O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, CLEUSA MARIA ALVES
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/343
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as cartas que o Ministro da Educação e doDesporto - Paulo Renato Souza (1998)- direciona aos professores em diferentes níveisde atuação: Ensino Fundamental e Ensino Médio para apresentar-lhes o documento queexplicita a proposta de reorganização curricular nacional. Verificamos, sob o conjuntoteórico da Análise do Discurso de linha francesa, o processo de construção do discursona elaboração das cartas. Tomamos como objeto de reflexão as formações discursivas eas condições de produção do discurso, permeado pelo contexto histórico-social eideológico. Encontramos na análise das cartas um discurso político sustentado pelaformação ideológica e uma proposta fragmentada na crença de que o documento é agarantia de competência no trabalho educacional.
id UNINGA-1_55d3930236b375d5bda0411c44acc711
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/343
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNEste artigo tem como objetivo analisar as cartas que o Ministro da Educação e doDesporto - Paulo Renato Souza (1998)- direciona aos professores em diferentes níveisde atuação: Ensino Fundamental e Ensino Médio para apresentar-lhes o documento queexplicita a proposta de reorganização curricular nacional. Verificamos, sob o conjuntoteórico da Análise do Discurso de linha francesa, o processo de construção do discursona elaboração das cartas. Tomamos como objeto de reflexão as formações discursivas eas condições de produção do discurso, permeado pelo contexto histórico-social eideológico. Encontramos na análise das cartas um discurso político sustentado pelaformação ideológica e uma proposta fragmentada na crença de que o documento é agarantia de competência no trabalho educacional.Editora Uningá2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/34310.46311/2318-0579.1.eUJ343Revista Uningá; Vol. 1 No. 1 (2004): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 1 n. 1 (2004): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v1i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/343/1210.46311/ru.v1i1.343.g12Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessMATOS, CLEUSA MARIA ALVES2019-10-01T14:51:13Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/343Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T14:51:13Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
title O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
spellingShingle O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
MATOS, CLEUSA MARIA ALVES
title_short O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
title_full O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
title_fullStr O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
title_full_unstemmed O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
title_sort O discurso da/na Educação: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
author MATOS, CLEUSA MARIA ALVES
author_facet MATOS, CLEUSA MARIA ALVES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MATOS, CLEUSA MARIA ALVES
description Este artigo tem como objetivo analisar as cartas que o Ministro da Educação e doDesporto - Paulo Renato Souza (1998)- direciona aos professores em diferentes níveisde atuação: Ensino Fundamental e Ensino Médio para apresentar-lhes o documento queexplicita a proposta de reorganização curricular nacional. Verificamos, sob o conjuntoteórico da Análise do Discurso de linha francesa, o processo de construção do discursona elaboração das cartas. Tomamos como objeto de reflexão as formações discursivas eas condições de produção do discurso, permeado pelo contexto histórico-social eideológico. Encontramos na análise das cartas um discurso político sustentado pelaformação ideológica e uma proposta fragmentada na crença de que o documento é agarantia de competência no trabalho educacional.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/343
10.46311/2318-0579.1.eUJ343
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/343
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.1.eUJ343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/343/12
10.46311/ru.v1i1.343.g12
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 1 No. 1 (2004): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 1 n. 1 (2004): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v1i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042160028090368