ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOTARI, Viviane Favaro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2473
Resumo: Este trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.
id UNICESU -1_6fd133798a98bda0b4f22cc85aef3f62
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2473
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTALAquisição ortográficaEnsino e aprendizagemEnunciados escritosEste trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T13:19:19Z2019-09-13T13:19:19Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2473porNOTARI, Viviane Favaroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:18ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
NOTARI, Viviane Favaro
Aquisição ortográfica
Ensino e aprendizagem
Enunciados escritos
title_short ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
author NOTARI, Viviane Favaro
author_facet NOTARI, Viviane Favaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NOTARI, Viviane Favaro
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição ortográfica
Ensino e aprendizagem
Enunciados escritos
topic Aquisição ortográfica
Ensino e aprendizagem
Enunciados escritos
description Este trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T13:19:19Z
2019-09-13T13:19:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2473
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771937114816512