EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2261 |
Resumo: | É fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula. |
id |
UNICESU -1_5f7bb9046e18a32225f29d46957e0a06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2261 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAAprendizagemEnsinoPsicologia PositivaÉ fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula.Unicesumar2019-08-27T13:44:27Z2019-08-27T13:44:27Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2261otherGonçalves, Catiane de OliveiraCarniel, Fabianereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:54Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:04.036Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title |
EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Gonçalves, Catiane de Oliveira Aprendizagem Ensino Psicologia Positiva |
title_short |
EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full |
EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_sort |
EDUCAÇÃO POSITIVA E OS IMPACTOS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
author |
Gonçalves, Catiane de Oliveira |
author_facet |
Gonçalves, Catiane de Oliveira Carniel, Fabiane |
author_role |
author |
author2 |
Carniel, Fabiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Catiane de Oliveira Carniel, Fabiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Psicologia Positiva |
topic |
Aprendizagem Ensino Psicologia Positiva |
dc.description.none.fl_txt_mv |
É fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula. |
description |
É fato que a educação, em especial a educação pública, encontra-se carente de atenção, de novos métodos e práxis; precisando assim, renovar-se, tornar-se mais atrativa, mais eficaz e efetiva, sendo que para isso é necessário entender, entre outros aspectos, o que faz com que o aluno se interesse pela aprendizagem e tenha um bom desempenho escolar. Pesquisas com o propósito de investigar novas possibilidades e apontar novos horizontes no âmbito da educação, tornam-se valiosas a medida que possam proporcionar um novo fôlego e abrir caminhos antes desconhecidos. Nesse cenário, a Educação Positiva desponta como um novo paradigma para a educação. Em vista disso, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a educação positiva (com o impacto dos resultados na educação formal) por acreditar que esta formará a base de uma nova prosperidade para a educação. A pesquisa sistemática identificou um total de 124 artigos na base de dados eletrônicos PORTAL CAPES, e após a seleção foram removidos os artigos por duplicidade, posteriormente os não elegíveis, com texto incompleto e em outro idioma. Cinco estudos foram selecionados e incluídos na presente revisão. Os impactos na educação formal foram: maior eficácia docente, melhor desempenho acadêmico, comportamento positivo em sala de aula, maior engajamento escolar, aumento no comportamento pró-social e aumento no comportamento positivo em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-27T13:44:27Z 2019-08-27T13:44:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2261 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948615598014464 |