Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Linha de Pesquisa: Organizações e Conhecimento. Orientador: Profo. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. Coorientador: Profa. Dra. Letícia Fleig Dal Forno. |
id |
UNICESU-1_8789831a749b84dc693c3bff990d765c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1110 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitualGestão do ConhecimentoProcessos OrganizacionaisGestão Escolar PúblicaDissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Linha de Pesquisa: Organizações e Conhecimento. Orientador: Profo. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. Coorientador: Profa. Dra. Letícia Fleig Dal Forno.Reflexões e estudos têm sido realizados no âmbito escolar com o intuito de promover a melhoria dos serviços educacionais prestados pelas escolas públicas e, consequentemente, o rendimento educacional dos alunos, através da utilização de práticas que proporcionem melhor eficiência nos processos realizados na instituição. Diz-se isto, pois a gestão, no contexto da educação, tem sido vista como intrínseca à própria prática educativa, uma vez que, por meio de pesquisas, comprovou-se a existência de uma correlação entre a gestão escolar e os níveis de rendimento educacional dos alunos. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar um modelo teóricoconceitual para a implementação de práticas de gestão do conhecimento da área de processos organizacionais para melhorar a gestão escolar de escolas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB). Com relação ao objetivo da pesquisa, esta é descritiva e exploratória. Quanto à abordagem utilizada, observa-se que é mista: quantitativa, pelo uso da estatística descritiva e do método de análise de confiabilidade dos dados obtidos pelo questionário (o alfa de Cronbach), e qualitativa, pela pesquisa conceber uma proposta teórico-conceitual de um modelo. O procedimento técnico utilizado foi o de estudo de casos múltiplos. Para a constituição da amostra desta pesquisa, participaram apenas os gestores que atuam, especificamente, no ambiente escolar público de escolas de nível fundamental, a saber: os diretores e os coordenadores pedagógicos. No total, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa, sendo vinte e três diretores de escolas e vinte e nove coordenadores escolares. A partir do diagnóstico realizado, observa-se que as práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais pesquisadas não estão sendo utilizadas de acordo com todas as suas potencialidades de gerar resultados em termos de eficiência. Diante disto, foi proposto um modelo teórico-conceitual para implementação das práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais para o contexto escolar público.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzFORNO, Leticia Fleig DalMACHADO, Caio Pisconti2019-08-02T19:06:45Z2019-08-02T19:06:45Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-07-14T15:38:28Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1110Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-07-14T15:38:28Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual |
title |
Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual |
spellingShingle |
Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual MACHADO, Caio Pisconti Gestão do Conhecimento Processos Organizacionais Gestão Escolar Pública |
title_short |
Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual |
title_full |
Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual |
title_fullStr |
Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual |
title_full_unstemmed |
Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual |
title_sort |
Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual |
author |
MACHADO, Caio Pisconti |
author_facet |
MACHADO, Caio Pisconti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz FORNO, Leticia Fleig Dal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, Caio Pisconti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Processos Organizacionais Gestão Escolar Pública |
topic |
Gestão do Conhecimento Processos Organizacionais Gestão Escolar Pública |
description |
Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Linha de Pesquisa: Organizações e Conhecimento. Orientador: Profo. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. Coorientador: Profa. Dra. Letícia Fleig Dal Forno. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-08 2019-08-02T19:06:45Z 2019-08-02T19:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098694009946112 |