BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1542 |
Resumo: | O artigo revela a educação lúdica defendida nas brinquedotecas em extensão, principalmente sobre a importância da classificação de jogos, que tem sido desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de Francisco Beltrão e de Cascavel. Existem diferentes brinquedotecas - na saúde, na educação e no serviço social -, que atendem vários objetivos, mas todas elas promovem atividades lúdicas a seus frequentadores. A metodologia adotada (expositiva/dialogada e vivência) baseia-se em autores como Friedmann (1996), Garon (1998), Michelet (1996), Piaget (2010) e na pesquisa-ação de Ludk/André (1986). Até o momento foram cumpridas as etapas (2009/2010, 2013/2014): a) implantação da brinquedoteca Brincarbem, na Associação Marrecas do Bem-Estar ao Menor - AMARBEM e da brinquedoteca Aquarela, na UNIOESTE, onde acadêmicos da Pedagogia realizaram atividades de extensão, b) visitas e curso sobre funcionamento das brinquedotecas, c) reprogramação dos espaços lúdicos e classificação de materiais, d) solicitação de jogos de acordo com a faixa etária atendida. Em Francisco Beltrão, todas essas fases foram realizadas e brinquedotecas implantadas, assim como prevê o Plano Municipal de Educação (2007-2017) e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Em relação a Cascavel, os cursos de formação receberam destaque (2016/2017), pois o Plano Municipal de Educação (2015-2025), tem como meta a implantação de brinquedotecas em todos os CMEIs. Compreendemos que, as brinquedotecas em extensão, contribuem para a implantação/sustentação de brinquedotecas de qualidade em diversos setores da sociedade. Entretanto, para que os cidadãos se beneficiem desses ambientes faz-se necessário a revisão e o acompanhamento das políticas públicas/lúdicas. |
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