EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7068 |
Resumo: | A presente pesquisa, caracterizada como um estudo bibliográfico, tem como objetivo relacionar as propostas metodológicas das décadas de oitenta e noventa com as regulamentações dos Parametros Curriculares Nacionais (PCN), na busca de um referencial de democratização, humanização e diversificação da prática pedagógica, compreendendo às concepções de corpo expressas por eles. Os Parâmetros Curriculares Nacionais , são uma proposta aberta em educação. Os PCN trazem a abordagem de que o corpo é como um sistema integrado, não há separação entre corpo e mente, nele se visualiza a imagem social do aluno, seus fatores econômicos, alimentares, raciais e também fisiológicos, onde possa se entender como o corpo sobrevive, como ele se mantém vivo, como respiramos e nos alimentamos. A área de Arte nos traz um conceito cultural de corpo, em qual cultura esse corpo está inserido, quais seus costumes e crenças. Como Propostas Metodológicas neste estudo, estuda-se a Metodologia Aberta de Reiner Hildebrandt, onde as aulas de Educação Física devem ser voltadas ao movimento e não somente às técnicas, preocupa-se em como trabalhar, acessar e tornar significativo os conteúdos aos alunos; a Metodologia Crítico – Superadora trazida pelo Coletivo de Autores e Valter Bracht, onde as aulas devem ser voltadas à Cultura Corporal encontrada nos esportes, nos jogos, na ginástica e na dança, na significação dos conteúdos coerente e útil à realidade; a Metodologia critico – Emancipatória de Elenor Kunz, que procura levar o aluno a se constituir como um ser pensante, as aulas devem ser voltadas ao movimento humano e suas transformações sociais; Metodologia Sociológica Sistêmica de Mauro Betti, onde as aulas propõem a interação entre os alunos, pois a sociedade está constantemente se transformando e a escola deve acompanhar essa modificação; a Ciência da Motricidade Humana de Manuel Sérgio, onde o movimento deve conter uma intencionalidade. O que pode se encontrar nessas propostas metodológicas é a importância que se dá ao movimento humano e a cultura corporal, e também a mediação do professor para o desenvolvimento do conhecimento histórico produzido e o conhecimento vivenciado pelos alunos. |
id |
UNICESU -1_46d08c0c340a3bb8ba9ea7fd7d22a8db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7068 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS)EscolaCorpoMetodologiasA presente pesquisa, caracterizada como um estudo bibliográfico, tem como objetivo relacionar as propostas metodológicas das décadas de oitenta e noventa com as regulamentações dos Parametros Curriculares Nacionais (PCN), na busca de um referencial de democratização, humanização e diversificação da prática pedagógica, compreendendo às concepções de corpo expressas por eles. Os Parâmetros Curriculares Nacionais , são uma proposta aberta em educação. Os PCN trazem a abordagem de que o corpo é como um sistema integrado, não há separação entre corpo e mente, nele se visualiza a imagem social do aluno, seus fatores econômicos, alimentares, raciais e também fisiológicos, onde possa se entender como o corpo sobrevive, como ele se mantém vivo, como respiramos e nos alimentamos. A área de Arte nos traz um conceito cultural de corpo, em qual cultura esse corpo está inserido, quais seus costumes e crenças. Como Propostas Metodológicas neste estudo, estuda-se a Metodologia Aberta de Reiner Hildebrandt, onde as aulas de Educação Física devem ser voltadas ao movimento e não somente às técnicas, preocupa-se em como trabalhar, acessar e tornar significativo os conteúdos aos alunos; a Metodologia Crítico – Superadora trazida pelo Coletivo de Autores e Valter Bracht, onde as aulas devem ser voltadas à Cultura Corporal encontrada nos esportes, nos jogos, na ginástica e na dança, na significação dos conteúdos coerente e útil à realidade; a Metodologia critico – Emancipatória de Elenor Kunz, que procura levar o aluno a se constituir como um ser pensante, as aulas devem ser voltadas ao movimento humano e suas transformações sociais; Metodologia Sociológica Sistêmica de Mauro Betti, onde as aulas propõem a interação entre os alunos, pois a sociedade está constantemente se transformando e a escola deve acompanhar essa modificação; a Ciência da Motricidade Humana de Manuel Sérgio, onde o movimento deve conter uma intencionalidade. O que pode se encontrar nessas propostas metodológicas é a importância que se dá ao movimento humano e a cultura corporal, e também a mediação do professor para o desenvolvimento do conhecimento histórico produzido e o conhecimento vivenciado pelos alunos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-02T17:11:13Z2005-10-192021-02-02T17:11:13Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7068porORVATH, Edneia de FatimaMATA, Vilson Aparecido dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-03T06:01:19ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) ORVATH, Edneia de Fatima Escola Corpo Metodologias |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CORPO: PROPOSTAS METODOLÓGICAS E PCN (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) |
author |
ORVATH, Edneia de Fatima |
author_facet |
ORVATH, Edneia de Fatima MATA, Vilson Aparecido da |
author_role |
author |
author2 |
MATA, Vilson Aparecido da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ORVATH, Edneia de Fatima MATA, Vilson Aparecido da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Corpo Metodologias |
topic |
Escola Corpo Metodologias |
description |
A presente pesquisa, caracterizada como um estudo bibliográfico, tem como objetivo relacionar as propostas metodológicas das décadas de oitenta e noventa com as regulamentações dos Parametros Curriculares Nacionais (PCN), na busca de um referencial de democratização, humanização e diversificação da prática pedagógica, compreendendo às concepções de corpo expressas por eles. Os Parâmetros Curriculares Nacionais , são uma proposta aberta em educação. Os PCN trazem a abordagem de que o corpo é como um sistema integrado, não há separação entre corpo e mente, nele se visualiza a imagem social do aluno, seus fatores econômicos, alimentares, raciais e também fisiológicos, onde possa se entender como o corpo sobrevive, como ele se mantém vivo, como respiramos e nos alimentamos. A área de Arte nos traz um conceito cultural de corpo, em qual cultura esse corpo está inserido, quais seus costumes e crenças. Como Propostas Metodológicas neste estudo, estuda-se a Metodologia Aberta de Reiner Hildebrandt, onde as aulas de Educação Física devem ser voltadas ao movimento e não somente às técnicas, preocupa-se em como trabalhar, acessar e tornar significativo os conteúdos aos alunos; a Metodologia Crítico – Superadora trazida pelo Coletivo de Autores e Valter Bracht, onde as aulas devem ser voltadas à Cultura Corporal encontrada nos esportes, nos jogos, na ginástica e na dança, na significação dos conteúdos coerente e útil à realidade; a Metodologia critico – Emancipatória de Elenor Kunz, que procura levar o aluno a se constituir como um ser pensante, as aulas devem ser voltadas ao movimento humano e suas transformações sociais; Metodologia Sociológica Sistêmica de Mauro Betti, onde as aulas propõem a interação entre os alunos, pois a sociedade está constantemente se transformando e a escola deve acompanhar essa modificação; a Ciência da Motricidade Humana de Manuel Sérgio, onde o movimento deve conter uma intencionalidade. O que pode se encontrar nessas propostas metodológicas é a importância que se dá ao movimento humano e a cultura corporal, e também a mediação do professor para o desenvolvimento do conhecimento histórico produzido e o conhecimento vivenciado pelos alunos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-02T17:11:13Z 2021-02-02T17:11:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7068 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771960783273984 |