A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Natuza
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CARAMASCHI, Brenda, CARDOSO, Victor
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6110
Resumo: Este trabalho, desenvolvido com base na teoria da Folkcomunicação e estudos sobre Cultura popular, tem como objeto de pesquisa a encenação da Paixão de Cristo, realizada em Maringá pela Renovação Carismática Católica (RCC), desde 1996, em caráter paroquial, e em 2004 passou a ser encenada em local público no principal ponto turístico da cidade, a Praça da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. O objetivo é contextualizar este evento como uma manifestação popular rica em elementos folkcomunicacionais, potencializada pela força que a Igreja Católica tem na sociedade maringaense. Uma pesquisa de campo foi realizada com o objetivo de produzir um videodocumentário, com duração de aproximadamente 45 minutos, que mostra o processo de produção da peça, com imagens dos ensaios, preparação, organização e apresentação do espetáculo teatral. Para isso, foi imprescindível o contato direto com a equipe de produção, para acompanhar os bastidores da peça e identificar elementos que aliados à pesquisa bibliográfica, ajudaram a contextualizar a encenação como uma ferramenta da Igreja Católica que promove a evangelização por meio da emoção religiosa e, ao mesmo tempo, reforça a história bíblica que fundamenta a fé católica. Estes elementos, agregados às entrevistas com as pessoas envolvidas nos direcionam a encontrar respostas para o problema principal da pesquisa: se a encenação da Paixão de Cristo em Maringá pode ser considerada uma manifestação genuinamente popular mesmo com todas as mudanças que sofreu devido à expectativa que ela gera por parte do grande público. Mesmo sendo um rito da Igreja Católica, incorporado em forma de peça teatral por fiéis membros da Renovação Carismática Católica de Maringá, a peça não pode ser desvinculada de todas as influências socioculturais da região em que é realizada. Cabe-se assim, uma análise também, da realidade regional de Maringá.
id UNICESU -1_67b12b3be37ec589633dbda80612b561
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6110
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSACultura popularFolkcomunicaçãoMaringáPaixão de CristoReligião.Este trabalho, desenvolvido com base na teoria da Folkcomunicação e estudos sobre Cultura popular, tem como objeto de pesquisa a encenação da Paixão de Cristo, realizada em Maringá pela Renovação Carismática Católica (RCC), desde 1996, em caráter paroquial, e em 2004 passou a ser encenada em local público no principal ponto turístico da cidade, a Praça da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. O objetivo é contextualizar este evento como uma manifestação popular rica em elementos folkcomunicacionais, potencializada pela força que a Igreja Católica tem na sociedade maringaense. Uma pesquisa de campo foi realizada com o objetivo de produzir um videodocumentário, com duração de aproximadamente 45 minutos, que mostra o processo de produção da peça, com imagens dos ensaios, preparação, organização e apresentação do espetáculo teatral. Para isso, foi imprescindível o contato direto com a equipe de produção, para acompanhar os bastidores da peça e identificar elementos que aliados à pesquisa bibliográfica, ajudaram a contextualizar a encenação como uma ferramenta da Igreja Católica que promove a evangelização por meio da emoção religiosa e, ao mesmo tempo, reforça a história bíblica que fundamenta a fé católica. Estes elementos, agregados às entrevistas com as pessoas envolvidas nos direcionam a encontrar respostas para o problema principal da pesquisa: se a encenação da Paixão de Cristo em Maringá pode ser considerada uma manifestação genuinamente popular mesmo com todas as mudanças que sofreu devido à expectativa que ela gera por parte do grande público. Mesmo sendo um rito da Igreja Católica, incorporado em forma de peça teatral por fiéis membros da Renovação Carismática Católica de Maringá, a peça não pode ser desvinculada de todas as influências socioculturais da região em que é realizada. Cabe-se assim, uma análise também, da realidade regional de Maringá.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-30T23:05:16Z2020-09-30T23:05:16Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6110porOLIVEIRA, NatuzaCARAMASCHI, BrendaCARDOSO, Victorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-05T12:23:03ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA
title A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA
spellingShingle A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA
OLIVEIRA, Natuza
Cultura popular
Folkcomunicação
Maringá
Paixão de Cristo
Religião
.
title_short A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA
title_full A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA
title_fullStr A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA
title_full_unstemmed A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA
title_sort A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA
author OLIVEIRA, Natuza
author_facet OLIVEIRA, Natuza
CARAMASCHI, Brenda
CARDOSO, Victor
author_role author
author2 CARAMASCHI, Brenda
CARDOSO, Victor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Natuza
CARAMASCHI, Brenda
CARDOSO, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Folkcomunicação
Maringá
Paixão de Cristo
Religião
.
topic Cultura popular
Folkcomunicação
Maringá
Paixão de Cristo
Religião
.
description Este trabalho, desenvolvido com base na teoria da Folkcomunicação e estudos sobre Cultura popular, tem como objeto de pesquisa a encenação da Paixão de Cristo, realizada em Maringá pela Renovação Carismática Católica (RCC), desde 1996, em caráter paroquial, e em 2004 passou a ser encenada em local público no principal ponto turístico da cidade, a Praça da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. O objetivo é contextualizar este evento como uma manifestação popular rica em elementos folkcomunicacionais, potencializada pela força que a Igreja Católica tem na sociedade maringaense. Uma pesquisa de campo foi realizada com o objetivo de produzir um videodocumentário, com duração de aproximadamente 45 minutos, que mostra o processo de produção da peça, com imagens dos ensaios, preparação, organização e apresentação do espetáculo teatral. Para isso, foi imprescindível o contato direto com a equipe de produção, para acompanhar os bastidores da peça e identificar elementos que aliados à pesquisa bibliográfica, ajudaram a contextualizar a encenação como uma ferramenta da Igreja Católica que promove a evangelização por meio da emoção religiosa e, ao mesmo tempo, reforça a história bíblica que fundamenta a fé católica. Estes elementos, agregados às entrevistas com as pessoas envolvidas nos direcionam a encontrar respostas para o problema principal da pesquisa: se a encenação da Paixão de Cristo em Maringá pode ser considerada uma manifestação genuinamente popular mesmo com todas as mudanças que sofreu devido à expectativa que ela gera por parte do grande público. Mesmo sendo um rito da Igreja Católica, incorporado em forma de peça teatral por fiéis membros da Renovação Carismática Católica de Maringá, a peça não pode ser desvinculada de todas as influências socioculturais da região em que é realizada. Cabe-se assim, uma análise também, da realidade regional de Maringá.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-30T23:05:16Z
2020-09-30T23:05:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6110
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771956712701952