ESTRESSE E BURNOUT NOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PEREIRA, Ana Maria Teresa Benevides, CAETANO, Luciana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5716
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse e burnout em 499 professores do ensino público fundamental de 25 cidades paranaenses. Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário sócio-demográfico para caracterização da amostra; 2) ISE – Inventário de Sintomatologia de Estresse; e 3) MBI (Maslach Burnout Inventory). Os resultados do estudo revelam que os professores da amostra possuem não só sintomas de estresse, mas também de burnout. Isso evidencia a necessidade de uma melhor qualidade laboral para estes docentes, uma vez que o estresse e o burnout interferem de forma significativa na relação professor-aluno e, conseqüentemente, no processo de aprendizagem. Chegou-se à conclusão que os professores que apresentam um quadro instalado de estresse e/ou burnout faltam com mais frequência ao trabalho, afastam-se para licenças médicas em virtude de inúmeras doenças que desenvolvem e demonstram sofrimento psíquico por não conseguirem lidar com as demandas do meio.
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