A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1648 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta como vem sendo realizada a inclusão de alunos autistas nas escolas de ensino regular após a Declaração de Salamanca. Declaração essa que passou a defender mais objetivamente, os direitos à educação de pessoas com necessidades especiais e teve força nos Brasil após a LDB de 1996. Apesar do grande progresso na educação inclusiva, existe ainda uma demanda significativa de adaptações no que tange à inclusão de alunos com TEA (Transtornos do Espectro Autista), que vai desde a formação especial ao corpo docente, a possíveis adaptações físicas na sala de aula. O caminho que essa inclusão vem percorrendo é apresentado por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos e livros que tratam da inclusão escolar e autismo, revistas científicas, estudo de caso com autistas, leis que regulam a inclusão e documentos do Ministério da Educação e Cultura. Há grande esforço por parte dos professores que recebem em suas salas de aula, alunos com TEA, porém, esse esforço está muito mais embasado na força de vontade em bem atender esses alunos, do quem em metodologias voltadas para inclusão dessa população. Especialmente, por se tratar de uma síndrome recentemente estudada, com causa ainda cientificamente não determinada, ocasiona a falta de conhecimento nos próprios familiares, se estendendo para o espaço escolar, mas, na área psicológica, vários estudos vêm demonstrando como funciona o aprendizado dessas pessoas, possibilitando o desenvolvimento de técnicas e metodologias para o trabalho com portadores de TEA. |
id |
UNICESU -1_64ca0b561ef6ddfc91a996daf1c7a792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1648 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCATendênciaEducaçãoMetodologiaEsta pesquisa apresenta como vem sendo realizada a inclusão de alunos autistas nas escolas de ensino regular após a Declaração de Salamanca. Declaração essa que passou a defender mais objetivamente, os direitos à educação de pessoas com necessidades especiais e teve força nos Brasil após a LDB de 1996. Apesar do grande progresso na educação inclusiva, existe ainda uma demanda significativa de adaptações no que tange à inclusão de alunos com TEA (Transtornos do Espectro Autista), que vai desde a formação especial ao corpo docente, a possíveis adaptações físicas na sala de aula. O caminho que essa inclusão vem percorrendo é apresentado por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos e livros que tratam da inclusão escolar e autismo, revistas científicas, estudo de caso com autistas, leis que regulam a inclusão e documentos do Ministério da Educação e Cultura. Há grande esforço por parte dos professores que recebem em suas salas de aula, alunos com TEA, porém, esse esforço está muito mais embasado na força de vontade em bem atender esses alunos, do quem em metodologias voltadas para inclusão dessa população. Especialmente, por se tratar de uma síndrome recentemente estudada, com causa ainda cientificamente não determinada, ocasiona a falta de conhecimento nos próprios familiares, se estendendo para o espaço escolar, mas, na área psicológica, vários estudos vêm demonstrando como funciona o aprendizado dessas pessoas, possibilitando o desenvolvimento de técnicas e metodologias para o trabalho com portadores de TEA.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T18:31:20Z2019-08-14T18:31:20Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1648porCARTONI, Ana Paula Dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:27:56ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA |
title |
A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA |
spellingShingle |
A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA CARTONI, Ana Paula Dos Santos Tendência Educação Metodologia |
title_short |
A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA |
title_full |
A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA |
title_fullStr |
A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA |
title_full_unstemmed |
A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA |
title_sort |
A INCLUSÃO DE AUTISTAS NO ENSINO REGULAR APÓS A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA |
author |
CARTONI, Ana Paula Dos Santos |
author_facet |
CARTONI, Ana Paula Dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARTONI, Ana Paula Dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tendência Educação Metodologia |
topic |
Tendência Educação Metodologia |
description |
Esta pesquisa apresenta como vem sendo realizada a inclusão de alunos autistas nas escolas de ensino regular após a Declaração de Salamanca. Declaração essa que passou a defender mais objetivamente, os direitos à educação de pessoas com necessidades especiais e teve força nos Brasil após a LDB de 1996. Apesar do grande progresso na educação inclusiva, existe ainda uma demanda significativa de adaptações no que tange à inclusão de alunos com TEA (Transtornos do Espectro Autista), que vai desde a formação especial ao corpo docente, a possíveis adaptações físicas na sala de aula. O caminho que essa inclusão vem percorrendo é apresentado por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos e livros que tratam da inclusão escolar e autismo, revistas científicas, estudo de caso com autistas, leis que regulam a inclusão e documentos do Ministério da Educação e Cultura. Há grande esforço por parte dos professores que recebem em suas salas de aula, alunos com TEA, porém, esse esforço está muito mais embasado na força de vontade em bem atender esses alunos, do quem em metodologias voltadas para inclusão dessa população. Especialmente, por se tratar de uma síndrome recentemente estudada, com causa ainda cientificamente não determinada, ocasiona a falta de conhecimento nos próprios familiares, se estendendo para o espaço escolar, mas, na área psicológica, vários estudos vêm demonstrando como funciona o aprendizado dessas pessoas, possibilitando o desenvolvimento de técnicas e metodologias para o trabalho com portadores de TEA. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T18:31:20Z 2019-08-14T18:31:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1648 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771964071608320 |