BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Josiane Carlota da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, Jéssica de Lima, BROTHERHOOD, Rachel Maya
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5105
Resumo: Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola.
id UNICESU -1_c40d4fd66a16ec60edba19efb51b2d8f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5105
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICASBullyingDesenvolvimento socialPercepção do professorBullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola.UniCesumar2020-02-19T18:06:03Z2020-02-19T18:06:03Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5105otherSILVA, Josiane Carlota daOLIVEIRA, Jéssica de LimaBROTHERHOOD, Rachel Mayareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:39Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:54.771Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
spellingShingle BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
SILVA, Josiane Carlota da
Bullying
Desenvolvimento social
Percepção do professor
title_short BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title_full BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title_fullStr BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title_full_unstemmed BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title_sort BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
author SILVA, Josiane Carlota da
author_facet SILVA, Josiane Carlota da
OLIVEIRA, Jéssica de Lima
BROTHERHOOD, Rachel Maya
author_role author
author2 OLIVEIRA, Jéssica de Lima
BROTHERHOOD, Rachel Maya
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Josiane Carlota da
OLIVEIRA, Jéssica de Lima
BROTHERHOOD, Rachel Maya
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Desenvolvimento social
Percepção do professor
topic Bullying
Desenvolvimento social
Percepção do professor
dc.description.none.fl_txt_mv Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola.
description Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-19T18:06:03Z
2020-02-19T18:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5105
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5105
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948621006569472