AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conchon, Dulcinéia Andujar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Campos, Sonia Maria de, Souza, Mirian Bambine
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2286
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos.
id UNICESU -1_cfa0ebaf150f69069c821debfbaf4f5b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2286
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAutismoAprendizagemInclusãoO objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos.Unicesumar2019-08-27T17:19:40Z2019-08-27T17:19:40Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2286otherConchon, Dulcinéia AndujarCampos, Sonia Maria deSouza, Mirian Bambinereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:51:46Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:51:53.241Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conchon, Dulcinéia Andujar
Autismo
Aprendizagem
Inclusão
title_short AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort AUTISMO: DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Conchon, Dulcinéia Andujar
author_facet Conchon, Dulcinéia Andujar
Campos, Sonia Maria de
Souza, Mirian Bambine
author_role author
author2 Campos, Sonia Maria de
Souza, Mirian Bambine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conchon, Dulcinéia Andujar
Campos, Sonia Maria de
Souza, Mirian Bambine
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Aprendizagem
Inclusão
topic Autismo
Aprendizagem
Inclusão
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos.
description O objetivo desse estudo é analisar o ensino e a aprendizagem das crianças diagnosticadas com autismo no decorrer dos seus estudos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso torna-se imprescindível assegurar sua inclusão. A pesquisa envolve um levantamento bibliográfico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem da criança com autismo, sendo relevante diante das necessidades sociais da atualidade. Para isso foi elencado o que há de mais pertinente para o melhor aprofundamento no assunto, além de informações de autores renomados em relação ao autismo, nas quais os estudos abordam como trabalhar o desenvolvimento da criança com esse transtorno. Com os levantamentos feitos no decorrer da pesquisa pôde-se chegar à compreensão de que a criança com autismo consegue construir o conhecimento científico, apesar de aprender a seu tempo de uma forma mais lenta do que alunos neurotípicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T17:19:40Z
2019-08-27T17:19:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2286
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2286
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948578658779136