AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOSKALEWICZ, Adriane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2560
Resumo: A presente pesquisa teve como principal foco de estudo analisar a relação entre capacidades especializadas de marketing e os desempenhos organizacional e de inovação. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando-se indicadores financeiros e de mercado. As variáveis de inovação trabalhadas foram desenvolvimento de novos produtos, conquista de novos mercados, aumento de qualidade nos produtos, sucesso no lançamento e exclusividade. A pesquisa foi aplicada em empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 101 questionários válidos foram utilizados na análise de dados. Dos casos coletados, 46,1% representam empresas paranaenses. Os dados foram analisados utilizandose estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipótese. Os resultados demonstram que as capacidades especializadas de marketing se relacionam positivamente com o desempenho organizacional e com o desempenho de inovação. Evidencia-se então, a importância de se trabalhar com as capacidades de marketing nas organizações do setor TIC para o alcance de resultados financeiros, de mercado e de inovação.
id UNICESU-1_5780265448d3e24a7d6d9894a8974493
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2560
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TICCapacidades especializadas de marketingDesempenho organizacionalDesempenho de inovaçãoInovaçãoMarketing estratégicoA presente pesquisa teve como principal foco de estudo analisar a relação entre capacidades especializadas de marketing e os desempenhos organizacional e de inovação. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando-se indicadores financeiros e de mercado. As variáveis de inovação trabalhadas foram desenvolvimento de novos produtos, conquista de novos mercados, aumento de qualidade nos produtos, sucesso no lançamento e exclusividade. A pesquisa foi aplicada em empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 101 questionários válidos foram utilizados na análise de dados. Dos casos coletados, 46,1% representam empresas paranaenses. Os dados foram analisados utilizandose estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipótese. Os resultados demonstram que as capacidades especializadas de marketing se relacionam positivamente com o desempenho organizacional e com o desempenho de inovação. Evidencia-se então, a importância de se trabalhar com as capacidades de marketing nas organizações do setor TIC para o alcance de resultados financeiros, de mercado e de inovação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T19:46:04Z2019-11-06T19:46:04Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2560porMOSKALEWICZ, Adrianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:44:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2560Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:44:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
title AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
spellingShingle AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
MOSKALEWICZ, Adriane
Capacidades especializadas de marketing
Desempenho organizacional
Desempenho de inovação
Inovação
Marketing estratégico
title_short AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
title_full AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
title_fullStr AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
title_full_unstemmed AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
title_sort AS CAPACIDADES ESPECIALIZADAS DE MARKETING E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DO SETOR TIC
author MOSKALEWICZ, Adriane
author_facet MOSKALEWICZ, Adriane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOSKALEWICZ, Adriane
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidades especializadas de marketing
Desempenho organizacional
Desempenho de inovação
Inovação
Marketing estratégico
topic Capacidades especializadas de marketing
Desempenho organizacional
Desempenho de inovação
Inovação
Marketing estratégico
description A presente pesquisa teve como principal foco de estudo analisar a relação entre capacidades especializadas de marketing e os desempenhos organizacional e de inovação. São consideradas capacidades especializadas de marketing as variáveis: preço, produto, distribuição, promoção, pesquisa de mercado e vendas. O desempenho organizacional foi medido utilizando-se indicadores financeiros e de mercado. As variáveis de inovação trabalhadas foram desenvolvimento de novos produtos, conquista de novos mercados, aumento de qualidade nos produtos, sucesso no lançamento e exclusividade. A pesquisa foi aplicada em empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). 101 questionários válidos foram utilizados na análise de dados. Dos casos coletados, 46,1% representam empresas paranaenses. Os dados foram analisados utilizandose estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória por meio da utilização da técnica PLS-SEM para o teste de hipótese. Os resultados demonstram que as capacidades especializadas de marketing se relacionam positivamente com o desempenho organizacional e com o desempenho de inovação. Evidencia-se então, a importância de se trabalhar com as capacidades de marketing nas organizações do setor TIC para o alcance de resultados financeiros, de mercado e de inovação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T19:46:04Z
2019-11-06T19:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2560
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098724946083840