ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Notari, Viviane Favaro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2473
Resumo: Este trabalho busca compreender as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental, a partir da análise de erros ortográficos presentes em enunciados escritos por crianças em processo de aquisição ortográfica. Para cumprir com o objetivo proposto, analisamos 63 enunciados escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental, coletados em uma escola pública, na cidade de Maringá - PR. A partir disso, investigamos a influência do entrelaçamento de práticas de oralidade e letramento no aparecimento das ocorrências ortográficas não convencionais. Logo, com base nos registros ortográficos não convencionais, analisamos as práticas escolares de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, enfatizando o desenvolvimento do letramento escolar. Pudemos, então, constatar que os registros não convencionais recebem influência da circulação dos escreventes por práticas sociais de oralidade e letramento. Com isso, os professores de Língua Portuguesa precisam reformular suas práticas para obter resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.
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