ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berlim, Moacir Henrique Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Prazeres, Jonatas Alécio dos, Hokasono, Camila Naomi, Oliveira, André Luis de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1579
Resumo: Em vista da utilização do livro didático como ferramenta básica para a atividade da docência, este trabalho visa avaliar como o conteúdo sobre o Filo Cnidária é abordado em três livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. As análises realizadas tiveram como base aspectos primordiais para a construção do que seria um bom livro didático. Assim, ao fim da avaliação, foi possível determinar as falhas e acertos de cada um dos materiais analisados, com o objetivo de sugerir melhorias para todos eles. Os livros analisados foram AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Ed. Moderna – Volumes 2”; “LINHARES, Sérgio, GEWANDZANAJDER, Fernando. Biologia hoje. Editora Ática – Volumes 2” e “PAULINO, Wilson. Biologia. Editora Ática – Volume único. Cada livro foi avaliado considerando oito aspectos importantes da composição do conteúdo “Filo Cnidária”, atribuindo notas de 0 a 10, calculando uma média geral com a nota alcançada em cada item. Todos os livros obtiveram nota zero em pelo menos 3 itens e a minoria dos aspectos avaliados alcançaram a nota máxima. A partir dessa avaliação foi possível eleger o melhor livro para utilização no processo de ensino, bem como os aspectos que os mesmos devem contemplar para as edições posteriores.
id UNICESU -1_9f400308248b6ea7fcac87d0b03d005c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1579
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOAprendizagemDocênciaAvaliaçãoEducaçãoEm vista da utilização do livro didático como ferramenta básica para a atividade da docência, este trabalho visa avaliar como o conteúdo sobre o Filo Cnidária é abordado em três livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. As análises realizadas tiveram como base aspectos primordiais para a construção do que seria um bom livro didático. Assim, ao fim da avaliação, foi possível determinar as falhas e acertos de cada um dos materiais analisados, com o objetivo de sugerir melhorias para todos eles. Os livros analisados foram AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Ed. Moderna – Volumes 2”; “LINHARES, Sérgio, GEWANDZANAJDER, Fernando. Biologia hoje. Editora Ática – Volumes 2” e “PAULINO, Wilson. Biologia. Editora Ática – Volume único. Cada livro foi avaliado considerando oito aspectos importantes da composição do conteúdo “Filo Cnidária”, atribuindo notas de 0 a 10, calculando uma média geral com a nota alcançada em cada item. Todos os livros obtiveram nota zero em pelo menos 3 itens e a minoria dos aspectos avaliados alcançaram a nota máxima. A partir dessa avaliação foi possível eleger o melhor livro para utilização no processo de ensino, bem como os aspectos que os mesmos devem contemplar para as edições posteriores.Unicesumar2019-08-14T12:23:44Z2019-08-14T12:23:44Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1579otherBerlim, Moacir Henrique SouzaPrazeres, Jonatas Alécio dosHokasono, Camila NaomiOliveira, André Luis dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:17.745Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Berlim, Moacir Henrique Souza
Aprendizagem
Docência
Avaliação
Educação
title_short ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_full ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_sort ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
author Berlim, Moacir Henrique Souza
author_facet Berlim, Moacir Henrique Souza
Prazeres, Jonatas Alécio dos
Hokasono, Camila Naomi
Oliveira, André Luis de
author_role author
author2 Prazeres, Jonatas Alécio dos
Hokasono, Camila Naomi
Oliveira, André Luis de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berlim, Moacir Henrique Souza
Prazeres, Jonatas Alécio dos
Hokasono, Camila Naomi
Oliveira, André Luis de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Docência
Avaliação
Educação
topic Aprendizagem
Docência
Avaliação
Educação
dc.description.none.fl_txt_mv Em vista da utilização do livro didático como ferramenta básica para a atividade da docência, este trabalho visa avaliar como o conteúdo sobre o Filo Cnidária é abordado em três livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. As análises realizadas tiveram como base aspectos primordiais para a construção do que seria um bom livro didático. Assim, ao fim da avaliação, foi possível determinar as falhas e acertos de cada um dos materiais analisados, com o objetivo de sugerir melhorias para todos eles. Os livros analisados foram AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Ed. Moderna – Volumes 2”; “LINHARES, Sérgio, GEWANDZANAJDER, Fernando. Biologia hoje. Editora Ática – Volumes 2” e “PAULINO, Wilson. Biologia. Editora Ática – Volume único. Cada livro foi avaliado considerando oito aspectos importantes da composição do conteúdo “Filo Cnidária”, atribuindo notas de 0 a 10, calculando uma média geral com a nota alcançada em cada item. Todos os livros obtiveram nota zero em pelo menos 3 itens e a minoria dos aspectos avaliados alcançaram a nota máxima. A partir dessa avaliação foi possível eleger o melhor livro para utilização no processo de ensino, bem como os aspectos que os mesmos devem contemplar para as edições posteriores.
description Em vista da utilização do livro didático como ferramenta básica para a atividade da docência, este trabalho visa avaliar como o conteúdo sobre o Filo Cnidária é abordado em três livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. As análises realizadas tiveram como base aspectos primordiais para a construção do que seria um bom livro didático. Assim, ao fim da avaliação, foi possível determinar as falhas e acertos de cada um dos materiais analisados, com o objetivo de sugerir melhorias para todos eles. Os livros analisados foram AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Ed. Moderna – Volumes 2”; “LINHARES, Sérgio, GEWANDZANAJDER, Fernando. Biologia hoje. Editora Ática – Volumes 2” e “PAULINO, Wilson. Biologia. Editora Ática – Volume único. Cada livro foi avaliado considerando oito aspectos importantes da composição do conteúdo “Filo Cnidária”, atribuindo notas de 0 a 10, calculando uma média geral com a nota alcançada em cada item. Todos os livros obtiveram nota zero em pelo menos 3 itens e a minoria dos aspectos avaliados alcançaram a nota máxima. A partir dessa avaliação foi possível eleger o melhor livro para utilização no processo de ensino, bem como os aspectos que os mesmos devem contemplar para as edições posteriores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T12:23:44Z
2019-08-14T12:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1579
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1579
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948581362008064