INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASQUES, Natalia Caetano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LUSTRI, Bárbara Maria, BOCALETTI, Luiz Henrique dos Reis, RAMARI, Thais Iácono, GASPAROTTO, Francielli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4130
Resumo: Para reverter a realidade da acidez dos solos brasileiros, emprega- se a técnica da calagem que ao neutralizar a solução do solo influenciará na microbiota deste. Os microrganismos agem como um indicador biológico importante por sua capacidade em responder rapidamente às alterações no solo e sua importância se deve a participação de diversos processos necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Desta forma, objetiva- se avaliar a capacidade de neutralização de íons H+, isto é, da acidez potencial, dos diferentes corretivos agrícolas e a ação desta alteração na população microbiana à esta aplicação ao longo do tempo. Para isso, será coletada a camada superficial de um solo argiloso que através da análise química será obtido a necessidade de calagem e então será aplicado os tratamentos (T1 –Testemunha;T2 -Calcário calcítico convencional;T3 –Se Power Nano;T4 –Se Power BIO)em cada unidade experimental (cilindro de pvc), com 4 repetições. As amostras para análise microbiológica serão coletadas antes da aplicação dos tratamentos, aos 30, 60, 90 e 120 dias após aplicação. Passarão pela secagem e diluição em série para retirada da alíquota que será disposta sob o meio BDA.As contagens de unidades formadoras de colônia serão realizadas aos 3 dias para bactérias e 5 dias para fungos. Espera- se que a aplicação do produto Se Power Bio e Se Power se sobressaiam aos demais quanto a eficiência da neutralização do pH e promoção do desenvolvimento microbiano, viabilizando sua recomendação, assim beneficiando o produtor quanto ao manejo, produtividade e lucratividade das culturas.
id UNICESU-1_f649f5c42ef300448b8822581d128773
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4130
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLOAcidez do soloBiomassa microbiana do solo (BMS)CalcárioPara reverter a realidade da acidez dos solos brasileiros, emprega- se a técnica da calagem que ao neutralizar a solução do solo influenciará na microbiota deste. Os microrganismos agem como um indicador biológico importante por sua capacidade em responder rapidamente às alterações no solo e sua importância se deve a participação de diversos processos necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Desta forma, objetiva- se avaliar a capacidade de neutralização de íons H+, isto é, da acidez potencial, dos diferentes corretivos agrícolas e a ação desta alteração na população microbiana à esta aplicação ao longo do tempo. Para isso, será coletada a camada superficial de um solo argiloso que através da análise química será obtido a necessidade de calagem e então será aplicado os tratamentos (T1 –Testemunha;T2 -Calcário calcítico convencional;T3 –Se Power Nano;T4 –Se Power BIO)em cada unidade experimental (cilindro de pvc), com 4 repetições. As amostras para análise microbiológica serão coletadas antes da aplicação dos tratamentos, aos 30, 60, 90 e 120 dias após aplicação. Passarão pela secagem e diluição em série para retirada da alíquota que será disposta sob o meio BDA.As contagens de unidades formadoras de colônia serão realizadas aos 3 dias para bactérias e 5 dias para fungos. Espera- se que a aplicação do produto Se Power Bio e Se Power se sobressaiam aos demais quanto a eficiência da neutralização do pH e promoção do desenvolvimento microbiano, viabilizando sua recomendação, assim beneficiando o produtor quanto ao manejo, produtividade e lucratividade das culturas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-10T20:22:02Z2020-01-10T20:22:02Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4130porVASQUES, Natalia CaetanoLUSTRI, Bárbara MariaBOCALETTI, Luiz Henrique dos ReisRAMARI, Thais IáconoGASPAROTTO, Francielliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:27:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4130Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:27:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO
title INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO
spellingShingle INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO
VASQUES, Natalia Caetano
Acidez do solo
Biomassa microbiana do solo (BMS)
Calcário
title_short INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO
title_full INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO
title_fullStr INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO
title_sort INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CORRETIVOS NAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO
author VASQUES, Natalia Caetano
author_facet VASQUES, Natalia Caetano
LUSTRI, Bárbara Maria
BOCALETTI, Luiz Henrique dos Reis
RAMARI, Thais Iácono
GASPAROTTO, Francielli
author_role author
author2 LUSTRI, Bárbara Maria
BOCALETTI, Luiz Henrique dos Reis
RAMARI, Thais Iácono
GASPAROTTO, Francielli
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASQUES, Natalia Caetano
LUSTRI, Bárbara Maria
BOCALETTI, Luiz Henrique dos Reis
RAMARI, Thais Iácono
GASPAROTTO, Francielli
dc.subject.por.fl_str_mv Acidez do solo
Biomassa microbiana do solo (BMS)
Calcário
topic Acidez do solo
Biomassa microbiana do solo (BMS)
Calcário
description Para reverter a realidade da acidez dos solos brasileiros, emprega- se a técnica da calagem que ao neutralizar a solução do solo influenciará na microbiota deste. Os microrganismos agem como um indicador biológico importante por sua capacidade em responder rapidamente às alterações no solo e sua importância se deve a participação de diversos processos necessários para o bom desenvolvimento das culturas. Desta forma, objetiva- se avaliar a capacidade de neutralização de íons H+, isto é, da acidez potencial, dos diferentes corretivos agrícolas e a ação desta alteração na população microbiana à esta aplicação ao longo do tempo. Para isso, será coletada a camada superficial de um solo argiloso que através da análise química será obtido a necessidade de calagem e então será aplicado os tratamentos (T1 –Testemunha;T2 -Calcário calcítico convencional;T3 –Se Power Nano;T4 –Se Power BIO)em cada unidade experimental (cilindro de pvc), com 4 repetições. As amostras para análise microbiológica serão coletadas antes da aplicação dos tratamentos, aos 30, 60, 90 e 120 dias após aplicação. Passarão pela secagem e diluição em série para retirada da alíquota que será disposta sob o meio BDA.As contagens de unidades formadoras de colônia serão realizadas aos 3 dias para bactérias e 5 dias para fungos. Espera- se que a aplicação do produto Se Power Bio e Se Power se sobressaiam aos demais quanto a eficiência da neutralização do pH e promoção do desenvolvimento microbiano, viabilizando sua recomendação, assim beneficiando o produtor quanto ao manejo, produtividade e lucratividade das culturas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-10T20:22:02Z
2020-01-10T20:22:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4130
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309697379532800