AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7193
Resumo: Este estudo busca analisar como as instituições de ensino superior, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, em nível superior, estão reestruturando as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, frente às recentes exigências propostas pela LDB 9.394/96, especificamente em seus artigos 65 e 82 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação. Com o estudo desses componentes curriculares, frente às novas orientações oficiais para a formação de professores à educação básica, pretendemos analisar algumas diretrizes que consideramos essenciais para reestruturar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado como: a relação teoria e prática, o aumento da carga horária e a interdisciplinaridade no estágio supervisionado. O estudo por essa temática envolve a nossa atuação profissional, pois enquanto professora da disciplina de Prática de Ensino e Coordenadora de Estágio Supervisionado vivenciamos as possibilidades e limites da reformulação desses componentes curriculares do curso de Pedagogia que determinam o perfil do profissional da educação que formamos para atuar na educação básica. Acreditamos que o estudo e reflexão sobre essas questões a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que devemos possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas campo de estágio. Para o desenvolvimento deste estudo, pretendemos realizar a análise documental dos artigos 65 e 82 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9.394/96, bem como os Pareceres do Conselho Nacional de Educação: CNE/CP009/2001; CNE/CP 27/2001; CNE/CP 28/2001; Resoluções nº. CNE/CP 2, de fevereiro de2002 e nº. CNE/CP 2, de 27 de Agosto de 2004. As análises dessas fontes documentais constituem o suporte teórico e legal para o processo de reflexões sobre a questão a ser analisada, que se refere à reestruturação das disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino como eixos articuladores da formação teórico-prático dos futuros docentes do curso de Pedagogia. A análise documental também abrangerá levantamento de dados dos projetos pedagógicos do Curso de Pedagogia das instituições pesquisadas; pesquisa de campo qualitativa realizada através de relatórios produzidos pelos alunos durante o Estágio Supervisionado e também entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos do curso de Pedagogia nas Instituições públicas e particulares localizadas na cidade de Maringá-Pr. Através desse estudo, buscamos refletir sobre a qualificação do processo de formação do futuro docente, analisando como as instituições de ensino superior estão organizando a partir das novas diretrizes curriculares a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado dos acadêmicos. Dessa forma, também, esperamos estar aprimorando nossa atuação profissional buscando superar quaisquer lacunas no encaminhamento e organização do estágio supervisionado, além de contribuir não somente na formação de um professor, mas do educador com o domínio dos conhecimentos específicos e pedagógicos que, certamente, com sólida formação teórico-prático, fará de sua prática docente um processo contínuo de investigação.
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