ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Hevelyse Munise Celestino dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: RUIZ, Suelen Pereira, MONTANHER, Paula Fernandes, OLIVEIRA, Ana Flávia de, MONTEIRO, Antonio Roberto Giriboni
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5055
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar sensorialmente achocolatado em pó comercial enriquecido com fibra alimentar, verificando a sua aceitação frente aos potenciais consumidores. Foram analisadas duas amostras de achocolatado em pó comercial da mesma marca, na versão normal e com fibra (inulina). As amostras foram preparadas de acordo com as instruções contidas na rotulagem do produto, utilizando a mesma quantidade de achocolatado e leite para preparar as duas amostras de achocolatado em pó. Para avaliar a aceitação dos produtos foram realizados os testes sensoriais de aceitação e de índice de aceitabilidade (IA). De acordo com os resultados obtidos, o achocolatado em pó com fibra apresentou semelhança sensorial somente com relação ao sabor, quando comparado ao achocolatado em pó normal. As amostras de achocolatado em pó analisadas obtiveram IA acima de 70%, comprovando a aceitação entre os provadores, obtendo o achocolatado com fibra a maior média (80,6%) sendo o preferido entre os julgadores. O achocolatado em pó com fibra é uma boa alternativa para uma alimentação saudável, contendo fibras que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, quando associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.
id UNICESU -1_7f1e2c9c5083571cc88018d1aa63ded3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5055
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINAFibra alimentarPrebióticoTeste de aceitaçãoO objetivo desse trabalho foi avaliar sensorialmente achocolatado em pó comercial enriquecido com fibra alimentar, verificando a sua aceitação frente aos potenciais consumidores. Foram analisadas duas amostras de achocolatado em pó comercial da mesma marca, na versão normal e com fibra (inulina). As amostras foram preparadas de acordo com as instruções contidas na rotulagem do produto, utilizando a mesma quantidade de achocolatado e leite para preparar as duas amostras de achocolatado em pó. Para avaliar a aceitação dos produtos foram realizados os testes sensoriais de aceitação e de índice de aceitabilidade (IA). De acordo com os resultados obtidos, o achocolatado em pó com fibra apresentou semelhança sensorial somente com relação ao sabor, quando comparado ao achocolatado em pó normal. As amostras de achocolatado em pó analisadas obtiveram IA acima de 70%, comprovando a aceitação entre os provadores, obtendo o achocolatado com fibra a maior média (80,6%) sendo o preferido entre os julgadores. O achocolatado em pó com fibra é uma boa alternativa para uma alimentação saudável, contendo fibras que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, quando associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.UniCesumar2020-02-18T18:04:00Z2020-02-18T18:04:00Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5055otherSANTOS, Hevelyse Munise Celestino dosRUIZ, Suelen PereiraMONTANHER, Paula FernandesOLIVEIRA, Ana Flávia deMONTEIRO, Antonio Roberto Giribonireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:59Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:26.134Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA
title ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA
spellingShingle ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA
SANTOS, Hevelyse Munise Celestino dos
Fibra alimentar
Prebiótico
Teste de aceitação
title_short ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA
title_full ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA
title_fullStr ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA
title_full_unstemmed ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA
title_sort ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA
author SANTOS, Hevelyse Munise Celestino dos
author_facet SANTOS, Hevelyse Munise Celestino dos
RUIZ, Suelen Pereira
MONTANHER, Paula Fernandes
OLIVEIRA, Ana Flávia de
MONTEIRO, Antonio Roberto Giriboni
author_role author
author2 RUIZ, Suelen Pereira
MONTANHER, Paula Fernandes
OLIVEIRA, Ana Flávia de
MONTEIRO, Antonio Roberto Giriboni
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Hevelyse Munise Celestino dos
RUIZ, Suelen Pereira
MONTANHER, Paula Fernandes
OLIVEIRA, Ana Flávia de
MONTEIRO, Antonio Roberto Giriboni
dc.subject.por.fl_str_mv Fibra alimentar
Prebiótico
Teste de aceitação
topic Fibra alimentar
Prebiótico
Teste de aceitação
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo desse trabalho foi avaliar sensorialmente achocolatado em pó comercial enriquecido com fibra alimentar, verificando a sua aceitação frente aos potenciais consumidores. Foram analisadas duas amostras de achocolatado em pó comercial da mesma marca, na versão normal e com fibra (inulina). As amostras foram preparadas de acordo com as instruções contidas na rotulagem do produto, utilizando a mesma quantidade de achocolatado e leite para preparar as duas amostras de achocolatado em pó. Para avaliar a aceitação dos produtos foram realizados os testes sensoriais de aceitação e de índice de aceitabilidade (IA). De acordo com os resultados obtidos, o achocolatado em pó com fibra apresentou semelhança sensorial somente com relação ao sabor, quando comparado ao achocolatado em pó normal. As amostras de achocolatado em pó analisadas obtiveram IA acima de 70%, comprovando a aceitação entre os provadores, obtendo o achocolatado com fibra a maior média (80,6%) sendo o preferido entre os julgadores. O achocolatado em pó com fibra é uma boa alternativa para uma alimentação saudável, contendo fibras que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, quando associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.
description O objetivo desse trabalho foi avaliar sensorialmente achocolatado em pó comercial enriquecido com fibra alimentar, verificando a sua aceitação frente aos potenciais consumidores. Foram analisadas duas amostras de achocolatado em pó comercial da mesma marca, na versão normal e com fibra (inulina). As amostras foram preparadas de acordo com as instruções contidas na rotulagem do produto, utilizando a mesma quantidade de achocolatado e leite para preparar as duas amostras de achocolatado em pó. Para avaliar a aceitação dos produtos foram realizados os testes sensoriais de aceitação e de índice de aceitabilidade (IA). De acordo com os resultados obtidos, o achocolatado em pó com fibra apresentou semelhança sensorial somente com relação ao sabor, quando comparado ao achocolatado em pó normal. As amostras de achocolatado em pó analisadas obtiveram IA acima de 70%, comprovando a aceitação entre os provadores, obtendo o achocolatado com fibra a maior média (80,6%) sendo o preferido entre os julgadores. O achocolatado em pó com fibra é uma boa alternativa para uma alimentação saudável, contendo fibras que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, quando associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-18T18:04:00Z
2020-02-18T18:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5055
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5055
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948631991451648