INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPLEXIDADES TRANSFERIDAS PARA O GESTOR ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Júlia Carla
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes, MOURA, Vanildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4207
Resumo: O presente projeto aborda os entraves enfrentados diariamente por gestores de escolas públicas que possuem alunos com dificuldades escolares e participantes de programas de educação inclusiva. O objetivo é identificar o papel do gestor na inclusão desses alunos, a fim de identificar se há alguma transferência de responsabilidades. Para tanto, serão realizadas entrevistas com diretores e pedagogos responsáveis pela gestão de escolas públicas, que ofertem o Ensino Fundamental I, na cidade de Contagem, em Minas Gerais. A pesquisa contará com uma revisão bibliográfica, será de natureza qualitativa e desenvolvida em campo por meio das entrevistas, cujas apurações serão por meio de Análise do Discurso. A questão que norteará esse estudo sintetiza- se em: existe transferência de responsabilidades do/para o gestor escolar? O estudo justifica- se pela necessidade de pedagogos conhecerem a função desse profissional dentro da escola e verificar como ele assegura o direito a Educação aos alunos com necessidades especiais, seguindo as políticas de inclusão. Espera- se com essa pesquisa, contribuir com as reflexões sobre as responsabilidades de cada integrante das instituições de ensino, bem como a necessidade de políticas públicas que norteiem as ações acerca da inclusão escolar.
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