ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASQUES, Natalia Caetano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4713
Resumo: Para reverter a realidade da acidez dos solos brasileiros, emprega-se a técnica da calagem que, ao neutralizar a solução do solo, influenciará na sua microbiota. Os microrganismos agem como um indicador biológico importante por sua capacidade em responder rapidamente às alterações no solo e sua importância se deve a participação de diversos processos necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Dessa forma, objetivou-se avaliar a capacidade de neutralização de íons H+, isto é, da acidez potencial dos diferentes corretivos agrícolas e a ação dessa alteração na população microbiana a essa aplicação ao longo do tempo. Para isso, foi coletado a camada superficial de um solo argiloso e por meio da necessidade de calagem aplicou-se os tratamentos: T1 – Testemunha; T2 - Calcário calcítico convencional; T3 – Se Power Nano; T4 – Se Power Bio em cada unidade experimental (cilindro de pvc), com 4 repetições. As amostras para análise microbiológica foram coletadas antes da aplicação dos tratamentos e aos 30, 60, 90 e 120 dias após aplicação. Foram pesadas 10g de solo a cada 5cm de profundidade e estas diluídas em série a 10-4 de onde foi retirada uma aliquita de 0,1 mL e disposta sob o meio BDA. As contagens de unidades formadoras de colônia foram realizadas aos 3 dias para bactérias, 5 dias para fungos e após 10 dias de incubação para ambos. O produto Se Power Bio se sobressaiu aos demais quanto a promoção do desenvolvimento microbiano, viabilizando sua recomendação, assim beneficiando o produtor quanto ao manejo, produtividade e lucratividade das culturas.
id UNICESU -1_575b192fbca95cb3b13269f4e239d588
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4713
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLOAcidez do soloBiomassa Microbiana do Solo (BMS)CalcárioPara reverter a realidade da acidez dos solos brasileiros, emprega-se a técnica da calagem que, ao neutralizar a solução do solo, influenciará na sua microbiota. Os microrganismos agem como um indicador biológico importante por sua capacidade em responder rapidamente às alterações no solo e sua importância se deve a participação de diversos processos necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Dessa forma, objetivou-se avaliar a capacidade de neutralização de íons H+, isto é, da acidez potencial dos diferentes corretivos agrícolas e a ação dessa alteração na população microbiana a essa aplicação ao longo do tempo. Para isso, foi coletado a camada superficial de um solo argiloso e por meio da necessidade de calagem aplicou-se os tratamentos: T1 – Testemunha; T2 - Calcário calcítico convencional; T3 – Se Power Nano; T4 – Se Power Bio em cada unidade experimental (cilindro de pvc), com 4 repetições. As amostras para análise microbiológica foram coletadas antes da aplicação dos tratamentos e aos 30, 60, 90 e 120 dias após aplicação. Foram pesadas 10g de solo a cada 5cm de profundidade e estas diluídas em série a 10-4 de onde foi retirada uma aliquita de 0,1 mL e disposta sob o meio BDA. As contagens de unidades formadoras de colônia foram realizadas aos 3 dias para bactérias, 5 dias para fungos e após 10 dias de incubação para ambos. O produto Se Power Bio se sobressaiu aos demais quanto a promoção do desenvolvimento microbiano, viabilizando sua recomendação, assim beneficiando o produtor quanto ao manejo, produtividade e lucratividade das culturas.UniCesumar2020-01-30T18:52:46Z2020-01-30T18:52:46Z2019-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4713otherVASQUES, Natalia Caetanoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:42.656Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLO
title ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLO
spellingShingle ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLO
VASQUES, Natalia Caetano
Acidez do solo
Biomassa Microbiana do Solo (BMS)
Calcário
title_short ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLO
title_full ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLO
title_fullStr ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLO
title_full_unstemmed ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLO
title_sort ATUAÇÃO DE DIFERENTES CORRETIVOS NA BIOMASSA MICROBIANA DO SOLO
author VASQUES, Natalia Caetano
author_facet VASQUES, Natalia Caetano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASQUES, Natalia Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Acidez do solo
Biomassa Microbiana do Solo (BMS)
Calcário
topic Acidez do solo
Biomassa Microbiana do Solo (BMS)
Calcário
dc.description.none.fl_txt_mv Para reverter a realidade da acidez dos solos brasileiros, emprega-se a técnica da calagem que, ao neutralizar a solução do solo, influenciará na sua microbiota. Os microrganismos agem como um indicador biológico importante por sua capacidade em responder rapidamente às alterações no solo e sua importância se deve a participação de diversos processos necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Dessa forma, objetivou-se avaliar a capacidade de neutralização de íons H+, isto é, da acidez potencial dos diferentes corretivos agrícolas e a ação dessa alteração na população microbiana a essa aplicação ao longo do tempo. Para isso, foi coletado a camada superficial de um solo argiloso e por meio da necessidade de calagem aplicou-se os tratamentos: T1 – Testemunha; T2 - Calcário calcítico convencional; T3 – Se Power Nano; T4 – Se Power Bio em cada unidade experimental (cilindro de pvc), com 4 repetições. As amostras para análise microbiológica foram coletadas antes da aplicação dos tratamentos e aos 30, 60, 90 e 120 dias após aplicação. Foram pesadas 10g de solo a cada 5cm de profundidade e estas diluídas em série a 10-4 de onde foi retirada uma aliquita de 0,1 mL e disposta sob o meio BDA. As contagens de unidades formadoras de colônia foram realizadas aos 3 dias para bactérias, 5 dias para fungos e após 10 dias de incubação para ambos. O produto Se Power Bio se sobressaiu aos demais quanto a promoção do desenvolvimento microbiano, viabilizando sua recomendação, assim beneficiando o produtor quanto ao manejo, produtividade e lucratividade das culturas.
description Para reverter a realidade da acidez dos solos brasileiros, emprega-se a técnica da calagem que, ao neutralizar a solução do solo, influenciará na sua microbiota. Os microrganismos agem como um indicador biológico importante por sua capacidade em responder rapidamente às alterações no solo e sua importância se deve a participação de diversos processos necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Dessa forma, objetivou-se avaliar a capacidade de neutralização de íons H+, isto é, da acidez potencial dos diferentes corretivos agrícolas e a ação dessa alteração na população microbiana a essa aplicação ao longo do tempo. Para isso, foi coletado a camada superficial de um solo argiloso e por meio da necessidade de calagem aplicou-se os tratamentos: T1 – Testemunha; T2 - Calcário calcítico convencional; T3 – Se Power Nano; T4 – Se Power Bio em cada unidade experimental (cilindro de pvc), com 4 repetições. As amostras para análise microbiológica foram coletadas antes da aplicação dos tratamentos e aos 30, 60, 90 e 120 dias após aplicação. Foram pesadas 10g de solo a cada 5cm de profundidade e estas diluídas em série a 10-4 de onde foi retirada uma aliquita de 0,1 mL e disposta sob o meio BDA. As contagens de unidades formadoras de colônia foram realizadas aos 3 dias para bactérias, 5 dias para fungos e após 10 dias de incubação para ambos. O produto Se Power Bio se sobressaiu aos demais quanto a promoção do desenvolvimento microbiano, viabilizando sua recomendação, assim beneficiando o produtor quanto ao manejo, produtividade e lucratividade das culturas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
2020-01-30T18:52:46Z
2020-01-30T18:52:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4713
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4713
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583526268928