AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7193 |
Resumo: | Este estudo busca analisar como as instituições de ensino superior, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, em nível superior, estão reestruturando as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, frente às recentes exigências propostas pela LDB 9.394/96, especificamente em seus artigos 65 e 82 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Com o estudo desses componentes curriculares, frente às novas orientações oficiais para a formação de professores à educação básica, pretendemos analisar algumas diretrizes que consideramos essenciais para reestruturar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado como: a relação teoria e prática, o aumento da carga horária e a interdisciplinaridade no estágio supervisionado. O estudo por essa temática envolve a nossa atuação profissional, pois enquanto professora da disciplina de Prática de Ensino e Coordenadora de Estágio Supervisionado vivenciamos as possibilidades e limites da reformulação desses componentes curriculares do curso de Pedagogia que determinam o perfil do profissional da educação que formamos para atuar na educação básica. Acreditamos que o estudo e reflexão sobre essas questões a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que devemos possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas campo de estágio. Para o desenvolvimento deste estudo, pretendemos realizar a análise documental dos artigos 65 e 82 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9.394/96, bem como os Pareceres do Conselho Nacional de Educação: CNE/CP009/2001; CNE/CP 27/2001; CNE/CP 28/2001; Resoluções nº. CNE/CP 2, de fevereiro de2002 e nº. CNE/CP 2, de 27 de Agosto de 2004. As análises dessas fontes documentais constituem o suporte teórico e legal para o processo de reflexões sobre a questão a ser analisada, que se refere à reestruturação das disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino como eixos articuladores da formação teórico-prático dos futuros docentes do curso de Pedagogia. A análise documental também abrangerá levantamento de dados dos projetos pedagógicos do Curso de Pedagogia das instituições pesquisadas; pesquisa de campo qualitativa realizada através de relatórios produzidos pelos alunos durante o Estágio Supervisionado e também entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos do curso de Pedagogia nas Instituições públicas e particulares localizadas na cidade de Maringá-Pr. Através desse estudo, buscamos refletir sobre a qualificação do processo de formação do futuro docente, analisando como as instituições de ensino superior estão organizando a partir das novas diretrizes curriculares a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado dos acadêmicos. Dessa forma, também, esperamos estar aprimorando nossa atuação profissional buscando superar quaisquer lacunas no encaminhamento e organização do estágio supervisionado, além de contribuir não somente na formação de um professor, mas do educador com o domínio dos conhecimentos específicos e pedagógicos que, certamente, com sólida formação teórico-prático, fará de sua prática docente um processo contínuo de investigação. |
id |
UNICESU-1_eab9021e6748dee1809d475c79b824de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7193 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAEeducaçãoFormaçãoProfessoresEste estudo busca analisar como as instituições de ensino superior, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, em nível superior, estão reestruturando as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, frente às recentes exigências propostas pela LDB 9.394/96, especificamente em seus artigos 65 e 82 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Com o estudo desses componentes curriculares, frente às novas orientações oficiais para a formação de professores à educação básica, pretendemos analisar algumas diretrizes que consideramos essenciais para reestruturar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado como: a relação teoria e prática, o aumento da carga horária e a interdisciplinaridade no estágio supervisionado. O estudo por essa temática envolve a nossa atuação profissional, pois enquanto professora da disciplina de Prática de Ensino e Coordenadora de Estágio Supervisionado vivenciamos as possibilidades e limites da reformulação desses componentes curriculares do curso de Pedagogia que determinam o perfil do profissional da educação que formamos para atuar na educação básica. Acreditamos que o estudo e reflexão sobre essas questões a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que devemos possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas campo de estágio. Para o desenvolvimento deste estudo, pretendemos realizar a análise documental dos artigos 65 e 82 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9.394/96, bem como os Pareceres do Conselho Nacional de Educação: CNE/CP009/2001; CNE/CP 27/2001; CNE/CP 28/2001; Resoluções nº. CNE/CP 2, de fevereiro de2002 e nº. CNE/CP 2, de 27 de Agosto de 2004. As análises dessas fontes documentais constituem o suporte teórico e legal para o processo de reflexões sobre a questão a ser analisada, que se refere à reestruturação das disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino como eixos articuladores da formação teórico-prático dos futuros docentes do curso de Pedagogia. A análise documental também abrangerá levantamento de dados dos projetos pedagógicos do Curso de Pedagogia das instituições pesquisadas; pesquisa de campo qualitativa realizada através de relatórios produzidos pelos alunos durante o Estágio Supervisionado e também entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos do curso de Pedagogia nas Instituições públicas e particulares localizadas na cidade de Maringá-Pr. Através desse estudo, buscamos refletir sobre a qualificação do processo de formação do futuro docente, analisando como as instituições de ensino superior estão organizando a partir das novas diretrizes curriculares a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado dos acadêmicos. Dessa forma, também, esperamos estar aprimorando nossa atuação profissional buscando superar quaisquer lacunas no encaminhamento e organização do estágio supervisionado, além de contribuir não somente na formação de um professor, mas do educador com o domínio dos conhecimentos específicos e pedagógicos que, certamente, com sólida formação teórico-prático, fará de sua prática docente um processo contínuo de investigação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-04T18:38:20Z2005-10-192021-02-04T18:38:20Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7193porRAYMUNDO, Gislene Miotto Catolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T12:00:43Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7193Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T12:00:43Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino Eeducação Formação Professores |
title_short |
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino |
author_facet |
RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eeducação Formação Professores |
topic |
Eeducação Formação Professores |
description |
Este estudo busca analisar como as instituições de ensino superior, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, em nível superior, estão reestruturando as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, frente às recentes exigências propostas pela LDB 9.394/96, especificamente em seus artigos 65 e 82 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Com o estudo desses componentes curriculares, frente às novas orientações oficiais para a formação de professores à educação básica, pretendemos analisar algumas diretrizes que consideramos essenciais para reestruturar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado como: a relação teoria e prática, o aumento da carga horária e a interdisciplinaridade no estágio supervisionado. O estudo por essa temática envolve a nossa atuação profissional, pois enquanto professora da disciplina de Prática de Ensino e Coordenadora de Estágio Supervisionado vivenciamos as possibilidades e limites da reformulação desses componentes curriculares do curso de Pedagogia que determinam o perfil do profissional da educação que formamos para atuar na educação básica. Acreditamos que o estudo e reflexão sobre essas questões a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que devemos possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas campo de estágio. Para o desenvolvimento deste estudo, pretendemos realizar a análise documental dos artigos 65 e 82 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9.394/96, bem como os Pareceres do Conselho Nacional de Educação: CNE/CP009/2001; CNE/CP 27/2001; CNE/CP 28/2001; Resoluções nº. CNE/CP 2, de fevereiro de2002 e nº. CNE/CP 2, de 27 de Agosto de 2004. As análises dessas fontes documentais constituem o suporte teórico e legal para o processo de reflexões sobre a questão a ser analisada, que se refere à reestruturação das disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino como eixos articuladores da formação teórico-prático dos futuros docentes do curso de Pedagogia. A análise documental também abrangerá levantamento de dados dos projetos pedagógicos do Curso de Pedagogia das instituições pesquisadas; pesquisa de campo qualitativa realizada através de relatórios produzidos pelos alunos durante o Estágio Supervisionado e também entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos do curso de Pedagogia nas Instituições públicas e particulares localizadas na cidade de Maringá-Pr. Através desse estudo, buscamos refletir sobre a qualificação do processo de formação do futuro docente, analisando como as instituições de ensino superior estão organizando a partir das novas diretrizes curriculares a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado dos acadêmicos. Dessa forma, também, esperamos estar aprimorando nossa atuação profissional buscando superar quaisquer lacunas no encaminhamento e organização do estágio supervisionado, além de contribuir não somente na formação de um professor, mas do educador com o domínio dos conhecimentos específicos e pedagógicos que, certamente, com sólida formação teórico-prático, fará de sua prática docente um processo contínuo de investigação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-04T18:38:20Z 2021-02-04T18:38:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7193 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098694042451968 |