O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6620
Resumo: Este projeto busca analisar como as instituições de ensino superior, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, em nível superior, estão reestruturando as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia no Estado do Paraná, frente às recentes exigências propostas pela LDB 9.394/96, especificamente em seus artigos 65 e 82 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Com o estudo desses componentes curriculares, frente às novas orientações oficiais para a formação de professores para a educação básica, pretendemos analisar algumas diretrizes que consideramos essenciais para reestruturar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Sabemos que existem disponibilizados na literatura muitas alternativas de entendimento da Prática de Ensino e do Estágio Curricular Supervisionado enquanto eixos articuladores da formação dos profissionais da educação. No entanto o que verificamos nos cursos de formação docente é que esses componentes curriculares predominam como elementos estanques, isolados do conjunto dos demais componentes do curso, sendo trabalhados de forma fragmentada impossibilitando a compreensão do conhecimento e da realidade social de forma ampla e integrada. Nesse sentido com esse trabalho buscamos discutir alguns subsídios formativos que esclareça as seguintes questões: como as instituições de ensino superior estão reestruturando as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado e Prática de Ensino, a partir das novas diretrizes para a formação de professores da educação básica? Como os professores estão vivenciando a organização das atividades de estágio com o grande aumento da carga horária? O estágio supervisionado está sendo planejado, operacionalizado possibilitando aos acadêmicos do curso de Pedagogia vivenciar práticas reflexivas e investigativas nas escolas, campo de estágio? Com preocupação de fundamentar teoricamente a temática tratada, num primeiro momento, para o desenvolvimento desta pesquisa retomaremos levantamentos bibliográficos sobre a formação de professores. Estaremos realizando levantamentos em acervos de documentários em ciências humanas, disponíveis por meio eletrônico, no Brasil e no exterior, pois entendermos que esses viabilizam conhecimentos e informações relevantes sobre a produção em torno da temática formação de professores. Também realizaremos a análise documental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, bem como de alguns Pareceres do Conselho Nacional de Educação. A análise documental também abrangerá levantamento de dados dos dados do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição pesquisada. Procederemos à pesquisa de campo que será realizada através de relatórios produzidos pelos alunos durante o Estágio Supervisionado e também entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos do curso de Pedagogia da Instituição pública ou particular localizada no Paraná que será pesquisada. A análise dessas fontes documentais constitui o suporte teórico e legal para o processo de reflexões sobre a questão a ser analisada neste pré-projeto, que se refere à reestruturação das disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino como eixos articuladores da formação teórica-prática dos futuros docentes do curso de Pedagogia
id UNICESU-1_966008e87a5a061c161c1ed262961c5a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6620
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁDiretrizesEstágioProfessoresParanáPedagogiaEste projeto busca analisar como as instituições de ensino superior, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, em nível superior, estão reestruturando as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia no Estado do Paraná, frente às recentes exigências propostas pela LDB 9.394/96, especificamente em seus artigos 65 e 82 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Com o estudo desses componentes curriculares, frente às novas orientações oficiais para a formação de professores para a educação básica, pretendemos analisar algumas diretrizes que consideramos essenciais para reestruturar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Sabemos que existem disponibilizados na literatura muitas alternativas de entendimento da Prática de Ensino e do Estágio Curricular Supervisionado enquanto eixos articuladores da formação dos profissionais da educação. No entanto o que verificamos nos cursos de formação docente é que esses componentes curriculares predominam como elementos estanques, isolados do conjunto dos demais componentes do curso, sendo trabalhados de forma fragmentada impossibilitando a compreensão do conhecimento e da realidade social de forma ampla e integrada. Nesse sentido com esse trabalho buscamos discutir alguns subsídios formativos que esclareça as seguintes questões: como as instituições de ensino superior estão reestruturando as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado e Prática de Ensino, a partir das novas diretrizes para a formação de professores da educação básica? Como os professores estão vivenciando a organização das atividades de estágio com o grande aumento da carga horária? O estágio supervisionado está sendo planejado, operacionalizado possibilitando aos acadêmicos do curso de Pedagogia vivenciar práticas reflexivas e investigativas nas escolas, campo de estágio? Com preocupação de fundamentar teoricamente a temática tratada, num primeiro momento, para o desenvolvimento desta pesquisa retomaremos levantamentos bibliográficos sobre a formação de professores. Estaremos realizando levantamentos em acervos de documentários em ciências humanas, disponíveis por meio eletrônico, no Brasil e no exterior, pois entendermos que esses viabilizam conhecimentos e informações relevantes sobre a produção em torno da temática formação de professores. Também realizaremos a análise documental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, bem como de alguns Pareceres do Conselho Nacional de Educação. A análise documental também abrangerá levantamento de dados dos dados do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição pesquisada. Procederemos à pesquisa de campo que será realizada através de relatórios produzidos pelos alunos durante o Estágio Supervisionado e também entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos do curso de Pedagogia da Instituição pública ou particular localizada no Paraná que será pesquisada. A análise dessas fontes documentais constitui o suporte teórico e legal para o processo de reflexões sobre a questão a ser analisada neste pré-projeto, que se refere à reestruturação das disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino como eixos articuladores da formação teórica-prática dos futuros docentes do curso de PedagogiaUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T19:59:52Z2007-10-232021-01-21T19:59:52Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6620porRAYMUNDO, Gislene Miotto Catolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-07T18:59:04Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6620Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-07T18:59:04Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
title O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
spellingShingle O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
Diretrizes
Estágio
Professores
Paraná
Pedagogia
title_short O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
title_full O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
title_fullStr O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
title_full_unstemmed O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
title_sort O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ
author RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
author_facet RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes
Estágio
Professores
Paraná
Pedagogia
topic Diretrizes
Estágio
Professores
Paraná
Pedagogia
description Este projeto busca analisar como as instituições de ensino superior, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, em nível superior, estão reestruturando as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia no Estado do Paraná, frente às recentes exigências propostas pela LDB 9.394/96, especificamente em seus artigos 65 e 82 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Com o estudo desses componentes curriculares, frente às novas orientações oficiais para a formação de professores para a educação básica, pretendemos analisar algumas diretrizes que consideramos essenciais para reestruturar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Sabemos que existem disponibilizados na literatura muitas alternativas de entendimento da Prática de Ensino e do Estágio Curricular Supervisionado enquanto eixos articuladores da formação dos profissionais da educação. No entanto o que verificamos nos cursos de formação docente é que esses componentes curriculares predominam como elementos estanques, isolados do conjunto dos demais componentes do curso, sendo trabalhados de forma fragmentada impossibilitando a compreensão do conhecimento e da realidade social de forma ampla e integrada. Nesse sentido com esse trabalho buscamos discutir alguns subsídios formativos que esclareça as seguintes questões: como as instituições de ensino superior estão reestruturando as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado e Prática de Ensino, a partir das novas diretrizes para a formação de professores da educação básica? Como os professores estão vivenciando a organização das atividades de estágio com o grande aumento da carga horária? O estágio supervisionado está sendo planejado, operacionalizado possibilitando aos acadêmicos do curso de Pedagogia vivenciar práticas reflexivas e investigativas nas escolas, campo de estágio? Com preocupação de fundamentar teoricamente a temática tratada, num primeiro momento, para o desenvolvimento desta pesquisa retomaremos levantamentos bibliográficos sobre a formação de professores. Estaremos realizando levantamentos em acervos de documentários em ciências humanas, disponíveis por meio eletrônico, no Brasil e no exterior, pois entendermos que esses viabilizam conhecimentos e informações relevantes sobre a produção em torno da temática formação de professores. Também realizaremos a análise documental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, bem como de alguns Pareceres do Conselho Nacional de Educação. A análise documental também abrangerá levantamento de dados dos dados do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição pesquisada. Procederemos à pesquisa de campo que será realizada através de relatórios produzidos pelos alunos durante o Estágio Supervisionado e também entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos do curso de Pedagogia da Instituição pública ou particular localizada no Paraná que será pesquisada. A análise dessas fontes documentais constitui o suporte teórico e legal para o processo de reflexões sobre a questão a ser analisada neste pré-projeto, que se refere à reestruturação das disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino como eixos articuladores da formação teórica-prática dos futuros docentes do curso de Pedagogia
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-21T19:59:52Z
2021-01-21T19:59:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6620
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098718798282752