EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Catiane de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CARNIEL, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2261
Resumo: É fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula.
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