O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3755
Resumo: As mudanças que constantemente ocorrem nas sociedades frente ao processo de globalização, e a diversidade de cultura que passam a dialogar neste cenário, levou a sociedade internacional, através de organizações internacionais (ONU, Unesco etc.), a reconhecer a identidade cultural como um direito humano. Na dimensão antropológica do conceito, cultura é um atributo personalíssimo do homem, importante para sua formação como pessoa humana, porém, a ideia de cultura também constitui a identidade de uma determinada ordem social. Neste sentido questiona-se a quem cabe a titularidade deste direito. Ou seja, a quem compete o exercício desse direito à identidade cultural? Ao indivíduo ou à sociedade a qual se relaciona? Ao se valer de raciocínio dedutivo, partindo da análise dos tratados internacionais voltados à promoção e proteção dos direitos humanos à identidade cultural, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á determinar quem é o titular desse direito e quais os efeitos dessa atribuição no mundo atual.
id UNICESU -1_84b6feae09dbdbdf5f30c6612e2c650b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3755
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?Direitos coletivosDireitos individuais identidade culturalTratados internacionaisAs mudanças que constantemente ocorrem nas sociedades frente ao processo de globalização, e a diversidade de cultura que passam a dialogar neste cenário, levou a sociedade internacional, através de organizações internacionais (ONU, Unesco etc.), a reconhecer a identidade cultural como um direito humano. Na dimensão antropológica do conceito, cultura é um atributo personalíssimo do homem, importante para sua formação como pessoa humana, porém, a ideia de cultura também constitui a identidade de uma determinada ordem social. Neste sentido questiona-se a quem cabe a titularidade deste direito. Ou seja, a quem compete o exercício desse direito à identidade cultural? Ao indivíduo ou à sociedade a qual se relaciona? Ao se valer de raciocínio dedutivo, partindo da análise dos tratados internacionais voltados à promoção e proteção dos direitos humanos à identidade cultural, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á determinar quem é o titular desse direito e quais os efeitos dessa atribuição no mundo atual.UniCesumar2020-01-02T19:20:54Z2020-01-02T19:20:54Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3755otherTEIXEIRA, Beatriz Yumeko de SouzaRIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalvesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:11.019Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
spellingShingle O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
Direitos coletivos
Direitos individuais identidade cultural
Tratados internacionais
title_short O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title_full O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title_fullStr O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title_full_unstemmed O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title_sort O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
author TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
author_facet TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
author_role author
author2 RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos coletivos
Direitos individuais identidade cultural
Tratados internacionais
topic Direitos coletivos
Direitos individuais identidade cultural
Tratados internacionais
dc.description.none.fl_txt_mv As mudanças que constantemente ocorrem nas sociedades frente ao processo de globalização, e a diversidade de cultura que passam a dialogar neste cenário, levou a sociedade internacional, através de organizações internacionais (ONU, Unesco etc.), a reconhecer a identidade cultural como um direito humano. Na dimensão antropológica do conceito, cultura é um atributo personalíssimo do homem, importante para sua formação como pessoa humana, porém, a ideia de cultura também constitui a identidade de uma determinada ordem social. Neste sentido questiona-se a quem cabe a titularidade deste direito. Ou seja, a quem compete o exercício desse direito à identidade cultural? Ao indivíduo ou à sociedade a qual se relaciona? Ao se valer de raciocínio dedutivo, partindo da análise dos tratados internacionais voltados à promoção e proteção dos direitos humanos à identidade cultural, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á determinar quem é o titular desse direito e quais os efeitos dessa atribuição no mundo atual.
description As mudanças que constantemente ocorrem nas sociedades frente ao processo de globalização, e a diversidade de cultura que passam a dialogar neste cenário, levou a sociedade internacional, através de organizações internacionais (ONU, Unesco etc.), a reconhecer a identidade cultural como um direito humano. Na dimensão antropológica do conceito, cultura é um atributo personalíssimo do homem, importante para sua formação como pessoa humana, porém, a ideia de cultura também constitui a identidade de uma determinada ordem social. Neste sentido questiona-se a quem cabe a titularidade deste direito. Ou seja, a quem compete o exercício desse direito à identidade cultural? Ao indivíduo ou à sociedade a qual se relaciona? Ao se valer de raciocínio dedutivo, partindo da análise dos tratados internacionais voltados à promoção e proteção dos direitos humanos à identidade cultural, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á determinar quem é o titular desse direito e quais os efeitos dessa atribuição no mundo atual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-02T19:20:54Z
2020-01-02T19:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3755
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3755
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948590550679552