MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4094 |
Resumo: | Este projeto refere-se a uma proposta pedagógica em desenvolvimento no curso de licenciatura em pedagogia na modalidade presencial de ensino, e que vislumbra a aplicação de um processo avaliativo, denominado trabalho avaliativo, que proporciona aos estudantes do ensino superior um reconhecimento sobre a aprendizagem colaborativa e a experiência de metodologias de ensino que sejam diferenciadas. O presente projeto conta com dois objetivos 1) Envolver os estudantes em tarefas e desafios para resolver e desenvolver projetos relacionados à sala de aula; 2) Desenvolver habilidades, pensamento crítico, criativo e competência, variáveis necessárias para a formação profissional. E a metodologia do mesmo estrutura-se na diversificação de estratégias de ensino e de metodologias para a promoção do desenvolvimento do trabalho avaliativo bimestral. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de estudantes mais ativos e engajados em seu processo de aprendizagem, que vislumbrem a importância de aprenderem propostas e pesquisa no ensino superior para replicarem tais experiências em suas atuações na educação básica. |
id |
UNICESU -1_c57caad84ee3e3f5774d69feb3f7a05e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4094 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIALEnsino e aprendizagemPedagogiaEste projeto refere-se a uma proposta pedagógica em desenvolvimento no curso de licenciatura em pedagogia na modalidade presencial de ensino, e que vislumbra a aplicação de um processo avaliativo, denominado trabalho avaliativo, que proporciona aos estudantes do ensino superior um reconhecimento sobre a aprendizagem colaborativa e a experiência de metodologias de ensino que sejam diferenciadas. O presente projeto conta com dois objetivos 1) Envolver os estudantes em tarefas e desafios para resolver e desenvolver projetos relacionados à sala de aula; 2) Desenvolver habilidades, pensamento crítico, criativo e competência, variáveis necessárias para a formação profissional. E a metodologia do mesmo estrutura-se na diversificação de estratégias de ensino e de metodologias para a promoção do desenvolvimento do trabalho avaliativo bimestral. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de estudantes mais ativos e engajados em seu processo de aprendizagem, que vislumbrem a importância de aprenderem propostas e pesquisa no ensino superior para replicarem tais experiências em suas atuações na educação básica.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-10T16:54:59Z2020-01-10T16:54:59Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4094porCASTARDO, Ana Paula BorgesBARBOSA, Magda Ribeiro de FrançaDAL FORNO, Letícia FleigBEHREND, Rômulo Diego de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:26:57ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL |
title |
MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL |
spellingShingle |
MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL CASTARDO, Ana Paula Borges Ensino e aprendizagem Pedagogia |
title_short |
MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL |
title_full |
MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL |
title_fullStr |
MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL |
title_full_unstemmed |
MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL |
title_sort |
MÉTODOS DIFERENCIADOS: UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA O APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL |
author |
CASTARDO, Ana Paula Borges |
author_facet |
CASTARDO, Ana Paula Borges BARBOSA, Magda Ribeiro de França DAL FORNO, Letícia Fleig BEHREND, Rômulo Diego de Lima |
author_role |
author |
author2 |
BARBOSA, Magda Ribeiro de França DAL FORNO, Letícia Fleig BEHREND, Rômulo Diego de Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CASTARDO, Ana Paula Borges BARBOSA, Magda Ribeiro de França DAL FORNO, Letícia Fleig BEHREND, Rômulo Diego de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Pedagogia |
topic |
Ensino e aprendizagem Pedagogia |
description |
Este projeto refere-se a uma proposta pedagógica em desenvolvimento no curso de licenciatura em pedagogia na modalidade presencial de ensino, e que vislumbra a aplicação de um processo avaliativo, denominado trabalho avaliativo, que proporciona aos estudantes do ensino superior um reconhecimento sobre a aprendizagem colaborativa e a experiência de metodologias de ensino que sejam diferenciadas. O presente projeto conta com dois objetivos 1) Envolver os estudantes em tarefas e desafios para resolver e desenvolver projetos relacionados à sala de aula; 2) Desenvolver habilidades, pensamento crítico, criativo e competência, variáveis necessárias para a formação profissional. E a metodologia do mesmo estrutura-se na diversificação de estratégias de ensino e de metodologias para a promoção do desenvolvimento do trabalho avaliativo bimestral. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de estudantes mais ativos e engajados em seu processo de aprendizagem, que vislumbrem a importância de aprenderem propostas e pesquisa no ensino superior para replicarem tais experiências em suas atuações na educação básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 2020-01-10T16:54:59Z 2020-01-10T16:54:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4094 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771949918978048 |