PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOSSENA, Gisele Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ESTRADA, Adrian Alvarez
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9633
Resumo: A partir do ano 2000 com a publicação do relatório referente ao National Reading Panel, a leitura fluente passou a ser uma habilidade que tem tomado papel de destaque entre as avaliações externas em larga escala. Neste viés, a presente pesquisa tem como objeto de análise a Prova Paraná Fluência aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental e como objetivo principal a reflexão sobre a utilização dos resultados obtidos a partir da Prova Paraná Fluência. A avaliação de fluência é o mais novo instrumento avaliativo voltado aos alunos em processo de alfabetização, o qual foi aplicado em 2019 em alguns estados brasileiros, dentre eles o estado do Paraná. Como referencial teórico adotou-se alguns estudos de aspectos fundamentais sobre avaliações externas, avaliação de leitura fluente e processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura fluente com compreensão. A metodologia utilizada para coleta de informações pautou-se em pesquisa bibliográfica considerando fontes primárias: documentos oficiais e coleta de dados do órgão oficial e fontes secundárias: levantamento de teses, dissertações e artigos científicos que tratam do objeto de pesquisa. Como resultado, espera-se fornecer apontamentos sobre o uso dos resultados da avaliação de fluência com vistas a redimensionar as estratégias de ensino na busca pela melhoria da educação brasileira.
id UNICESU -1_8ec191367e087982fa1ead830ba59fca
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9633
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOSAvaliação externaEnsinoAprendizagemA partir do ano 2000 com a publicação do relatório referente ao National Reading Panel, a leitura fluente passou a ser uma habilidade que tem tomado papel de destaque entre as avaliações externas em larga escala. Neste viés, a presente pesquisa tem como objeto de análise a Prova Paraná Fluência aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental e como objetivo principal a reflexão sobre a utilização dos resultados obtidos a partir da Prova Paraná Fluência. A avaliação de fluência é o mais novo instrumento avaliativo voltado aos alunos em processo de alfabetização, o qual foi aplicado em 2019 em alguns estados brasileiros, dentre eles o estado do Paraná. Como referencial teórico adotou-se alguns estudos de aspectos fundamentais sobre avaliações externas, avaliação de leitura fluente e processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura fluente com compreensão. A metodologia utilizada para coleta de informações pautou-se em pesquisa bibliográfica considerando fontes primárias: documentos oficiais e coleta de dados do órgão oficial e fontes secundárias: levantamento de teses, dissertações e artigos científicos que tratam do objeto de pesquisa. Como resultado, espera-se fornecer apontamentos sobre o uso dos resultados da avaliação de fluência com vistas a redimensionar as estratégias de ensino na busca pela melhoria da educação brasileira.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-13T20:22:00Z2022-04-13T20:22:00Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9633porEncontro Internacional de Produção CientíficaDOSSENA, Gisele AparecidaESTRADA, Adrian Alvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-14T06:01:41ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS
title PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS
spellingShingle PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS
DOSSENA, Gisele Aparecida
Avaliação externa
Ensino
Aprendizagem
title_short PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS
title_full PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS
title_fullStr PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS
title_full_unstemmed PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS
title_sort PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS
author DOSSENA, Gisele Aparecida
author_facet DOSSENA, Gisele Aparecida
ESTRADA, Adrian Alvarez
author_role author
author2 ESTRADA, Adrian Alvarez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOSSENA, Gisele Aparecida
ESTRADA, Adrian Alvarez
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa
Ensino
Aprendizagem
topic Avaliação externa
Ensino
Aprendizagem
description A partir do ano 2000 com a publicação do relatório referente ao National Reading Panel, a leitura fluente passou a ser uma habilidade que tem tomado papel de destaque entre as avaliações externas em larga escala. Neste viés, a presente pesquisa tem como objeto de análise a Prova Paraná Fluência aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental e como objetivo principal a reflexão sobre a utilização dos resultados obtidos a partir da Prova Paraná Fluência. A avaliação de fluência é o mais novo instrumento avaliativo voltado aos alunos em processo de alfabetização, o qual foi aplicado em 2019 em alguns estados brasileiros, dentre eles o estado do Paraná. Como referencial teórico adotou-se alguns estudos de aspectos fundamentais sobre avaliações externas, avaliação de leitura fluente e processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura fluente com compreensão. A metodologia utilizada para coleta de informações pautou-se em pesquisa bibliográfica considerando fontes primárias: documentos oficiais e coleta de dados do órgão oficial e fontes secundárias: levantamento de teses, dissertações e artigos científicos que tratam do objeto de pesquisa. Como resultado, espera-se fornecer apontamentos sobre o uso dos resultados da avaliação de fluência com vistas a redimensionar as estratégias de ensino na busca pela melhoria da educação brasileira.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-13T20:22:00Z
2022-04-13T20:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9633
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771940415733761