EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ORVATH, Edneia de Fatima
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: MATA, Vilson Aparecido da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7068
Resumo: A presente pesquisa, caracterizada como um estudo bibliográfico, tem como objetivo relacionar as propostas metodológicas das décadas de oitenta e noventa com as regulamentações dos Parametros Curriculares Nacionais (PCN), na busca de um referencial de democratização, humanização e diversificação da prática pedagógica, compreendendo às concepções de corpo expressas por eles. Os Parâmetros Curriculares Nacionais , são uma proposta aberta em educação. Os PCN trazem a abordagem de que o corpo é como um sistema integrado, não há separação entre corpo e mente, nele se visualiza a imagem social do aluno, seus fatores econômicos, alimentares, raciais e também fisiológicos, onde possa se entender como o corpo sobrevive, como ele se mantém vivo, como respiramos e nos alimentamos. A área de Arte nos traz um conceito cultural de corpo, em qual cultura esse corpo está inserido, quais seus costumes e crenças. Como Propostas Metodológicas neste estudo, estuda-se a Metodologia Aberta de Reiner Hildebrandt, onde as aulas de Educação Física devem ser voltadas ao movimento e não somente às técnicas, preocupa-se em como trabalhar, acessar e tornar significativo os conteúdos aos alunos; a Metodologia Crítico – Superadora trazida pelo Coletivo de Autores e Valter Bracht, onde as aulas devem ser voltadas à Cultura Corporal encontrada nos esportes, nos jogos, na ginástica e na dança, na significação dos conteúdos coerente e útil à realidade; a Metodologia critico – Emancipatória de Elenor Kunz, que procura levar o aluno a se constituir como um ser pensante, as aulas devem ser voltadas ao movimento humano e suas transformações sociais; Metodologia Sociológica Sistêmica de Mauro Betti, onde as aulas propõem a interação entre os alunos, pois a sociedade está constantemente se transformando e a escola deve acompanhar essa modificação; a Ciência da Motricidade Humana de Manuel Sérgio, onde o movimento deve conter uma intencionalidade. O que pode se encontrar nessas propostas metodológicas é a importância que se dá ao movimento humano e a cultura corporal, e também a mediação do professor para o desenvolvimento do conhecimento histórico produzido e o conhecimento vivenciado pelos alunos.
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