EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Catiane de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carniel, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2261
Resumo: É fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula.
id UNICESU -1_5f7bb9046e18a32225f29d46957e0a06
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2261
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAAprendizagemEnsinoPsicologia PositivaÉ fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula.Unicesumar2019-08-27T13:44:27Z2019-08-27T13:44:27Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2261otherGonçalves, Catiane de OliveiraCarniel, Fabianereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:54Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:04.036Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
spellingShingle EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Gonçalves, Catiane de Oliveira
Aprendizagem
Ensino
Psicologia Positiva
title_short EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_fullStr EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_sort EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
author Gonçalves, Catiane de Oliveira
author_facet Gonçalves, Catiane de Oliveira
Carniel, Fabiane
author_role author
author2 Carniel, Fabiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Catiane de Oliveira
Carniel, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Psicologia Positiva
topic Aprendizagem
Ensino
Psicologia Positiva
dc.description.none.fl_txt_mv É fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula.
description É fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T13:44:27Z
2019-08-27T13:44:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2261
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2261
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948615598014464