ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2473 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNICESU-1_6fd133798a98bda0b4f22cc85aef3f62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2473 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTALAquisição ortográficaEnsino e aprendizagemEnunciados escritosEste trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T13:19:19Z2019-09-13T13:19:19Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2473porNOTARI, Viviane Favaroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:18Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2473Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:41:18Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL NOTARI, Viviane Favaro Aquisição ortográfica Ensino e aprendizagem Enunciados escritos |
title_short |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
NOTARI, Viviane Favaro |
author_facet |
NOTARI, Viviane Favaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOTARI, Viviane Favaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição ortográfica Ensino e aprendizagem Enunciados escritos |
topic |
Aquisição ortográfica Ensino e aprendizagem Enunciados escritos |
description |
Este trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-13T13:19:19Z 2019-09-13T13:19:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2473 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098701258752000 |