mediador. Partindo dessa concepção de ensino e aprendizagem, desenvolvemos uma pesquisa que observa e descreve o modo como os gêneros textuais em língua espanhola são apresentados nos suportes de ensino que veiculam o material textual nas aulas de língua espanhola, para a partir daí repensarmos o nosso trabalho com esse instrumento mediador das ações de linguagem. Portanto, nosso objetivo é apresentar resultados de análise de um suporte de gêneros, demonstrando assim a necessidade de investigar esse instrumento nos materiais propostos para o ensino/aprendizagem de língua espanhola. Trata-se de uma pesquisa que segue o viés da teoria da enunciação bakhtiniana e a abordagem de linguagem do interacionismo sócio-discursivo. Caracterizamos a pesquisa de tipo diagnóstico, pois se propõe a identificar os gêneros presentes no suporte de ensino e as atividades que os acompanham.É ao mesmo tempo uma pesquisa que sitúa o professor em um processo reflexivo, visto que a partir da análise do suporte que este usa em sala de aula, ele poderá repensar sobre seu trabalho e assim avançar ou retroceder. Como resultados obtidos até o momento, destacamos a necessidade dos suportes trabalharem com a linguagem a partir dos gêneros, em vez de tomarem a forma da língua como instrumento de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-18T17:11:22Z 2021-02-18T17:11:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098712434475008 |