OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3537 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é analisar alguns dados dos cursos semipresenciais reunidos no‘Censo EAD.BR 2017-Relatório a nalítico da aprendizagem a distância no Brasil’, disponibilizados na versão on-line pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). A metodologia utilizada consiste numa revisão bibliográfica e documental de natureza quanti qualitativa. O conjunto de informações quantitativas dispostas em cinco gráficos e duas tabelas foi extraído do referido relatório.A revisão bibliográfica possibilitou uma análise quanti- qualitativa das informações coletadas. Os resultados indicam que 351 instituições regulamentadas pelo MEC responderam os questionários enviados pela ABED, sendo esse o maior número de respondentes da história do Censo. Sugere-se que houve um aumento na oferta e crescimento dos cursos semipresenciais e a EaD no Brasil continua tendo números expressivos no processo de democratização da educação no Brasil. Conclui - se que apesar da expansão e flexibilização dos cursos semipresenciais é necessária um constante reflexão para a qualidade do ensino ofertada dos cursos semipresenciais. |
id |
UNICESU -1_69a450468e38cdd3cb001ec1c2110e57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3537 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASILPolíticaEducação à distânciaRelatório analíticoSemipresenciaisO objetivo desse estudo é analisar alguns dados dos cursos semipresenciais reunidos no‘Censo EAD.BR 2017-Relatório a nalítico da aprendizagem a distância no Brasil’, disponibilizados na versão on-line pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). A metodologia utilizada consiste numa revisão bibliográfica e documental de natureza quanti qualitativa. O conjunto de informações quantitativas dispostas em cinco gráficos e duas tabelas foi extraído do referido relatório.A revisão bibliográfica possibilitou uma análise quanti- qualitativa das informações coletadas. Os resultados indicam que 351 instituições regulamentadas pelo MEC responderam os questionários enviados pela ABED, sendo esse o maior número de respondentes da história do Censo. Sugere-se que houve um aumento na oferta e crescimento dos cursos semipresenciais e a EaD no Brasil continua tendo números expressivos no processo de democratização da educação no Brasil. Conclui - se que apesar da expansão e flexibilização dos cursos semipresenciais é necessária um constante reflexão para a qualidade do ensino ofertada dos cursos semipresenciais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T18:21:12Z2019-12-11T18:21:12Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3537porTORTORELI, Adélia CristinaCOSTA, Maria Luisa FurlanMENDONÇA, Camila Tecla MorteanBURCI, Taissa Vieira LozanoOLIVEIRA, Renata deOLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:47ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL |
title |
OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL |
spellingShingle |
OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL TORTORELI, Adélia Cristina Política Educação à distância Relatório analítico Semipresenciais |
title_short |
OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL |
title_full |
OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL |
title_fullStr |
OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL |
title_sort |
OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL |
author |
TORTORELI, Adélia Cristina |
author_facet |
TORTORELI, Adélia Cristina COSTA, Maria Luisa Furlan MENDONÇA, Camila Tecla Mortean BURCI, Taissa Vieira Lozano OLIVEIRA, Renata de OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, Maria Luisa Furlan MENDONÇA, Camila Tecla Mortean BURCI, Taissa Vieira Lozano OLIVEIRA, Renata de OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TORTORELI, Adélia Cristina COSTA, Maria Luisa Furlan MENDONÇA, Camila Tecla Mortean BURCI, Taissa Vieira Lozano OLIVEIRA, Renata de OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Educação à distância Relatório analítico Semipresenciais |
topic |
Política Educação à distância Relatório analítico Semipresenciais |
description |
O objetivo desse estudo é analisar alguns dados dos cursos semipresenciais reunidos no‘Censo EAD.BR 2017-Relatório a nalítico da aprendizagem a distância no Brasil’, disponibilizados na versão on-line pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). A metodologia utilizada consiste numa revisão bibliográfica e documental de natureza quanti qualitativa. O conjunto de informações quantitativas dispostas em cinco gráficos e duas tabelas foi extraído do referido relatório.A revisão bibliográfica possibilitou uma análise quanti- qualitativa das informações coletadas. Os resultados indicam que 351 instituições regulamentadas pelo MEC responderam os questionários enviados pela ABED, sendo esse o maior número de respondentes da história do Censo. Sugere-se que houve um aumento na oferta e crescimento dos cursos semipresenciais e a EaD no Brasil continua tendo números expressivos no processo de democratização da educação no Brasil. Conclui - se que apesar da expansão e flexibilização dos cursos semipresenciais é necessária um constante reflexão para a qualidade do ensino ofertada dos cursos semipresenciais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T18:21:12Z 2019-12-11T18:21:12Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3537 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771930904100865 |