POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WIESE, Andréia Faxina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, Marcelo José da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2937
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de verificar quais as possibilidades e limites de uso das tecnologias digitais na escola pública de ensino fundamental. Amparados pela literatura da área e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica pretende-se demonstrar a importância do uso das tecnologias digitais nas escolas públicas de ensino fundamental como recurso pedagógico que possa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de maneira inovadora, crítica e participativa, identificando no município de Campo Mourão (PR) escolas públicas de ensino fundamental que desenvolvam um trabalho educativo por meio do uso das TICs. A investigação se dará por meio de um estudo bibliográfico que proporcionará a ampliação do conhecimento sobre o tema, sustentado em diversos autores que abordam o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia na educação, e as práticas pedagógicas medidas pelo uso do computador. De acordo com o delineamento da pesquisa não se exclui a possibilidade da utilização de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para que as tecnologias sejam utilizadas nas escolas de forma a tornar as aulas mais inovadoras e contribuam para uma educação de qualidade e transformadora.
id UNICESU -1_49b1b59b5701d76893e53d137ea12d36
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2937
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTALEnsino - aprendizagemEnsino fundamentalEscola públicaTecnologias digitaisO presente estudo tem o objetivo de verificar quais as possibilidades e limites de uso das tecnologias digitais na escola pública de ensino fundamental. Amparados pela literatura da área e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica pretende-se demonstrar a importância do uso das tecnologias digitais nas escolas públicas de ensino fundamental como recurso pedagógico que possa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de maneira inovadora, crítica e participativa, identificando no município de Campo Mourão (PR) escolas públicas de ensino fundamental que desenvolvam um trabalho educativo por meio do uso das TICs. A investigação se dará por meio de um estudo bibliográfico que proporcionará a ampliação do conhecimento sobre o tema, sustentado em diversos autores que abordam o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia na educação, e as práticas pedagógicas medidas pelo uso do computador. De acordo com o delineamento da pesquisa não se exclui a possibilidade da utilização de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para que as tecnologias sejam utilizadas nas escolas de forma a tornar as aulas mais inovadoras e contribuam para uma educação de qualidade e transformadora.UniCesumar2019-11-20T19:39:08Z2019-11-20T19:39:08Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2937otherWIESE, Andréia FaxinaSILVA, Marcelo José dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:23.428Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
title POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
WIESE, Andréia Faxina
Ensino - aprendizagem
Ensino fundamental
Escola pública
Tecnologias digitais
title_short POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_full POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort POSSIBILIDADES E LIMITES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
author WIESE, Andréia Faxina
author_facet WIESE, Andréia Faxina
SILVA, Marcelo José da
author_role author
author2 SILVA, Marcelo José da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv WIESE, Andréia Faxina
SILVA, Marcelo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - aprendizagem
Ensino fundamental
Escola pública
Tecnologias digitais
topic Ensino - aprendizagem
Ensino fundamental
Escola pública
Tecnologias digitais
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo tem o objetivo de verificar quais as possibilidades e limites de uso das tecnologias digitais na escola pública de ensino fundamental. Amparados pela literatura da área e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica pretende-se demonstrar a importância do uso das tecnologias digitais nas escolas públicas de ensino fundamental como recurso pedagógico que possa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de maneira inovadora, crítica e participativa, identificando no município de Campo Mourão (PR) escolas públicas de ensino fundamental que desenvolvam um trabalho educativo por meio do uso das TICs. A investigação se dará por meio de um estudo bibliográfico que proporcionará a ampliação do conhecimento sobre o tema, sustentado em diversos autores que abordam o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia na educação, e as práticas pedagógicas medidas pelo uso do computador. De acordo com o delineamento da pesquisa não se exclui a possibilidade da utilização de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para que as tecnologias sejam utilizadas nas escolas de forma a tornar as aulas mais inovadoras e contribuam para uma educação de qualidade e transformadora.
description O presente estudo tem o objetivo de verificar quais as possibilidades e limites de uso das tecnologias digitais na escola pública de ensino fundamental. Amparados pela literatura da área e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica pretende-se demonstrar a importância do uso das tecnologias digitais nas escolas públicas de ensino fundamental como recurso pedagógico que possa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de maneira inovadora, crítica e participativa, identificando no município de Campo Mourão (PR) escolas públicas de ensino fundamental que desenvolvam um trabalho educativo por meio do uso das TICs. A investigação se dará por meio de um estudo bibliográfico que proporcionará a ampliação do conhecimento sobre o tema, sustentado em diversos autores que abordam o processo de ensino e aprendizagem, a tecnologia na educação, e as práticas pedagógicas medidas pelo uso do computador. De acordo com o delineamento da pesquisa não se exclui a possibilidade da utilização de instrumentos de coleta de dados, como questionário e entrevistas. Espera-se com esta pesquisa trazer contribuições para que as tecnologias sejam utilizadas nas escolas de forma a tornar as aulas mais inovadoras e contribuam para uma educação de qualidade e transformadora.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-20T19:39:08Z
2019-11-20T19:39:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2937
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2937
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948619485085696