AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2286 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos. |
id |
UNICESU -1_cfa0ebaf150f69069c821debfbaf4f5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2286 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAutismoAprendizagemInclusãoO objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos.Unicesumar2019-08-27T17:19:40Z2019-08-27T17:19:40Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2286otherConchon, Dulcinéia AndujarCampos, Sonia Maria deSouza, Mirian Bambinereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:51:46Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:51:53.241Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Conchon, Dulcinéia Andujar Autismo Aprendizagem Inclusão |
title_short |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Conchon, Dulcinéia Andujar |
author_facet |
Conchon, Dulcinéia Andujar Campos, Sonia Maria de Souza, Mirian Bambine |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Sonia Maria de Souza, Mirian Bambine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conchon, Dulcinéia Andujar Campos, Sonia Maria de Souza, Mirian Bambine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Aprendizagem Inclusão |
topic |
Autismo Aprendizagem Inclusão |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos. |
description |
O objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-27T17:19:40Z 2019-08-27T17:19:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2286 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948578658779136 |