UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Edson Pilger
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: KELLER, Edelvais
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5002
Resumo: O assédio moral vem ganhando espaço literatura científica nos últimos anos,devido aos efeitos causados na saúde dos trabalhadores. O assédio moral no ambiente de trabalho é um mal decorrente de relações interpessoais perversas no contexto profissional ou organizacional. Entende-se por assédio moral, toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico à pessoa. Caracteriza-se por uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada e expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capaz de causar ofensas à personalidade e à integridade do mesmo, no ambiente de trabalho, vindo a prejudicar sua saúde ao longo do tempo. Objetivos do estudo: verificar a ocorrência do assedio moral com jovens trabalhadores que pertencem a grupos de jovens de uma entidade religiosa católica da cidade de Maringá -PR, e se ocorre, verificar como reagem ao fenômeno. Para a coletados dados foi elaborado um roteiro de entrevista semi- estruturada e foram analisados com base no referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Foram entrevistados 16 jovens, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 28 anos. Pode-se concluir que os jovens trabalhadores que ocupam cargos de baixo nível hierárquico podem sofrer de assédio moral no trabalho e reagem de duas formas: a maioria tenta suportar a situação para manter- semais tempo no emprego e os demais se desligam da empresa. Jovens trabalhadores estão despreparados para buscarem seus direitos trabalhistas quando são vítimas de assédio moral no trabalho.
id UNICESU -1_3a8f4a3eba5516912abb2258a7edadb8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5002
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHOAssédio moralAmbiente de trabalhoJovensO assédio moral vem ganhando espaço literatura científica nos últimos anos,devido aos efeitos causados na saúde dos trabalhadores. O assédio moral no ambiente de trabalho é um mal decorrente de relações interpessoais perversas no contexto profissional ou organizacional. Entende-se por assédio moral, toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico à pessoa. Caracteriza-se por uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada e expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capaz de causar ofensas à personalidade e à integridade do mesmo, no ambiente de trabalho, vindo a prejudicar sua saúde ao longo do tempo. Objetivos do estudo: verificar a ocorrência do assedio moral com jovens trabalhadores que pertencem a grupos de jovens de uma entidade religiosa católica da cidade de Maringá -PR, e se ocorre, verificar como reagem ao fenômeno. Para a coletados dados foi elaborado um roteiro de entrevista semi- estruturada e foram analisados com base no referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Foram entrevistados 16 jovens, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 28 anos. Pode-se concluir que os jovens trabalhadores que ocupam cargos de baixo nível hierárquico podem sofrer de assédio moral no trabalho e reagem de duas formas: a maioria tenta suportar a situação para manter- semais tempo no emprego e os demais se desligam da empresa. Jovens trabalhadores estão despreparados para buscarem seus direitos trabalhistas quando são vítimas de assédio moral no trabalho.UniCesumar2020-02-13T17:09:19Z2020-02-13T17:09:19Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5002otherDIAS, Edson PilgerKELLER, Edelvaisreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:32.788Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
title UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
spellingShingle UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
DIAS, Edson Pilger
Assédio moral
Ambiente de trabalho
Jovens
title_short UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
title_full UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
title_fullStr UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
title_full_unstemmed UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
title_sort UM OLHAR DA PSICODINÂMICA PARA A COMPREENSÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
author DIAS, Edson Pilger
author_facet DIAS, Edson Pilger
KELLER, Edelvais
author_role author
author2 KELLER, Edelvais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Edson Pilger
KELLER, Edelvais
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio moral
Ambiente de trabalho
Jovens
topic Assédio moral
Ambiente de trabalho
Jovens
dc.description.none.fl_txt_mv O assédio moral vem ganhando espaço literatura científica nos últimos anos,devido aos efeitos causados na saúde dos trabalhadores. O assédio moral no ambiente de trabalho é um mal decorrente de relações interpessoais perversas no contexto profissional ou organizacional. Entende-se por assédio moral, toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico à pessoa. Caracteriza-se por uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada e expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capaz de causar ofensas à personalidade e à integridade do mesmo, no ambiente de trabalho, vindo a prejudicar sua saúde ao longo do tempo. Objetivos do estudo: verificar a ocorrência do assedio moral com jovens trabalhadores que pertencem a grupos de jovens de uma entidade religiosa católica da cidade de Maringá -PR, e se ocorre, verificar como reagem ao fenômeno. Para a coletados dados foi elaborado um roteiro de entrevista semi- estruturada e foram analisados com base no referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Foram entrevistados 16 jovens, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 28 anos. Pode-se concluir que os jovens trabalhadores que ocupam cargos de baixo nível hierárquico podem sofrer de assédio moral no trabalho e reagem de duas formas: a maioria tenta suportar a situação para manter- semais tempo no emprego e os demais se desligam da empresa. Jovens trabalhadores estão despreparados para buscarem seus direitos trabalhistas quando são vítimas de assédio moral no trabalho.
description O assédio moral vem ganhando espaço literatura científica nos últimos anos,devido aos efeitos causados na saúde dos trabalhadores. O assédio moral no ambiente de trabalho é um mal decorrente de relações interpessoais perversas no contexto profissional ou organizacional. Entende-se por assédio moral, toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico à pessoa. Caracteriza-se por uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada e expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capaz de causar ofensas à personalidade e à integridade do mesmo, no ambiente de trabalho, vindo a prejudicar sua saúde ao longo do tempo. Objetivos do estudo: verificar a ocorrência do assedio moral com jovens trabalhadores que pertencem a grupos de jovens de uma entidade religiosa católica da cidade de Maringá -PR, e se ocorre, verificar como reagem ao fenômeno. Para a coletados dados foi elaborado um roteiro de entrevista semi- estruturada e foram analisados com base no referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Foram entrevistados 16 jovens, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 28 anos. Pode-se concluir que os jovens trabalhadores que ocupam cargos de baixo nível hierárquico podem sofrer de assédio moral no trabalho e reagem de duas formas: a maioria tenta suportar a situação para manter- semais tempo no emprego e os demais se desligam da empresa. Jovens trabalhadores estão despreparados para buscarem seus direitos trabalhistas quando são vítimas de assédio moral no trabalho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T17:09:19Z
2020-02-13T17:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5002
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5002
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948619527028736