AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2286 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos. |
id |
UNICESU -1_b811b5c454c9aef7d786a87c35b9a0a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2286 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAutismoAprendizagemInclusãoO objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T17:19:40Z2019-08-27T17:19:40Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2286porCONCHON, Dulcinéia AndujarCAMPOS, Sonia Maria deSOUZA, Mirian Bambineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:07ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONCHON, Dulcinéia Andujar Autismo Aprendizagem Inclusão |
title_short |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
CONCHON, Dulcinéia Andujar |
author_facet |
CONCHON, Dulcinéia Andujar CAMPOS, Sonia Maria de SOUZA, Mirian Bambine |
author_role |
author |
author2 |
CAMPOS, Sonia Maria de SOUZA, Mirian Bambine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CONCHON, Dulcinéia Andujar CAMPOS, Sonia Maria de SOUZA, Mirian Bambine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Aprendizagem Inclusão |
topic |
Autismo Aprendizagem Inclusão |
description |
O objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-27T17:19:40Z 2019-08-27T17:19:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2286 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771927130275840 |