O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3755
Resumo: As mudanças que constantemente ocorrem nas sociedades frente ao processo de globalização, e a diversidade de cultura que passam a dialogar neste cenário, levou a sociedade internacional, através de organizações internacionais (ONU, Unesco etc.), a reconhecer a identidade cultural como um direito humano. Na dimensão antropológica do conceito, cultura é um atributo personalíssimo do homem, importante para sua formação como pessoa humana, porém, a ideia de cultura também constitui a identidade de uma determinada ordem social. Neste sentido questiona-se a quem cabe a titularidade deste direito. Ou seja, a quem compete o exercício desse direito à identidade cultural? Ao indivíduo ou à sociedade a qual se relaciona? Ao se valer de raciocínio dedutivo, partindo da análise dos tratados internacionais voltados à promoção e proteção dos direitos humanos à identidade cultural, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á determinar quem é o titular desse direito e quais os efeitos dessa atribuição no mundo atual.
id UNICESU -1_d0b709aabbc67c278aff28fd17319739
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3755
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?Direitos coletivosDireitos individuais identidade culturalTratados internacionaisAs mudanças que constantemente ocorrem nas sociedades frente ao processo de globalização, e a diversidade de cultura que passam a dialogar neste cenário, levou a sociedade internacional, através de organizações internacionais (ONU, Unesco etc.), a reconhecer a identidade cultural como um direito humano. Na dimensão antropológica do conceito, cultura é um atributo personalíssimo do homem, importante para sua formação como pessoa humana, porém, a ideia de cultura também constitui a identidade de uma determinada ordem social. Neste sentido questiona-se a quem cabe a titularidade deste direito. Ou seja, a quem compete o exercício desse direito à identidade cultural? Ao indivíduo ou à sociedade a qual se relaciona? Ao se valer de raciocínio dedutivo, partindo da análise dos tratados internacionais voltados à promoção e proteção dos direitos humanos à identidade cultural, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á determinar quem é o titular desse direito e quais os efeitos dessa atribuição no mundo atual.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-02T19:20:54Z2020-01-02T19:20:54Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3755porTEIXEIRA, Beatriz Yumeko de SouzaRIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:22:29ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
spellingShingle O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
Direitos coletivos
Direitos individuais identidade cultural
Tratados internacionais
title_short O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title_full O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title_fullStr O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title_full_unstemmed O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
title_sort O DIREITO HUMANO À IDENTIDADE CULTURAL: ENTRE O INDIVÍDUO E A COLETIVIDADE, A QUEM COMPETE O EXERCÍCIO DESSE DIREITO?
author TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
author_facet TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
author_role author
author2 RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TEIXEIRA, Beatriz Yumeko de Souza
RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos coletivos
Direitos individuais identidade cultural
Tratados internacionais
topic Direitos coletivos
Direitos individuais identidade cultural
Tratados internacionais
description As mudanças que constantemente ocorrem nas sociedades frente ao processo de globalização, e a diversidade de cultura que passam a dialogar neste cenário, levou a sociedade internacional, através de organizações internacionais (ONU, Unesco etc.), a reconhecer a identidade cultural como um direito humano. Na dimensão antropológica do conceito, cultura é um atributo personalíssimo do homem, importante para sua formação como pessoa humana, porém, a ideia de cultura também constitui a identidade de uma determinada ordem social. Neste sentido questiona-se a quem cabe a titularidade deste direito. Ou seja, a quem compete o exercício desse direito à identidade cultural? Ao indivíduo ou à sociedade a qual se relaciona? Ao se valer de raciocínio dedutivo, partindo da análise dos tratados internacionais voltados à promoção e proteção dos direitos humanos à identidade cultural, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á determinar quem é o titular desse direito e quais os efeitos dessa atribuição no mundo atual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-02T19:20:54Z
2020-01-02T19:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3755
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771935627935744